Salve, salve amigos e leitores do Blue Star Brasil!
E acabou a temporada de 2019 para o Dallas Cowboys. Depois de uma temporada muito, mais muito, abaixo do esperado pelo o que time esperava alcançar, o time texano “fecha com chave de ouro” e vence os Redskins em casa pela a última semana da temporada regular da NFL. E o fechar com chave de ouro está entre aspas por ironia. Afinal, os Cowboys mesmo vencendo ficaram de fora dos playoffs com a vitória dos Eagles em cima do Giants também pela última semana. E todo este cenário foi perfeito para mostrar o retrato que foi a temporada do time neste ano. Uma enorme decepção!
Talvez a temporada de 2019 tenha sido a que os torcedores mais esperavam um ótimo desempenho do time durante quase toda a década. O time fez boas contratações na offseason, fez algumas mudanças no coaching staff da equipe, iniciou a temporada com pouquíssimas contusões, e o time parecia mostrar que estava redondinho nas primeiras semanas da temporada. Mas foi tudo ilusão! Em jogos grandes, o time não mostrava boas atuações e acaba perdendo os grandes jogos por diferenças de pontos de apenas uma posse de bola. Com isso, torcedores e mídia especializada que acompanham o time começaram a criticar ferozmente o comando de Jason Garrett (e com razão) e o time entra em um espiral profundo de apatia e não mostrava nenhum tipo de reação em grandes momentos da temporada. A pior parte deste cenário foi na semana 15 no decisivo jogo contra os Eagles. Em um jogo que poderia decidir o futuro dos dois times na temporada com a vitória dos Cowboys, onde o time se classificaria para os playoffs com a vitória, o time entra em campo com uma apatia e com uma falta de vontade de vencer que até parecia que o time estava atuando com os reservas na última semana de temporada regular. Enfim, um desastre enorme da temporada de 2019.
Com o péssimo desempenho, os torcedores dos Cowboys começou o ano de 2020 com a esperança de mudanças no comando do time. Com a maioria da comissão técnica no final de contrato, quase todos os integrantes ficarão sem contrato para a temporada de 2020, é de se esperar um novo head coach para o time na temporada de 2020. E toda a temporada de 2019 termina com um pouco do que foi toda esta era de Jason Garrett em Dallas durante quase toda a década. Garrett tem como destaque apenas três temporadas (2014, 2016, 2018) e tem como restante trabalhos regulares em temporadas em que o time terminou com oito vitórias e oito derrotas (2011-2013). E o que foi a temporada de 2019 se não é parecida com todo o histórico do treinador na equipe? Foi apenas três ótimos jogos do time na temporada contra os Eagles, Rams e Redskins na última semana. O restante, apesar de alguns bons momentos em alguns jogos, o time não brilhou e não conseguiu impor seu estilo de jogo. Se os Cowboys insistir novamente com Jason Garrett na próxima temporada, para mim será um erro enorme! Já são dez anos e muito do mesmo desempenho já foi mostrado. Está na hora de mudanças!
Mas chega de delongas, algumas coisas boas também aconteceram nesta temporada e está na hora do nosso tradicional Power Ranking semanal dos melhores jogadores da semana.
01 – Michael Gallup (+1)
Uma das maiores surpresas da temporada. Gallupp termina o ano com mais de 1000 jardas e se mostrou um excelente wide receiver número dois durante a temporada. E no jogo contra os Redskins talvez tenha sido a melhor partida do jogador pelo Cowboys. Foram três touchdowns, um mais belo que o outro, e quase 100 jardas na partida. Que no próximo ano ele continue a mostrar a boa evolução que mostrou nesta temporada.
02 – Dak Prescott (+)
Depois de péssimas atuações nas últimas partidas, muito provavelmente por conta de sua contusão, Dak voltou a atuar bem na última semana da temporada regular. Em um jogo sólido, o jogador lançou para quatro touchdowns e 300 jardas. Em 2019 Dak acabou tendo a sua melhor temporada, foi o segundo quarterback com mais jardas lançadas e teve 30 touchdowns lançados. Dak também foi o maior destaque ofensivo da equipe na temporada. Em seu último ano de contrato, espera-se que o jogador renove com a equipe para a próxima temporada. E com todos os feitos do jogador nestes quatro anos, é possível que ele receba o maior contrato entre os quarterbacks da liga. Ótimo ano do nosso camisa 04!
03 – Kai Forbath (-2)
Habemus kicker em Dallas. Forbath termina a temporada pelos Cowboys sem errar nenhum chute. Foram dez field goals tentados e todos os dez acertados. Além disso o jogador também acertou todos os pontos extras em que tentou. De ponto negativo das atuações do jogador foram seu chutes em kickoff em suas partidas. Mas foi uma boa contratação e tomara que ele continue chutando bem assim na próxima temporada.
