Opinião

PREVIEW | O que esperar de Dallas Cowboys vs Atlanta Falcons – Week 3, 2015

O primeiro passo já foi. Na verdade, o segundo também. Depois de duas vitórias consecutivas, ambas contra rivais de divisão, o Dallas Cowboys volta a jogar em sua casa, dessa vez contra o Atlanta Falcons. Ao contrário das outras partidas, o Cowboys não contará com Tony Romo, lesionado.

 

Retrospecto

Como dito acima, o Dallas Cowboys vem de duas vitórias consecutivas contra rivais de divisão: New York Giants (casa) e Philadelphia Eagles (fora). Por coincidência, o Atlanta Falcons enfrentou essas mesmas duas equipes em seus primeiros jogos da temporada e acabou tendo um resultado igual: duas vitórias. Assim como o Cowboys, o Falcons também venceu o Giants nos minutos finais da partida após começar o último quarto da partida perdendo por uma vantagem de 10 pontos. Haja coincidência!

 

Podcast

podcast do Blue Star Brasil acaba de chegar em sua edição de número 26 e, acredite se quiser, o conteúdo está cada vez melhor. O assunto debatido não poderia ser outro: a lesão de Tony Romo. Como de sempre, o pod também analisou a grande vitória sobre o Philadelphia Eagles e o que esperar contra o Atlanta Falcons. Para escutá-lo, basta clicar aqui.

 

Fique de Olho
  • Brandon Weeden

Com a lesão de Tony Romo, as esperanças de playoffs do Cowboys na temporada dependem de boas atuações de Brandon Weeden nas próximas oito semanas. Weeden já foi titular de 21 jogos na carreira, 20 por Cleveland e 1 por Dallas, e venceu apenas 5 dessas partidas. O jogador escolhido na primeira rodada do draft de 2012 foi titular na partida contra o Arizona Cardinals no ano passado e não teve uma boa atuação. Weeden lançou duas interceptações e teve um rating de 55,5. Na semana passada, quando entrou durante a partida após a lesão de Romo, o camisa 3 completou os 7 passes que tentou para 73 jardas e 1 touchdown. Se Weeden tiver uma partida como na semana passada, Dallas tem chance de vitória. Mas se a atuação for parecida com a da partida contra Arizona no ano passado, o Cowboys terá muitos problemas.

  • Terrance Williams

Com Dez Bryant fora do jogo e Jason Witten lidando com lesões no joelho e tornozelo, Terrance Wiilliams passa a ser o jogador mais importante do ataque aéreo do Cowboys. Williams tem uma boa conexão com Weeden, tendo recebido um touchdown de 42 jardas na semana passada e também um touchdown de 43 jardas em um passe de Weeden contra Indianapolis na semana 16 de 2014. Williams terá um confronto difícil, sendo marcado pelo bom cornerback Desmond Trufant a maior parte da partida. Para o ataque aéreo de Dallas funcionar, Williams precisa ter uma boa partida, principalmente através de passes longos, que é o ponto forte de Weeden.

  • Brandon Carr e Morris Claiborne

Como Rod Marinelli não muda seus cornerbacks de lado durante o jogo, tanto Claiborne como Carr terão que marcar um dos melhores wide receivers da NFL, Julio Jones. Os cornerbacks titulares de Dallas vem tendo um bom começo de temporada, e cederam apenas 50 jardas somados na semana passada contra o Eagles. Julio Jones está tendo um início de temporada fantástico para a equipe do Falcons, tendo recebido 22 passes para 276 jardas e 2 touchdowns. Apenas Antonio Brown tem mais jardas que Jones e nenhum jogador tem mais recepções que o camisa 11 do Falcons. Parar Jones é uma tarefa quase impossível, mas Carr e Claiborne precisarão limitar seu impacto na partida para o Cowboys ter chances de sair com a vitória.

  • Justin Durant 

Justin Durant deixou o Cowboys durante a offseason e assinou um contrato de 3 anos no valor de 11 milhões de dólares com o Falcons. Durant vem tendo boas atuações nas duas primeiras semanas, liderando a defesa de Atlanta em tackles com 18, além de um desvio de passe e um fumble forçado. Durant é responsável por marcar as rotas curtas e intermediárias no lado do campo na cover 3 da defesa de Dan Quinn e também é o principal linebacker parando as corridas na defesa de Atlanta. Uma boa atuação de Durant ajudaria muito a parar o ataque do Cowboys e daria boas chances de vitória à equipe de Atlanta.

  • Devonta Freeman 

Com a lesão de Tevin Coleman, Devonta Freeman será o running back titular de Atlanta. Freeman não vem tendo uma boa temporada, tendo corrido para apenas 43 jardas em 22 tentativas, uma média abaixo de duas jardas por corrida. O ponto forte do jogo de Freeman são as recepções saindo do backfield. Ele já recebeu 7 passes para 63 jardas nessa temporada. Sean Lee e Anthony Hitchens terão que tomar cuidado para que Freeman, que é um jogador muito explosivo, não consiga longos avanços em passes curtos.

 

O que esperar

Um jogo bem complicado para o Cowboys nos dois lados da bola. Sem Tony Romo e Dez Bryant, o ataque de Dallas dependerá de atuações de Brandon Weeden e Terrance Williams para sair com a vitória.

