Opinião

PREVIEW | O que esperar de Dallas Cowboys vs New England Patriots – Week 5, 2015

E lá se foram 25% da temporada. Foram quatro jogos para o Dallas Cowboys, dois em casa e dois fora. Contando com retorno de Greg Hardy e Rolando McClain, o Cowboys ameniza as recentes perdas de jogadores importantes para poder enfrentar nada menos que o atual campeão do Super Bowl, o New England Patriots.

 

Retrospecto

Com dois jogos em casa e dois fora, o Dallas Cowboys ganhou uma e perdeu outra nos dois cenários. A última foi no Sunday Night Football, contra o New Orleans Saints, na prorrogação. Já o New England Patriots vem de sua semana de bye, após três vitórias consecutivas, sendo a última em casa contra o Jacksonville Jaguars.

 

Podcast

podcast do Blue Star Brasil alcança sua edição de número 28 falando não só da partida contra o New Orleans Saints, mas tentando responder a principal pergunta para o jogo de domingo: é possível vencer o New England Patriots, mesmo com tantos desfalques? Se você quiser saber a resposta dessa pergunta, ouça-o clicando aqui.

 

Fique de Olho
  • Brandon Weeden

Weeden vem jogando melhor do que se esperava na temporada substituindo Tony Romo. Ele tem um ótimo percentual de passes completos, 76,3 por cento, e já lançou dois touchdowns e apenas uma interceptação, tendo um rating de 108,8. Para vencer o Patriots, Weeden precisará jogar ainda melhor para conseguir pontuar na mesma medida do ataque liderado por Tom Brady. O camisa 3 não pode cometer turnovers e precisa conseguir alguns longos avanços. Será uma tarefa muito complicada.

  • Byron Jones

Byron Jones tem sido utilizado para marcar os tight ends adversários nesse começo de temporada na defesa do Cowboys. Ele já enfrentou jogadores como Zach Ertz, Larry Donnell e Benjamin Watson. Nessa semana, ele terá a tarefa mais difícil de toda a temporada. Rob Gronkowski é o melhor tight end da NFL e é o alvo favorito de Tom Brady. Ele já acumula 16 recepções para 308 jardas e 4 touchdowns em 2015. Jones terá que limitar a produção de Gronkowski, e para isso deverá ter a ajuda de outro safety dobrando a marcação durante todo jogo.

  • Greg Hardy

O Kraken está de volta. Após 4 jogos de suspensão, Hardy fará sua primeira partida de temporada regular pelo Cowboys. Ele terá a missão de melhorar o pass rush do time, que só conseguiu 6 sacks na temporada, sendo apenas 3 por jogadores de linha defensiva. Hardy é um dos melhores pass rushers da NFL, mas não joga desde a semana 1 da temporada de 2014. O camisa 76 acrescenta uma grande energia e fisicalidade para a defesa de Dallas. Sua volta deve melhorar toda a linha defensiva, já que Hardy atrai bloqueios duplos e os outros jogadores ficam com bloqueios individuais. Para diminuir o ritmo de Tom Brady, a defesa de Dallas precisa pressionar o quarterback do Patriots. A volta de Hardy deve ajudar com isso.

  • Tom Brady

Tom Brady é um dos melhores quarterbacks de todos os tempos. São 6 aparições no super bowl, 4 títulos, 3 MVPs de Super Bowl e 2 MVPs de temporada regular para o quarterback do Patriots. Nessa temporada, Brady vem tendo números fantásticos. Ele já acumula 1112jardas em três jogos, em um ritmo que quebraria o recorde de jardas através de passe em uma temporada, e já lançou 9 touchdowns sem nenhuma interceptação. Brady fará sua primeira, e provavelmente última, aparição no AT&T Stadium, e tem a missão de manter New England invicto na temporada.

  • Julian Edelman

Com a grande produção de Gronkowski, muitas vezes Julian Edelman é esquecido no ataque do Patriots. Porém, ele vem tendo uma ótima temporada. São 30 recepções para 279 jardas e 2 touchdowns para Edelman no ano. Ele é o alvo favorito de Brady nas rotas curtas e intermediárias. Edelman normalmente se alinha no slot, e Dallas provavelmente colocará Morris Claiborne para marcá-lo. Na semana passada, Claiborne fez um ótimo trabalho marcando Brandin Cooks, que tem características parecidas com as de Edelman.

