Salve, salve amigos e leitores do Blue Star Brasil!
Em mais um capitulo emocionante da temporada dos Cowboys em 2018, o time saiu do AT&T Stadium com uma vitória importantíssima em cima do Seattle Seahawks. Com a vitória o time enfrenta na próxima partida dos playoffs o Los Angeles Rams em Los Angeles no próximo sábado.
A vitória veio novamente cheia de emoção. Vencer sem emoção é algo que não combina com o Dallas Cowboys. Após não marcar no terceiro quarto da partida, os Cowboys marcaram 14 pontos no último e decisivo quarto do jogo. E onde parecia vir uma vitória tranquila no final da partida, afinal os Cowboys estavam vencendo por 10 pontos de diferença, nos minutos finais a partida ganhou um peso grande de dramaticidade com um apagão defensivo dos Cowboys que permitiram os Seahawks a marcarem oito pontos faltando pouco mais de um minuto no relógio. Com um onside kick muito mal feito realizado pelo punter de Seattle, os Cowboys conseguiram recuperar a bola e foi só ajoelhar e garantir a primeira vitória nos playoffs da equipe desde a temporada de 2014.
No próximo sábado, o time texano enfrenta os Rams no Divisional Round. Apesar de Dallas já ter vencido os Saints na temporada regular de 2018, enfrenta-los novamente nos playoffs seria o pior confronto pra Dallas. Saints é um dos times mais fortes jogando dentro de casa e Brees é dificilmente derrotado dentro do Superdome. Com Dallas jogando contra os Rams em Los Angeles é um time teoricamente mais fácil de jogar, o matchup entre os jogadores é também mais favorável a Dallas. E Los Angeles é uma cidade que tem muito torcedor dos Cowboys. Para quem é mais atento na hora da transmissão, poderá conseguir reparar que os torcedores dos Cowboys deverão ocupar uma parte até razoável das arquibancadas do estádio. Por este e alguns outros fatores esportivo de dentro do campo, como por exemplo, Rams foi a décima pior defesa parando o jogo terrestre (apesar dos ótimos nomes do meio da linha defensiva), acredito que os Cowboys pode complicar bastante contra os Rams no jogo. Dallas também é uma das melhores defesas contra o jogo corrido e pressiona bem o quarterback dos times adversários, os Rams não estão no ápice de desempenho da temporada, o time já caiu de rendimento na segunda metade da temporada, são alguns dos motivos que podem favorecer os Cowboys na partida.
Mas chega de delongas, vamos aos melhores jogadores da partida no jogo de Wild Card dos playoffs de 2018.
01 – Ezekiell Elliott
Melhor jogador ofensivo da partida. Liderou o ataque terrestre dos Cowboys e foi crucial conseguindo alguns importantes first downs no jogo. Teve uma excelente média de 5,3 jardas por carregada em 26 tentativas correndo com a bola. A chave de vitória dos Cowboys é simples, quando Zek corre para mais de 100 jardas e o time consegue controlar a posse de bola, dificilmente os Cowboys saem de campo com a derrota.
02 – Dak Prescott
Decisivo é a palavra. Com números bastante apagados até o final do terceiro quarto, nosso camisa 04 entrou para o último e decisivo quarto da partida com sangue nos olhos. Com uma importantíssima corrida de 14 jardas em uma terceira descida longa, Dakota conseguiu alcançar a linha de first down que manteve a campanha viva. No final da mesma, Dak conseguiu correr para o touchdown da vitória, consagrando assim uma importante performance na jovem carreira do quarterback. É daquelas vitórias que deixa a moral lá em cima e para encher de confiança.
03 – Amari Cooper
Seria esta a nova santíssima trindade dos Cowboys? Amari Cooper teve grande destaque na partida, junto com Elliott foi os jogadores que mais conquistaram primeiras descidas para o time. Com 07 recepções das 09 bolas lançadas em sua direção para 106 jardas, foi o melhor wide receiver do time em campo. Amari foi uma ótima aquisição que os Cowboys conseguiram no meio da temporada e foi um dos principais fatores da mudança de figura do time texano na temporada. Que continue assim também nos playoffs desta temporada.