O jogo terrestre precisa melhorar em relação as últimas partidas para Dallas ter chance. Joseph Randle e Darren McFadden deverão ter diversas chances de correr com a bola, para que o Cowboys não fique em situações óbvias de passe e Weeden tenha mais tranquilidade dentro do pocket. Caso o jogo corrido de Dallas funcione, o play action pode ser uma arma importante do ataque, já que Weeden consegue fazer bons passes no movimento saindo do pocket. 

A linha ofensiva terá, provavelmente a volta de Leary, e precisa de uma atuação muito superior a da última semana.

Caso Leary não possa jogar, La’el Collins será o titular e Mackenzie Bernardeau ficará no banco. A defesa do Falcons teve uma grande melhora com a chegada do Head Coach Dan Quinn, após ser a 5ª pior equipe da NFL no ano passado. Vic Beasley, escolhido na primeira rodada do draft já conseguiu seu primeiro sack na NFL e já pressionou os quarterbacks adversários três vezes na temporada.

Na parte defensiva, Dallas estará sem três de seus principais pass rushers. Mincey e Gregory estão fora por conta de lesão e Greg Hardy ainda está suspenso pela NFL. Sem esses três jogadores, Dallas dependerá de Tyrone Crawford, DeMarcus Lawrence e Jack Crawford para deixar Matt Ryan desconfortável no pocket. O interior da linha ofensiva de Atlanta vem sendo um problema, com o center Mike Person e o guard Andy Levitre. Os defensive tackles de Dallas precisam tirar proveito da má atuação desses jogadores.

O jogo terrestre do Falcons não contará com Tevin Coleman, e provavelmente o ataque dependerá bastante de Matt Ryan e o jogo aéreo. Julio Jones, Roddy White e Leonard Hankerson podem causar muitos problemas para a defesa do Cowboys, e os cornerbacks Brandon Carr, Morris Claiborne e Tyler Patmon precisam ter uma grande atuação.

 

Desfalques

Dallas Cowboys

  • Com uma concussão, Jeremy Mincey está fora da partida. Além dele, Dez Bryant (pé) e Randy Gregory (tornozelo) continuam vetados pelo departamento médico e não jogarão;
  • Ronald Leary, com uma lesão na virilha, voltou a treinar essa semana, mas sua participação é dada como questionável;
  • James Hanna (joelho), Kyle Wilber (coxa), Ryan Russell (virilha) e Jason Witten (tornozelo/joelho) se recuperam de lesões, mas estão listados como prováveis para jogar domingo.

Atlanta Falcons

O RB Tevin Coleman (costelas), o WR Devin Hester (dedão do pé) e o LB Brooks Reed (virilha) estão fora do jogo. O LB Justin Durant (pé), ex-Dallas Cowboys, e o WR Julio Jones (coxa) estão listados como prováveis para o jogo.

 

Curiosidades
  • Apesar de serem da mesma conferência, Falcons e Cowboys não são duas equipes que possuem uma rivalidade histórica entre si. Em toda a história foram apenas 25 confrontos entre as equipes, com vantagem para Dallas: 16 vitórias a 9;
  • Apesar de ter perdido o último jogo entre as equipes em 2012, o Cowboys tem um retrospecto recente favorável contra o Falcons. Nas últimas três partidas, foram duas vitórias consecutivas. Nos últimos oito jogos, cinco vitórias;
  • A maior série de vitórias em confronto direto entre as equipes é do Dallas Cowboys. Entre os anos de 1966 e 1974, o Cowboys venceu o Falcons cinco vezes seguidas;
  • Na pós-temporada, o Falcons já foi figurinha repetida no caminho de Dallas. Em 1978 e 1980, o Cowboys jogou contra o Falcons na rodada divisional da pós-temporada. O resultado? Vitória de Dallas em ambos os jogos.

 

Uma vitória do Dallas Cowboys…
  • Daria um recorde de 3-0 ao Dallas Cowboys em 2015, a primeira vez que isso ocorre desde 2008 e a 16ª vez na história da franquia;
  • Colocaria o Cowboys com um recorde de 3-0 dentro da NFC. As vitórias dentro da conferência são um dos primeiros critérios de desempate da liga, logo depois do número de vitórias dentro da divisão;
  • Daria ao Cowboys um recorde de 10-3 jogando contra o Falcons em Dallas;
  • Seria a segunda consecutiva sobre o Falcons em casa e a sexta nos últimos sete jogos disputado entre as equipes em Dallas;
  • Aumentaria o recorde do Dallas Cowboys contra a divisão NFC South para 55-26;
  • Ampliaria o número de vitórias consecutivas na temporada regular para sete, a maior desde as temporadas de 1993 e 1994, além da maior na era Jason Garrett.

 

Transmissão

A partida entre Dallas Cowboys e Atlanta Falcons acontecerá no domingo (27/09), às 14h no horário de Brasília. Pela primeira vez na temporada regular, o jogo não será transmitido nem pela ESPN e nem pelo Esporte Interativo. Se você não sabe onde assistir, relaxe: faremos um tempo real da partida em nosso twitter.

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo