Salve, salve amigos e leitores do Blue Star Brasil!
Sai semana, entra semana e é mais um vexame enorme da equipe texana da temporada 2020. No último Domingo, os Cowboys perderam de forma vergonhosa o jogo contra o rival de divisão, Washington Football Team. É difícil até analisar partidas da equipe, quando o desempenho dos jogadores chegar a ser pior do que pífio nas partidas.
Para começo de conversa, aos torcedores mais otimistas dos Cowboys, esqueçam vitórias para esta temporada! Depois de seis semanas, sem seus principais jogadores do ataque, com um dos piores desempenhos defensivos da história da liga, é hora de pensar para a próxima temporada. Eu não acredito em uma mudança de comportamento gigantesca da equipe, incluindo toda a comissão técnica e nossos principais jogadores. Vai ser muito difícil a equipe texana arrancar alguma vitória na temporada daqui pela frente.
Acompanhando um pouco mais de perto as redes sociais do time aqui no Brasil, percebi que a grande maioria dos torcedores do time já pensam em reconstrução da equipe e querem a cabeça dos principais jogadores e comissão técnica. Eu entendo um pouco esse raciocínio. Afinal, a frustração é tão grande com a equipe na temporada, que seus torcedores não aceitam o péssimo desempenho dos atuais jogadores do elenco.
Mas vamos pensar um pouco sobre esta reconstrução da equipe citada acima. Vocês acham mesmo que poderia haver uma mudança tão grande assim nos Cowboys já para o ano que vem? Eu acho difícil, a julgar pelo histórico da equipe com seus últimos treinadores. E analisando também o contexto da equipe e da temporada, é difícil avaliar o desempenho da comissão técnica, (neste caso do nosso head coach), com tantas contusões dentro da equipe. Será bem difícil uma mudança no cargo devido a isso. O que os Cowboys podem e devem fazer é avaliar as decisões do técnico durante toda a temporada e cobrar mudanças significativas que trazem algum benefício para a equipe.
Já o nosso coordenador defensivo este eu não espero em Dallas para o ano que vem. Eu não dizer necessariamente de quem seria a maior culpa do péssimo desempenho defensivo da equipe na temporada, se é do Mike Nolan ou dos principais jogadores e líderes defensivos da equipe. Para início de conversa, Nolan não soube tirar o melhor proveito dos seus jogadores disponíveis nestas sete primeiras partidas da temporada. Eu já acho uma burrice enorme persistir no erro de jogar nesse esquema de defesa híbrida que mistura as formações táticas dentro de campo para confundir os ataques dos adversários. Na teoria, isso é lindo. Mas o que estamos vendo na prática é o pior desempenho defensivo da história da liga nos últimos 50 anos. Um esquema desses requer muito tempo de treinamento e escolhas de jogadores no Draft preparados para construir um esquema desse tamanho. Além disso, com a pandemia, os treinos de pré temporada foram reduzidos quase que a zero e querer implementar um esquema complexo assim e desse tamanho não era o trabalho ideal que deveria ser implementado dentro dos contextos atuais da temporada. Fora tudo isso, Mike Nolan não tem cacife pra fazer acontecer algo desse tamanho na NFL. Basta olhar o histórico de trabalhos do treinador e reparar em suas defesas ao longo de sua carreira. A única coisa que eu sou de acordo nessa história toda que vem ocorrendo na atual temporada, é que a equipe precisava mudar a mentalidade defensiva de trabalhos passados, mas continuar persistindo nisso que eles querem fazer, é uma burrice maior ainda.
Com tudo isso falado, a grande maioria dos torcedores da equipe estão pedindo uma reconstrução do time. Nisto eu também não acredito. Infelizmente estamos lidando com um número acima do normal de lesões nesta temporada. Se pensarmos nos 11 titulares do ataque, com todos os jogadores saudáveis, ainda teremos um ataque top 10 da liga. Nossa linha ofensiva com os 5 titulares também continuaria sendo uma das dez melhores da liga. O que precisamos aqui é de profundidade no elenco de jogadores para suprir bem as eventuais substituições dos principais jogadores da posição. E pensando um pouco no desempenho da atual linha dos Cowboys na temporada, não tem nenhum time na liga que teria um desempenho digno perdendo seus quatro titulares da linha ofensiva sem que o desempenho do setor não caísse. Falando um pouco do lado defensivo do time, aqui o investimento deve vir pesado para o próximo draft. Dallas precisa urgentemente de jogadores que trazem um grande impacto nos setores de secundária e linha defensiva urgentemente. O interior da linha defensiva dos Cowboys vem mostrando ser um dos piores da liga. Secundária com safities nem precisa comentar mais. Precisa de jogadores de impacto, playmakers defensivos, que fazem as jogadas boas acontecerem, precisamos deste tipo de jogador urgentemente. Já faz décadas que não aparece um desses em Dallas.
Agora você caro leitor, deve ler um texto desse tamanho, criticando a tudo e a todos relacionados aos Cowboys e deve estar pensando, mas não estamos nem em Novembro e já estamos falando disso? Para você ver como funciona a cabeça dos torcedores. Se um leigo que não acompanha a liga e lê esse tipo de texto ele deve pensar: “Os Cowboys devem estar jogando muito mal para os caras falarem destes assuntos bem no meio da temporada.” Pois é. E é este tipo de texto que está sendo publicado em uma coluna que elege os melhores jogadores da última partida. Só por aqui você já imagina que teremos menos de 5 jogadores na lista, não é mesmo?
Mas chega de delongas, vamos eleger aqui os melhores jogadores da semana. E como na semana passada, não teremos mais que três jogadores na lista.
01 – Amari Cooper
Dos principais jogadores que renovaram e receberam uma bolada de dinheiro na última Offseason, Cooper (ainda, se bem que ele já teve jogos bem apagados nesta temporada), é o único que não decepcionou tanto como os outros jogadores que também renovaram. Koff, Koff, Ezekiell Elliott, koff, koff, Jaylon Smith.
02 – Leighton Vander Esch
Voltou a jogar como titular nesta última partida e mostrou algumas boas jogadas sendo realizadas que lembrou um pouco a sua temporada de calouro. Longe de ser este jogador, mas com as péssimas atuações de seus companheiros defensivos, as jogadas realizadas pelo lobo foram uma brisa leve e refrescante na cara dos torcedores do time.
03 – Tony Pollard
A falta de jogadores é tanta que entrou na lista o running back reserva que foi o autor da ÚNICA jogada explosiva do time na partida. Ele retornou um kickoff de mais de 50 jardas e deixou o time em ótima posição de campo para marcar a única pontuação da equipe na partida. Que fase estamos vivendo.
E ficamos por aqui, mais uma vez termino o texto com uma gigantesca tristeza por não trazer uma lista digna. Infelizmente precisamos de boas atuações do time, mas como isso não está acontecendo em 2020, devemos nos conter com apenas estes jogadores.