04 – DeMarcus Lawrence
Não sei quem eu consigo elogiar primeiro após esta tremenda temporada da linha defensiva dos Cowboys. Lawrence mostrou ser um dos grandes líderes desta defesa, mas ele também faz um ótimo trabalho parando o jogo terrestre. O jogador é o principal pass rusher do time, mas nem por isso ele deixa de ajudar e participar no esquema da linha defensiva parando o ataque terrestre. Ele conseguiu dois tackles para perda de jardas, e pressionou um pouco Wilson no decorrer da partida, mesmo com marcação dupla em cima dele.
05 – Zack Martin
Quer saber o motivo de Zek correr tão bem na partida? Olhe para a linha ofensiva. Outro jogador que deve ser mencionado da linha ofensiva que não jogou muito bem a temporada de 2018 é Tyron Smith. Mas Zack Martin é um absurdo. Sempre é eleito um dos melhores guards da liga desde que entrou na NFL em 2018. Martin fez um excelente jogo.
06 – Maliek Collins
Autor do único sack na partida. Foi o defensive tackle com mais tackles na partida. Além disso, o jogador conseguiu dar um tackle atrás da linha de scrimmage. Se os Cowboys conseguiram limitar o melhor ataque terrestre da temporada regular a menos de 75 jardas na partida? A resposta está na ótima atuação da linha defensiva. O front seven dos Cowboys foi eleito um dos melhores da NFL pelo Pro Football Focus, e grande parte do sucesso dos linebackers dos Cowboys na temporada, se deve muito ao fato de nomes menores dentro da linha defensiva dos Cowboys. O jogo contra Seattle mostra claramente isto, a linha não conseguiu os stats que colocam ela no centro dos holofotes, como sacks, fumble forçados, etc. Mas foi uma linha que teve papel importantíssimo em parar o ataque terrestre.
07 – Antwaun Woods
Quer saber o motivo de Maliek Collins ter voltado a jogar tão bem como na sua temporada de estreia na NFL? Fazendo uma breve analise de linha de tempo aqui das últimas três temporadas, a defesa dos Cowboys foi a melhor contra o ataque terrestre em 2016 e a quinta melhor em 2018. Em 2017 a defesa contra este quesito caiu um pouco, mas foi a oitava melhor, mas cedeu mais de 100 jardas por partida em média. Um dos principais motivos, não o único, da linha ter sido tão dominante nestes dois anos, é ter um verdadeiro true one tech jogando de defensive tackle. Facilita muito o trabalho dos linebackers em parar o ataque terrestre preenchendo os gaps quando se tem um jogador como Terrell McClain (2016) e como Antwaun Woods (2018) fazendo o trabalho sujo no meio da linha defensiva. Reparem a ótima leitura de Woods nesta jogada:
ANTWAUN WOODS!!!! pic.twitter.com/NY74yfOpte
— Marcus Mosher (@Marcus_Mosher) 7 de janeiro de 2019
08 – Leigthon Vander Esch
Líder do time em tackles na partida (novamente). Como foi dito anteriormente, o esquema de jogo de Dallas parando o jogo terrestre favorece muito os jogadores que jogam de linebackers. E quando se tem dois linebackers extremamente rápidos jogando no segundo nível de defesa, eles virão uma máquinas de fazer tackles. Vander Esch é muito veloz para cobrir as laterais dos campos e essa velocidade o favorece muito jogando de weak linebacker, posição que é muito favorecida dentro do esquema defensivo de Marinelli.
09 – Jaylon Smith
Foi o segundo jogador com mais tackles na partida. Quer saber um dos motivos dele ser um dos três melhores jogadores defensivos desta temporada?
Jaylon Smith has a #CEV…..He a cannon… sheesh…. bruh..that man Got a family…. pic.twitter.com/bJVrbCegvQ
— IM NOT A WHITE LADY ✭ (@Dawgs_Cowboys4L) 6 de janeiro de 2019
É o jogador de Dallas que mais acerta tackles certeiros, de longe. E este tipo de jogada incendeia, inflama, exalta e inflama os companheiros de equipe defensivos. É o jogador de Dallas que mais consegue fazer este efeito na defesa de Dallas.
10 – Tavor Austin
Mereceu entrar na lista devido aos ótimos retornos do time na partida. Dallas foi um dos piores times retornando punt na temporada quando Beasley era o retornador. O tanto que Austin fez na partida, já vale a menção do jogador no nosso ranking.