04 – Ezekiell Elliott (+)
Mais uma partida sólida do nosso running back. Foi o jogador que movia as correntes do ataque e marcou dois touchdowns na partida, um correndo e um recebendo. Além disso passou das 100 jardas e foi ótimo bloqueando em agluns snaps. Talvez se você olhar para as outras temporadas do jogador, esta pode ter sido a que teve menos brilho em suas atuações. Mas o jogador ainda mostrou destaque e ficou entre os cinco running backs com mais jardas e touchdowns na temporada. No geral, eu ainda acho que ele poderia envolver mais no plano de jogo dos Cowboys, recebendo mais passes e correndo em algumas jogadas desenhadas um pouco diferente das tradicionais corridas pelo meio da linha.
05 – Jaylon Smith (+)
Contra os Redskins, Jaylon Smith teve uma de suas melhores atuações com a camisa dos Cowboys. Foi um dos líderes de tackle da equipe e conseguiu realizar uma belíssima interceptação logo no começo do jogo. Ele foi ótimo contra a cobertura de passes, conseguindo desviar três passes além da interceptação. Tomara que na próxima temporada Jaylon melhore um pouco sua performance e se destaque um tanto quanto o ano de 2018.
06 – Robert Quiin (+5)
Quiin talvez tenha sido o maior destaque defensivo dos Cowboys na temporada. Líder do time em sacks no ano, o jogador foi o principal pass rusher da equipe. Contra os Redskins o jogador conseguiu anotar mais um sack terminando a temporada com 11,5 no total. Infelizmente, o contrato do jogador foi apenas de um ano e ele será free agent na próxima temporada. Com um bom contrato, seria ótimo ele permanecer nos Cowboys, o jogador se adaptou muito bem ao esquema da linha defensiva dos Cowboys.
07 – Michael Bennett (-1)
Outra boa aquisição do time no meio temporada, e um dos poucos e melhores movimentos que a equipe dos Cowboys fez no meio de temporada em muitos anos, Bennett foi uma boa aquisição da equipe e que trouxe profundidade a unidade de linha defensiva dos Cowboys. Provavelmente o jogador não deverá continuar para a próxima temporada, não sei se o jogador aceitaria jogar por um contrato menor do que ele recebe. Mas comentando o jogo contra os Redskins, o jogador fez um excelente trabalho parando a corrida do time adversário. Foram dois tackles para perdas de jardas e um dos pilares do bom desempenho do time no setor.
08 – Amari Cooper (+)
Outro grande destaque ofensivo dos Cowboys na temporada. Desde a sua chegada nos Cowboys em 2018, Amari se tornou o principal recebedor de Dak Prescott em Dallas. E não foi diferente na temporada de 2019. Apesar de jogar com várias problemas físicos durante a temporada, Cooper conseguiu ainda ser o maior destaque dos recebedores na temporada. Contra os Redskins o jogador ainda conseguiu fazer boas recepções e conseguiu mais um jogo sólido para a sua carreira em Dallas. Foram 04 recepções para 92 jardas. Cooper é outro jogador a ficar sem contrato para a próxima temporada e ele já demonstrou desejo de continuar na equipe. É de suma importância a permanência do jogador para o ataque dos Cowboys continuar demonstrando a boa evolução do jogo aéreo.
09 – Randall Cobb (-4)
Outra boa aquisição da equipe na offseason. O jogador veio para substituir o slot receiver Cole Beasley e fez uma boa temporada, na medida do possível. Apesar de alguns drops em momentos decisivos, uns resultaram até em interceptação, no geral o jogador conseguiu até um pequeno destaque em sua primeira temporada com os Cowboys. Contra os Redskins, Cobb recebeu cinco bolas para 88 jardas e foi uma boa válvula de escape em momentos de pressão de Dak Prescott.
10 – Zack Martin (+)
Um dos melhores guards da NFL foi o principal jogador da linha ofensiva dos Cowboys na temporada. Junto com Frederick (que apesar de ficar um ano de fora, também merece destaque pela boa atuação do jogador) foram os melhores jogadores da unidade no ano. Contra os Skins, Martin fez ótimos bloqueios para o ótimo jogo de Zek na partida. É difícil comentar e analisar a atuação dos jogadores na trincheira, ainda mais os jogadores de linha ofensiva que não tem muitas estatísticas a seu favor, mas mais da metade do jogo acontece ali. Martin provavelmente entrará para a seleção do segundo time do All-Pro da temporada novamente e merece ser destaque pela sólida temporada.