Kris Richard veio para o Dallas Cowboys como o treinador de posição mais elogiado em toda a NFL. Seu trabalho como defensive backs coach? Desenvolver discutivelmente a melhor secundária na história da NFL, a Legion of Boom. Richard Sherman, Earl Thomas e Kam Chancellor merecerão com méritos, considerações sobre entrar no Hall da Fama graças à tutela de Richard, e isso antes mesmo de você considerar a rotatividade de corners que passaram por Seattle (Byron Maxwell, Jeremy Lane, DeShawn Shead e assim por diante). Richard trabalhou para apenas uma equipe da NFL e seu momento com essa equipe produziu talvez o maior período de dominância da posição que ele treina na história da liga inteira. Os Cowboys conseguiram um grande steal contratando Richard.
E os jogadores já sabem disso. “Ele é exatamente o que pensamos que ele era – muito apaixonado, muito entusiasmado”, disse Jeff Heath, de acordo com Drew Davison, do The Fort Worth Star-Telgram. “Acho que ele vai ser muito bom para nós.” Byron Jones ecoou esses sentimentos, dizendo que ele foi informado dos planos para movê-lo de volta para cornerback “assim que Richard entrou”, uma mudança que ele chama de “uma boa jogada para mim e a equipe “.
Esses defensive backs estão certos de estarem excitados. Seria fácil dizer que Richard só tinha um tremendo talento em Seattle, mas lembre-se, Sherman foi escolhido na quinta rodada, Chancellor também e Maxwell foi a escolha de sexta rodada. Richard consistentemente transformou jogadores que não deveriam ser particularmente talentosos em jogadores de altíssimo nível. Os Cowboys têm jogadores que deveriam produzir antes mesmo de Richard se juntar à equipe. Jones foi uma escolha de primeiro round. Chidobe Awuzie foi escolhido na segunda rodada e Jourdan Lewis foi uma escolha de terceira rodada. O talento bruto para um ser grupo dominante de cornerbacks existe em Dallas. Richard só tem que treiná-los e encontrar seu safety.
Esse jogador poderia ser o Thomas? Potencialmente sim. Os Cowboys têm espaço no cap para absorver seu contrato e dar a ele uma extensão agora que cortaram Dez Bryant. Thomas seria um recurso inestimável para ajudar a jovem secundaria de Dallas a aprender os princípios de Richard, e ele nos protegeria no fundo do campo.
Mas mesmo que a troca do Thomas nunca se concretize, os Cowboys têm muito espaço para otimismo no secundária. Foi draftado vários jogadores que mostraram lampejos nas últimas temporadas. Agora eles têm um treinador com um histórico de trazer essa grandeza para fora. E até agora, os jogadores estão fazendo de tudo para crescer junto com seu novo treinador.