O homem que afirmou que a recepção de Dez Bryant nos playoffs de 2014 foi incompleta está deixando a NFL. Dean Blandino, vice presidente da comissão de arbitragem da liga, está desocupando o seu cargo para trabalhar numa rede de TV, segundo Adam Schefter, da ESPN americana, e outros repórteres.
NFL's VP of officiating Dean Blandino is expected to pull a Romo and go into TV a la @MikePereira, per sources. More money, less stress.
— Adam Schefter (@AdamSchefter) 14 de abril de 2017
Tradução: “O vice presidente de arbitragem da NFL Dean Blandino deve seguir os passos de Romo e ir para a TV, como fez Mike Pereira, por fontes. Mais dinheiro, menos estresse.”
Segundo outro repórter, Barry Horn, Blandino iria para a CBS para comentar os casos de arbitragem das partidas transmitidas, trabalhando ao lado de Tony Romo. No entanto, a CBS publicou que não estão à procura de um profissional para tal função.
Independente de onde ele vá, Blandino afirmou que quer passar mais tempo com a família. Ele filhos pequenos e o seu antigo cargo na NFL não permitiu muito tempo disponível para eles e a sua esposa.
Ele foi vice presidente da comissão de arbitragem desde 2013, e atua na liga desde 1994. Durante este tempo, ele serviu como árbitro de replay instantâneo entre 1999 a 2003. Trabalhou em 2 Super Bowls e 2 finais de conferência. Além disto, ele também ajudou a evoluir o sistema de replays da NFL, foi diretor de arbitragem, até chegar à posição de chefe de arbitragem.
Entre algumas mudanças geridas por Blandino, uma acabou de ser aprovada pelas franquias: os juízes de campo não precisarão mais assistir às repetições das jogadas nas cabines de replays, mas através de um tablet. A equipe central de New York, que era supervisionada por Blandino até aqui, tomará a decisão final através de telefonemas, mas com a participação dos árbitros de campo. Até o ano passado o juiz presente no estádio era o responsável pela decisão final após consultar a sede.
Os torcedores do Dallas Cowboys devem lembrar do seu nome após dois episódios nos últimos anos.
O primeiro foi na ocasião dos playoffs de 2014, contra o Green Bay Packers. Após uma recepção importante para manter os Cowboys vivos no jogo, veio a decisão final: o passe foi incompleto. Até hoje, Blandino continua defendendo a sua decisão naquele dia. Segundo ele, Bryant não teve tempo suficiente com a posse de bola para executar um football move.
Na segunda lembrança recente de Blandino com o Time da América, o ex-VP de arbitragem da NFL foi visto em um ônibus do Dallas Cowboys ao lado de Stephen Jones, vice presidente do time. Seu nome foi alvo de várias notícias e questionaram se a situação envolvia algum conflito de interesses.
O vice presidente executivo na NFL nas operações envolvendo o futebol americano, Troy Vicent, agradeceu a Blandino por seus anos de dedicação e ao seu empenho por aperfeiçoar a qualidade de arbitragem da liga.
Vicent divulgou que Blandino ficará com a liga até pelo menos o final de maio e que uma busca para substituto já sendo feita.