De acordo com o repórter Ed Werder, da ESPN americana, o quarterback Tony Romo, que já não é mais o titular do Dallas Cowboys, espera ser dispensado pelo time, desconsiderando qualquer hipótese de troca, como muito se especulou desde a declaração do próprio jogador acerca da titularidade de Dak Prescott.
A publicação de Werder foi feita por meio de sua conta no Twitter nesta quinta-feira (16), e indica que Romo ainda deseja jogar por mais de uma temporada.
Source says Tony Romo expecting release, not trade, and believes he can start as #NFL QB 2-3 more seasons despite turning 37, injury history
— Ed Werder (@Edwerderespn) 16 de fevereiro de 2017
Tradução: “Fontes dizem que Tony Romo espera ser cortado, e não trocado, e acredita que pode ser titular da NFL por mais 2 ou 3 anos, mesmo tendo 37 anos e um histórico de lesões.”
A postagem não exclui a possibilidade de uma troca, já que equipes com necessidade de um quarterback podem ainda tentar um acordo com os Cowboys, embora a idade, o contrato e as lesões diminuam o interesse.
Um corte a esta altura poderia aumentar o interesse de franquias, já que haveria uma possibilidade de se lançar ao risco de contratar um jogador de idade avançada e propenso a lesões sem a perda de escolhas no Draft.
Em dezembro, o comentarista da NBC e do ProFootballTalk.com, Mike Florio, presumiu que o corte de Romo seria um cenário mais provável. Uma equipe que aceitasse o QB numa troca herdaria o seu contrato de US$24 milhões em 2017, que poderia ser reestruturado, mas que pesaria nos anos seguintes.
“Faz mais sentido ele (Tony Romo) negociar um novo contrato a partir do zero e com uma equipe de sua escolha”, relatou Florio.
Florio ainda escreveu em uma matéria que Jerry Jones e Tony Romo poderia “assinar um acordo” proibindo o jogador de se mudar para o rival de divisão Washington Redskins. Esta “promessa” seria mantida caso o time interessado fosse o rival de estado Houston Texans? De qualquer forma, uma dispensa colocaria o Denver Broncos de volta na disputa pelo camisa 9. O ex-time de Peyton Manning foi uma aposta certa assim que o Romo foi oficialmente para o banco de reservas, mas perdeu força com o passar dos meses.
Caso seja mesmo confirmado o corte de Romo, os Cowboys liberariam US$5 milhões no seu cap, transferindo todo o bônus de assinatura e de reestruturação de contrato para 2017.
A franquia de Jerry Jones ainda pode optar por cortar Romo após 1 de junho e dividir o dead money entre 2017 e 2018, embora esta manobra não ajude o salary cap até junho.
Também de acordo com Ed Werder, Tony Romo já escolheu seu time favorito caso não permaneça em Dallas: o Houston Texans. De acordo com ele, Romo estaria focado em assinar com o Texans por conta da proximidade com Dallas, o que facilitaria em relação a sua família, e também o próprio time de Houston, que praticamente precisa de apenas um quarterback para se tornar um time mais do que competitivo.