Notícias

Quase um ano depois, a polêmica sobre a “recepção” de Dez Bryant continua

Assim que a coletiva de imprensa de quarta-feira foi encerrada, o técnico Jason Garrett ouviu uma pergunta muito simples.

Foi uma recepção?

Sua resposta resumiu exatamente onde o Cowboys está 11 meses depois que ‘A Jogada’ aconteceu na rodada divisional dos playoffs da NFC na última temporada.

“Que jogada você está se referindo?”, disse.

Garrett obviamente sabia exatamente qual jogada ele estava se referindo — assim como cada repórter que riu da sua resposta. A jogada em questão é algo que todo mundo associado com a organização Dallas Cowboys está pronto para esquecer, mas não consegue parar de pensar sobre.

Perdendo por 26 a 21 em uma crucial 4ª para duas jardas, Tony Romo lançou um passe longo para Dez Bryant, que aparentou conseguir uma milagrosa recepção de 31 jardas perto da goal line de Green Bay.

Como parte da NFL, a recepção foi desafiada pelo técnico do Packers, Mike McCarthy, e acabou sendo revertida. O Cowboys sofreu o turnover on downs e não teve mais a chance de receber a bola de volta.

“Nós certamente vamos lembrar desse jogo por um bom, bom tempo”, disse Garrett. “Mas eu lembro de vários jogos, bons e ruins, por um bom tempo assim como todo mundo que está envolvido em algo como isso e investiu tanto quanto nós investimos nisso.”

A derrota é sem dúvidas uma parte da história do Cowboys — e da história da NFL em geral. Mas não há como negar que a história vem sendo amplamente debatida desde então. Bryant foi perguntado sobre isso repetidamente e Romo deixou sua opinião em sua página no Twitter em maio.

Tradução: “Olhando de novo… foi uma recepção :)”

Mesmo imediatamente após a vitória do Cowboys sobre Washington na segunda-feira, Bryant foi logo perguntado sobre sua opinião em relação ao retorno ao Lambeau Field.

“Eu mal posso esperar, cara. Eu tenho essa recepção ainda me incomodando, ela me incomoda. Não há nada que eu possa fazer”, disse. “Por que insistir nisso? Você não pode insistir em algo que não pode mudar, é isso.”

A lembrança permanece quase que semanalmente. Toda vez que uma polêmica recepção na NFL é revista — o que aconteceu diversas vezes nessa temporada — imagens de Bryant tentando alcançar a end zone do Packers vem a mente.

A jogada foi polêmica o suficiente para fazer a liga alterar a forma como a regra da recepção é escrita. Se foi uma mudança satisfatória ou não, provavelmente vai depender a quem você perguntar.

“Digo, a regra disse que não foi uma recepção. Você nem sempre concorda com as regras, mas é a regra”, disse Aaron Rodgers na quarta-feira.

Sendo bem francos McCarthy e Garrett desviaram o assunto quando foram perguntados se a regra é explicada de uma maneira clara e satisfatória. McCarthy, cujo desafio reverteu o esforço de Dez, disse que se sentia bem sobre a regra.

“Estou de acordo com o que a regra é. A jogada de Dez na pós-temporada foi ótima, atlética. Mas por como a regra está escrita, eu obviamente tive que desafiar” disse. “Isso é algo que criou muita discussão, e eu tenho certeza que a NFL vai continuar a trabalhar em cima disso para deixá-la mais clara para todo mundo.”

Garrett merece créditos pela sua resposta diplomática, mas sua resposta mais sutil para a mesma pergunta foi um ótimo indicador da sua verdadeira opinião.

“Eu quero ser julgado pela minha resposta aqui”, disse. “Eu acho que nós temos que continuar nos esforçando como uma liga para deixar claro o que é uma recepção, como nós escrevemos as regras, como nós interpretamos as regras e como nós explicamos as regras baseado no que acontece dia sim, dia não na NFL. Não é algo fácil, mas eu sei que a liga está trabalhando duro para isso.”

É um debate que vai permanecer por um bom tempo, independente da mudança ou não das regras, e é uma memória que nunca vai apagar — não só para os envolvidos, mas para a legião de fãs ao redor do planeta. O quarterback do Cowboys para esse jogo no Lambeau, Matt Cassel, tem uma boa memória do jogo, e ele não era nem membro do time ainda.

“Eu definitivamente lembro de estar vendo o jogo”, disse. “Eu diria que com certeza aquilo foi uma recepção. Mas ao mesmo tempo, espero que eu não seja multado por isso. É só a minha opinião.”

Isso é praticamente o que a discussão se resume: opiniões diferentes. Haverá vários que veem ‘A Jogada’ como uma recepção, e outros que discordam. A diferença vai fazer parte da história da NFL por décadas.

 

Fonte
DallasCowboys.com

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo