PREVIEW | O que esperar de Dallas Cowboys vs San Francisco 49ers
Na primeira rodada dos playoffs, o Dallas Cowboys enfrenta em casa seu rival histórico San Francisco
Informações Gerais
✭ Dallas Cowboys (12-5) vs San Francisco 49ers (10-7) 4️⃣9️⃣
- 🏟 Local: AT&T Stadium, Arlington
- 🗓 Data: 16/01 (Domingo)
- ⏰ Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
- 📺 Transmissão: ESPN, Star+ e NFL GamePass
- 📲 Tempo Real: Twitter
Retrospecto
Ambos os times, Dallas Cowboys e San Francisco 49ers, chegam nos playoffs acumulando 4 vitórias nos últimos 5 jogos. A última vitória de Dallas foi um atropelo contra o seu rival de divisão, o Philadelphia Eagles. Os 49ers, por sua vez, também venceu o seu último jogo numa virada espetacular em cima do rival de divisão Los Angeles Rams.
Fique de Olho
- WR Amari Cooper
A secundária dos 49ers está longe de ser uma das melhores da liga, é, inclusive, o setor mais frágil da defesa do time. Enquanto a secundária de San Francisco é a 4ª em DVOA (O DVOA mede a eficiência de uma equipe comparando o sucesso em cada jogada com a média da liga com base na situação e no oponente) defendendo passes curtos, é a última em DVOA para passes em profundidade, ou seja, pelo menos 16 jardas. Enquanto isso, Amari Cooper é o alvo em profundidade mais eficiente de Dak Prescott (147,5% DVOA comparado com 0.3% DVOA quando o alvo é Lamb) e esse matchup pode ser bastante favorável para Dallas.
- LB Micah Parsons
Esse é um jogo que Micah Parsons será peça essencial para parar o ataque dos Niners. O ataque de Kyle Shanahan é conhecido por abusar do jogo terrestre e privilegiar passes de curta e média distância. Com jogadores com George Kittle, Deebo Samuel e Elijah Mitchell, o ataque de San Francisco tem conseguido mover as correntes e obter vitórias. Parsons poderá ser usado tanto para marcar George Kittle nas rotas de meio de campo, como tentar impedir os avanços de Deebo Samuel e Elijah Mitchell saindo do backfield. Além disso, Parsons tem um papel importantíssimo na pressão à Jimmy Garoppollo, visto que, quando pressionado, o quarterback dos Niners é um dos que mais cometem erros na NFL, o que pode ser um prato cheio para a defesa que mais força turnovers na liga.
- WR Deebo Samuel
Sem dúvidas a peça mais perigosa do ataque dos 49ers. Deebo Samuel é um jogador que oferece perigo jogando tanto como recebedor, como saindo do backfield. Em razão de sua grande velocidade, Samuel tem como principal qualidade conseguir jardas após a recepção, não é à toa que o jogador é o segunda da liga nesse quesito, ficando atrás apenas de Cooper Kupp. Quando num ataque com George Kittle a grande ameaça é Samuel, todos os olhos devem se voltar para o wide receiver. O fato é que, Deebo Samuel é aquele jogador capaz de acabar com um plano de jogo defensivo, coisa que não pode acontecer neste domingo.
- DE Nick Bosa
Se no ataque Deebo Samuel é o jogador capaz de acabar com o plano de jogo defensivo, na defesa Nick Bosa é o jogador que pode acabar com o plano de jogo ofensivo. Bosa é um fenômeno da natureza, um pass rusher de elite que dificilmente é parado quando vai atrás do quarterback adversário. Nick Bosa é o quarto jogador defensivo com mais sacks na liga (15.5) e precisa ser neutralizado para que os Cowboys consiga fluir ofensivamente.
Quem leva a vantagem entre…
- Ataque aéreo do Dallas Cowboys e secundária do San Francisco 49ers
Mesmo com a ausência de Michael Gallup, Cedrick Wilson conseguiu substituir bem o wide receiver titular e não compromete essa unidade. Enquanto o ataque aéreo dos Cowboys terminou a temporada como líder de jardas, a secundária dos 49ers é o ponto de fraco da defesa, já tendo comprometido várias vezes o desempenho do time.
- Ataque terrestre do Dallas Cowboys e front seven do San Francisco 49ers
Apesar de no último confronto entre as equipes o ataque terrestre dos Cowboys ter feito a diferença na sua vitória, o mesmo não dá para esperar deste jogo. O ataque corrido de Dallas não vive um bom momento e o front seven dos 49ers é o setor onde estão todas as estrelas defensivas do time.
- Ataque aéreo do San Francisco 49ers e secundária do Dallas Cowboys
Apesar do ataque aéreo dos 49ers contar com grandes jogadores como George Kittle, Deebo Samuel e Brandon Ayuk, o quarterback Jimmy Garoppolo não está no mesmo nível dos seus recebedores. Considerando que a defesa dos Cowboys é a que mais força turnovers na liga, o quarterback dos 49ers pode ser o ponto de desequilíbrio na partida.
- Ataque terrestre do San Francisco 49ers e front seven do Dallas Cowboys
O jogo terrestre a grande virtude do time dos 49ers, não apenas pelos jogadores, mas pelas inúmeras chamadas desenhadas por Kyle Shanahan. É o ponto forte do time e poderá oferecer muito perigo para o front seven dos Cowboys.
- Time de Especialistas
Apesar de Zuerlein, o time de especialistas dos Cowboys está jogando em um bom nível e tem um dos melhores punters da liga, Bryan Anger.
- Intangíveis
Os times estão bem equilibrados nos intangíveis, o que pesa a favor do Dallas Cowboys é o fato de jogar em casa.
Desfalques
Dallas Cowboys
- O LB Keanu Neal (peitoral e ombro) não treinou e está fora do jogo
San Francisco 49ers
- O LB Macell Harris (tendão de aquiles), o S Talanoa Hufanga (joelho), o P Mitch Wishnowsky (concussão) e o LB Azeez Al-Shaair (joelho) são questionáveis para o jogo.
Curiosidades
- Dallas Cowboys e San Francisco 49ers é, discutivelmente, a maior rivalidade da história da NFL entre times de divisões diferentes. São 10 Super Bowls em disputa quando as duas equipes se enfrentam, maior número entre times da NFC;
- Ao total, seis das 14 finais de conferência que o Cowboys jogou foi contra o 49ers, maior número da história da franquia. A vantagem é do Dallas Cowboys, que venceu quatro deles.
- O San Francisco 49ers é também o segundo time que o Dallas Cowboys mais enfrentou na pós-temporada com sete jogos, atrás apenas do Rams (oito);
- O restrospecto histórico demonstra muito equilíbrio. Dos 37 jogos, o Cowboys venceu 19 e o 49ers 17. O duelo também contou com um dos seis empates da história do Dallas Cowboys;
- Com a vitória nas últimas três partidas contra o 49ers, o restrospecto recente é favorável para Dallas. Nos últimos sete jogos, o Time da América saiu vencedor em seis deles;
- O 49ers foi a maior vítima da história do Dallas Cowboys. Os 59 pontos marcados contra San Francisco em 1980 foi o maior número da história do Dallas Cowboys.
Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.