Técnico da secundária troca o Dallas Cowboys pelo Atlanta Falcons
Jerome Henderson é, sem dúvidas, a maior mudança da comissão técnica do Dallas Cowboys nessa offseason.
O técnico da secundária aceitou o convite do Atlanta Falcons para ser o coordenador defensivo do jogo aéreo, de acordo com uma fonte. O Cowboys ainda deixa em aberto o nome que substituirá Henderson, e é possível que a vaga não seja preenchida internamente.
O técnico de safeties, Joe Baker, deve continuar com sua função e renovar seu contrato com o time.
Henderson, cujo contrato estava expirando, chegou a ser entrevistado para outros cargos. Ele foi um dos vários candidatos que o Cleveland Browns conversou para a vaga de head coach, além de ser entrevistado pelo Jacksonville Jaguars para a posição de coordenador defensivo.
Henderson, que chegou em Dallas em 2012, aparentava estar pronto para continuar com o time depois de não ser escolhido para nenhum dos cargos e não se mostrar disposto em fazer uma mudança horizontal, isto é, realizar a mesma função em um outro time. Mas ele claramente achou que terá uma oportunidade melhor em Atlanta.
O Cowboys teve a quinta melhor defesa contra o passe na última temporada com Henderson, mas a secundária pecou no quesito de interceptações: foram apenas cinco, a segunda pior marca da liga. Os cornerbacks titulares, Brandon Carr e Morris Claiborne, não evoluíram no tempo em que Henderson esteve em Dallas e podem sair do time para a próxima temporada. Nenhum dos dois conseguiu interceptar um passe em toda a temporada de 2015.
Henderson é a primeira mudança notável da comissão técnica do Cowboys desse ano, que deverá manter a base do time, mesmo após uma temporada 4-12.
Mesmo com a base mantida, outras mudanças podem ocorrer, de acordo com uma fonte. Steve Loney será o novo técnico de tight ends, deixando a situação de Mike Pope incerta. Pope ocupou o cargo nas últimas duas temporadas.
O ex-jogador de linha ofensiva do Cowboys, Marc Colombo, também deve ser promovido para assistente técnico da linha ofensiva depois de servir na última temporada como assistente ofensivo.
Os outros técnicos que estão em fim de contrato são Ben Bloom, técnico de defensive ends, Turner West, assistente técnico da defesa, e Kevin Carberry, assistente técnico do ataque. Apesar disso, é esperado que todos estejam com a comissão técnica durante a semana do Senior Bowl.