 

O que esperar

Um jogo muito difícil para o Cowboys. Tom Brady vem fazendo uma temporada de MVP até o momento, e o ataque do Patriots é o melhor da NFL em jardas aéreas, jardas totais e pontos por partida. Sem Tony Romo e Dez Bryant, o ataque de Dallas terá grande dificuldade de pontuar na mesma medida do Patritos. Weeden terá de forçar alguns passes, mas não pode sofrer turnovers para Dallas ter chance de vitória. A linha ofensiva precisa jogar melhor que nas 4 primeiras semanas, e os running backs precisam produzir mais. O Cowboys precisa dominar o tempo de posse e deixar Tom Brady no banco para tentar vencer.

A defesa de Dallas terá a volta de Greg Hardy e Rolando McClain, que acrescentam qualidade e fisicalidade para a defesa. Hardy, junto com Mincey, Lawrence e Crawford formam um bom pass rush, e precisarão pressionar Tom Brady. McClain entra na posição de Middle Linebacker e jogará ao lado de Sean Lee e Anthony Hitchens. Na secundária, o calouro Byron Jones será o encarregado de marcar Rob Gronkoski e Barry Church e J.J. Wilcox devem o ajudar, dobrando a marcação, durante toda a partida. Claiborne será o responsável pela marcação de Julian Edelman e Tyler Patmon deve marcar Danny Amendola no slot. 

A defesa de New England também conta com grandes jogadores. O linebacker Jamie Collins já tem 3,5 sacks no ano, e os defensive ends Chandler Jones e Jabaal Sheard tem 5 sacks somados. A linha ofensiva de Dallas terá um trabalho muito difícil bloqueando esses três jogadores. A secundária conta com o free safety Devin mcCourty, que é um dos melhores da NFL, e o cornerback Malcolm Butler, que foi o ‘herói’ do Super Bowl no ano passado. O Cowboys não ganha do Patriots desde 1996. Será muito difícil quebrar essa sequência no AT&T Stadium no domingo.

 

Desfalques

Dallas Cowboys

  • Dez Bryant (pé), Randy Gregory (tornozelo) e Brice Butler (coxa) ainda se recuperam de suas lesões e estão fora da partida;
  • Com uma lesão no tornozelo, James Hanna não treinou essa semana e tem sua participação no jogo listada como questionável;
  • Por terem participações limitadas em ao menos um treino durante a semana, Sean Lee (concussão), Ryan Russel (virilha) e Andrew Gachkar (pé) foram listados como prováveis, mas deverão jogar sem problemas.

 

New England Patriots

cornerback Bradley Fletcher sentiu uma dor na coxa e está listado como questionável para o jogo, assim como o DE Trey Flower (joelho/ombro). Já o CB Tarrell Brown (pé) e o G Ryan Wendell (doente) estão listados como prováveis e devem jogar sem problemas.

 

Curiosidades
  • Dallas Cowboys e New England Patriots não são da mesma conferência, isto é, não se enfrentam mais do que uma vez a cada quatro anos na temporada regular;
  • Por conta do fato acima, Cowboys e Patriots só se enfrentaram 11 vezes em toda a história da NFL. A vantagem histórica não poderia ser diferente: são 7 vitórias para Dallas e apenas quatro para New England;
  • Apesar da vantagem, o retrospecto recente é mais do que ruim para Dallas. Afinal, as quatro vitórias do Patriots no confronto foram conquistadas nos últimos quatro jogos entre os times. Sob o comando de Bill Belichick, o Patriots está 3-0 contra Dallas;
  • A última vitória do Dallas Cowboys sobre o Patriots foi lá no ano de 1996. Ainda com Emmitt Smith e Herschel Walker, o Cowboys venceu o jogo por 12 a 6. Essa foi uma das quatro partidas da história do Cowboys em que o time venceu sem que nenhuma das duas equipes anotasse um touchdown.

 

Uma vitória do Dallas Cowboys…
  • Aumentaria o recorde do Dallas Cowboys na temporada para 3-2. Essa seria a 16ª vez que o time chegaria a esse recorde em toda sua história e a primeira vez desde 2009.
  • Ampliaria o recorde do Cowboys contra o Patriots para 8-4;
  • Evitaria a quinta derrota consecutiva para o Patriots, além de tirar a invencibilidade de Tom Brady e Bill Belichick contra o Cowboys;
  • Aumentaria o recorde histórico do Cowboys contra a AFC East para 29-17;

 

Transmissão

Dallas Cowboys e New England Patriots se enfrentam no segundo horário do domingo (11/10), sendo escolhida pela emissora detentora dos direitos de transmissão da partida nos EUA como o “America’s Game of The Week”, o Jogo da América da Semana. O jogo será às 17h20 (horário de Brasília) transmitido para todo o Brasil pela ESPN. Além disso, faremos um tempo real da partida em nosso twitter.

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo