Opinião

Renovar com Maliek Collins é prioridade ou luxo?

O período de free agency da NFL terá início no dia 18 de março. Com essa data cada vez mais próxima, o Dallas Cowboys precisa decidir quais jogadores terão seus contratos renovados, para que estes não se tornem agentes livres. As negociações, por sua vez, são diretamente afetadas por diversos fatores, entre eles, dinheiro restante na folha salarial, habilidade e idade dos jogadores, plano no draft e outros.

De acordo com o site Over The Cap, os Cowboys possuem US$68,915,323 livres em sua folha salarial. Com Byron Jones indo para a free agency, resta ao time dois grandes contratos, Dak Prescott e Amari Cooper, você pode ver mais sobre este assunto neste texto do nosso site.

Entretanto, outros jogadores que foram muito importantes para o time estão em fim de contrato, tais como, Robert Quinn, Randall Cobb, Joe Looney, Sean Lee, Jeff Heath, Antwaun Woods e Maliek Collins, que será o foco deste texto.

 


Carreira na NFL

Collins foi a 67ª escolha geral do draft de 2016.

Pode-se afirmar que o defensive tackle teve um bom custo/benefício, já que, mesmo sendo uma escolha de meio de draft, se tornou titular absoluto da equipe e deixou de atuar em apenas 3 jogos em seus 4 anos como um Cowboy. Vale dizer que Collins foi um dos líderes em snaps jogados desde que entrou no time.

Em toda sua carreira no time da américa, o tackle soma 1 fumble forçado e 5 recuperados, 14.5 sacks, 40 pancadas no quarterback e 20 tackles para perda de jardas.

Tradução: O eixo x representa a porcentagem de vezes que um defensive tackle enfrentou marcação dupla e o eixo y representa a porcentagem de vezes que um defensive tackle ganhou a disputa nas trincheiras na temporada de 2019.

PRWR = Quanto mais próximo do topo do eixo y, mais vezes o defensive tackle venceu seu bloqueador em menos de 2.5 segundos.

 


Os Cowboys devem manter Maliek Collins?

A partir de suas estatísticas, percebe-se que Collins não pode ser tratado como um jogador ‘’fora da curva’’, porém, não é só deles que uma equipe é feita, e é justamente por isso que o jogador tem valor acima da média de sua posição.

Outro ponto que dificulta a renovação de seu contrato é a escassez de agentes livres que atuem como three-technique defensive tackles, que são os jogadores que se posicionam do lado de fora do ombro do offensive guard do qual disputarão o bloqueio. Collins é o agente livre com mais snaps defensivos nessa posição, 71.2%, enquanto o segundo e terceiro, Andrew Billings e Chris Jones, tiveram apenas 61.2% e 58.5%, respectivamente.

É certo que Maliek Collins não ganhará um contrato do topo da prateleira, ainda assim, alguns times, com folha salarial mais aliviada que a dos Cowboys o procurarão, o que fará seu preço aumentar e, consequentemente, a renovação com Dallas ficará cada vez mais distante.

Por fim, nota-se que Jerry e Stephen Jones têm muito trabalho a fazer e, pelos rumores existentes até agora, Collins não faz parte do leque de jogadores que terão seu contrato renovado com o time da américa, portanto, podemos esperar o defensive tackle de casa nova na temporada de 2020 da NFL.

 


Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.

Victor Guastaldi

Amante do futebol americano, torcedor dos Cowboys e discente de Ciências Sociais na UFSCar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo