Notícias

PREVIEW | O que esperar de Dallas Cowboys vs Carolina Panthers – Week 12, 2015

O dia tradicional de Ação de Graças chegou! Jogando com uniformes novos, Dallas Cowboys e Carolina Panthers se enfrentam em situações diferentes. Enquanto o Cowboys tenta renascer com a volta de Tony Romo, o Panthers tenta se consolidar como o favorito da NFC para ir ao Super Bowl.

 

Retrospecto

Contando com Tony Romo, o Dallas Cowboys finalmente voltou a vencer na temporada, com o Miami Dolphins sendo a vítima. O Carolina Panthers, ainda invicto, não teve piedade e massacrou o Washington Redskins em seus domínios, praticamente garantindo o título da NFC South.

 

Podcast

podcast 34 não poderia começar de forma melhor. Com o fim do jejum de vitórias, os membros discutem se é possível ter uma série de vitórias. É possível tirar a invencibilidade do Panthers? Para saber a resposta, clique aqui.

 

Fique de Olho
  • Jason Witten

O Carolina Panthers tem uma das melhores defesas da temporada. Com Josh Norman marcando Dez Bryant, Tony Romo vai precisar buscar seus outros alvos se quiser ter boas campanhas no ataque. Com o Panthers cedendo três touchdowns de tight ends nos últimos quatro jogos, Witten pode e deve ser uma boa arma do ataque de Dallas.

  • Byron Jones

Com Morris Claiborne mais uma vez listado fora do jogo, o calouro jogará como outside novamente e precisa mostrar mais do que mostrou contra o Dolphins. Com um matchup mais favorável, já que o corpo de wide receivers de Carolina é abaixo da média, Jones deverá ser usado para marcar Ted Ginn Jr., jogador bem veloz.

  • Tyrone Crawford

Mais do que nunca, o Dallas Cowboys vai precisar de seu defensive tackle. Com um ataque sem grandes jogadas em profundidades, o Panthers se aproveita bastante de jogadas curtas para converter first downs na segunda ou terceira descida. Se o Cowboys quiser vencer, é fundamental impedir que Jonathan Stewart corra e consiga colocar o Carolina em boas situações de campo.

  • Greg Olsen

tight end de Carolina é indiscutivelmente o melhor recebedor do time no momento. Ao contrário de outros jogos, o Cowboys estará sem Morris Claiborne e Byron Jones, jogador que costuma marcar os tight ends adversários, jogará no outside, o que fará com que Olsen seja marcado pelo J.J. Wilcox ou Jeff Heath. Para o time parar o ataque aéreo do Panthers, o primeiro nome para se prestar atenção é o Olsen.

  • Cam Newton

Não tem como falar do ataque do Panthers sem falar de seu quarterback. Um dos candidatos ao MVP da temporada, Newton vem sendo um dos pilares do ataque e um dos maiores responsáveis pelo time estar 10-0 na temporada. Com 382 jardas terrestres na temporada (segunda melhor marca entre QBs), Newton precisa ser parado no chão pelos linebackers, seja Rolando McClain e Sean Lee. Parar a suas corridas é um dos elementos chave para parar o time do Panthers, já que Cam está com um aproveitamento de 59,6% de passes lançados, a pior marca de sua carreira.

 

O que esperar

Apesar da grande vantagem dos visitantes tratando-se de recordes (um Panthers 10-0 enfrentando um Cowboys 3-7), o jogo deverá ser bastante equilibrado. Não por acaso as casas de apostas dão a Dallas o título de favorito para o jogo, justamente pelo fator casa.

Para a partida, o Dallas Cowboys tentará impor o seu estilo de jogo de sempre: correr primeiro, cansar a defesa e conseguir uma campanha longa que termine em pontuação. Com uma boa linha defensiva e corpo de linebackers, a defesa do Panthers dará trabalho para McFadden, que está lidando com uma lesão na virilha e pode não estar 100% para o jogo.

Já em situações de passe, Tony Romo verá seu melhor wide receiver, Dez Bryant, marcado por Josh Norman, um dos melhores cornerbacks da temporada. Como a defesa de Carolina é uma das melhores em forçar turnovers, Romo deve utilizar seus outros alvos, como Terrance Williams e principalmente Jason Witten.

O Panthers terá Charles Johnson, defensive end, de volta e a linha ofensiva precisa proteger melhor Romo. Ao contrário do último jogo, Tony Romo teve apenas meia semana para se recuperar e pode acabar cometendo erros ao ser pressionado, justamente por não estar com sua forma física no auge. Tyron Smith e Zack Martin precisarão evitar holdings para não colocar o Cowboys em situações ruins de campo.

Olhando para o outro lado, a defesa do Dallas Cowboys terá trabalho. Cedendo uma boa média de jardas por corrida dos running backs adversários, a defesa precisa parar não só Jonathan Stewart como Cam Newton, o segundo quarterback com mais jardas terrestres na temporada. Contra uma equipe que é a melhor da liga em conseguir first downs correndo com a bola, parar o jogo terrestre é fundamental para tentar obter sucesso ao fim do jogo.

O ataque aéreo, entretanto, não chama muita atenção em Carolina. Com recebedores não tão competentes, Newton recorre bastante para seu tight end, Greg Olsen, e agora o calouro Devin Funchess. Por ser alto e forte, Funchess deverá ser marcado por Brandon Carr, enquanto Olsen deverá ser marcado por Wilcox, Heath e até Byron Jones em algumas situações. Com Newton tendo sua pior porcentagem de passes acertados em sua carreira, fazê-lo depender de jogadas aéreas parece ser a melhor opção contra o forte ataque do time.

 

Desfalques

Dallas Cowboys

  • Ainda se recuperando de uma lesão na coxa, Morris Claiborne está fora da partida. Ryan Russel (abdomên) também não treinou e não será relacionado para a partida;
  • De volta, o wide receiver Brice Butler (coxa) treinou normalmente e finalmente deverá voltar a jogar, já que está listado como provável.

 

Carolina Panthers

Sem treinar, o OG Amini Silatolu (joelho) foi descartado da partida. Também com uma lesão no joelho, o cornerback Charles Tillman tem seu status como duvidoso e não deve jogar. Por fim, o WR Corey Brown (ombro) treinou de forma limitada a semana inteira e está como questionável para o jogo.

 

Curiosidades
  • Por ser uma franquia nova e de uma divisão diferente, o Carolina Panthers não se consolidou na liga como um rival do Dallas Cowboys;
  • No total, os times se enfrentaram 12 vezes na história, com vatangem absoluta para Dallas: são nove vitórias contra apenas três derrotas;
  • Para melhorar a situação, o Dallas Cowboys. tem uma grande vantagem recente: as nove vitórias do time foram nos últimos nove jogos. Isso mesmo, são nove vitórias seguidas em temporada regular;
  • Apesar de ser um confronto novo, Dallas Cowboys e Carolina Panthers se enfrentaram duas vezes na pós-temporada, em 1996 e 2003, com Carolina tendo ganho ambos os jogos.

 

Uma vitória do Dallas Cowboys…
  • Aumentaria a série de vitórias consecutivas do Dallas Cowboys contra o Panthers para cinco depois da derrota nos playoffs e dez jogos considerando apenas as partidas de temporada regular;
  • Daria um recorde de 4-7 na temporada ao time, além de um 3-6 dentro da conferência.
  • Deixaria o recorde do Dallas Cowboys em jogos de Thanksgiving em 30-17-1;

 

Transmissão

A partida entre Dallas Cowboys e Carolina Panthers será na quinta-feira (27/11), no tradicional Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos. O jogo será às 19h30 no horário de Brasília e terá transmissão da ESPN e do Esporte Interativo. O Blue Star Brasil, como sempre, fará o tempo real da partida no twitter.

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo