Por mais que seja triste admitir, a era Tony Romo em Dallas está em seus últimos capítulos. Todos os destinos levam a crer que não veremos mais o camisa 9 jogando pelo Cowboys em 2017. Com a decisão de cortar os laços com o quarterback, é definido da mesma forma a titularidade inquestionável de Dak Prescott, Calouro Ofensivo do Ano na temporada passada.
Mas sem Tony Romo, a posição de quarterback reserva fica aberta para 2017. Se tem algo que pudemos aprender nas últimas três temporadas pelo menos, é que o QB reserva não pode ser menosprezado em qualquer hipótese. Então, o que fazer?
Para resolver esse problema, o Dallas Cowboys pode buscar a solução em três opções distintas. E você vai saber quais são elas abaixo.
Manter um jogador do elenco
Se o time quiser resolver o problema de uma forma simples e prática, é essa que deve ser seguida. Mas isso não significa que ela seja necessariamente a melhor. Os quarterbacks reservas do time estarão sem contrato no mês que vem e o Cowboys precisará renovar com um deles. Como Mark Sanchez vem de uma temporada bem ruim e Kellen Moore se recupera de uma lesão, nenhum dos dois deve pedir muito para uma renovação, o que é bom para a situação salarial do time.
Acontece que há um problema nisso aí. Você confiaria no Sanchez para carregar o time caso Prescott não possa jogar por algum motivo? Você acha que Kellen Moore tem capacidade suficiente para levar um time à vitória?
Bom, eu acho que não. Sanchez mostrou na última semana da temporada regular que ele não é de confiança, enquanto Moore nunca mostrou nada que o colocasse como um reserva de confiança. Além disso, a mudança de sintonia com a linha ofensiva e seus recebedores pelo fato de ele ser canhoto atrapalha ainda mais.
Caso a solução não venha do próprio elenco, a próxima opção se torna…
Buscar alguém na Free Agency
Aqui, a solução certamente não será a mais barata, mas é bem provável que seja a melhor em termos de qualidade. A classe de free agents entre os quarterbacks está muito boa para escolher reservas — apesar de que isso ainda pode mudar com as renovações. De qualquer forma, é provável que algum jogador de qualidade suficiente possa estar disponível.
Calma, torcedor. Estamos falando de jogadores bons para ser reserva, e não titulares. Josh McCown seria um bom titular? Não. Bom reserva? Talvez. Além dele, temos outros nomes como Geno Smith, Blaine Gabbert, Case Keenum, Matt Schaub e Mike Glennon que, apesar de não serem bons o suficiente para serem titulares, provavelmente daria bons reservas para Dak Prescott.
Mas se o custo de trazer um desses jogadores na free agency for mais do que o Dallas Cowboys está disposto a pagar, o que cá entre nós pode acontecer, a solução pode vir na última das três opções.
Selecionando um jogador no Draft
Se o time não achar sua resposta entre os jogadores que estão na NFL, por que não tentar buscar um que está tentando entrar na liga agora? Aqui, podemos ter uma certeza: o salário do jogador será infinitamente menor do que o salário de algum veterano da NFL para ser o reserva.
Isso se dá por conta da escolha que o tal QB reserva seria selecionado. Para escolher um reserva no draft, o Dallas Cowboys jamais gastaria uma de suas primeiras escolhas, e talvez nem as escolhas do meio. O mais provável nessa situação é que ele seja escolhido por volta da 6ª ou 7ª rodada, já que o time não tem a escolha de 5ª rodada, trocada para o Buffalo Bills.
Como ainda é cedo para prever nomes para essa escolha no draft, vamos focar em um ponto: a qualidade do jogador. Por mais que ele seja barato, a sua qualidade será realmente suficiente para ser um reserva imediato na NFL? Se Prescott não tiver condições de jogo, será que um calouro de 6ª rodada conseguirá segurar as pontas? Complicado, não acha?
Conclusão
Infelizmente não é possível ter tudo. Um reserva ideal seria um jogador relativamente barato, de confiança e que não diminuiria o nível técnico do time se ele tiver que entrar em um jogo ou participar de uma sequência de partidas. Antes de ser nomeado titular, isto é, em seus primeiros jogos da temporada, Dak Prescott fez exatamente isso, e é provavelmente o que o Cowboys buscará em um reserva para essa temporada. Dependendo do quanto você acha cada fator (salário, confiança, habilidade) importante, sua resposta vai mudar entre essas três opções citadas acima. Na minha humilde opinião, achar um jogador bom e barato na free agency é o melhor cenário para o time hoje. E para você? Qual é a melhor opção? Comente!