Power Ranking

POWER RANKING | Confira a classificação dos jogadores na Semana 14

Que jogo dramático os torcedores dos Cowboys acompanharam no início de noite do último Domingo. Se olharmos para o primeiro tempo da partida, tudo indicava uma fácil vitória dos Cowbos, ainda mais se analisarmos as jardas do time na primeira etapa. Infelizmente, o time não foi eficiente ao chegar na red zone do time de Philadelphia. O time texano não conseguia converter as suas boas campanhas em touchdowns. A pouca pontuação deixou o time com apenas seis pontos no placar antes do intervalo, mas tivemos um fato um tanto quanto curioso nesses seis pontos. Nosso kicker, Brett Maher, acertou o field goal mais longo da história da franquia dos Cowboys, um chute de 62 jardas. Só a título de curiosidade, o chute mais longo da história da NFL é de 64 jardas realizado no estádio dos Broncos, onde o ar é mais rarefeito, afinal o Mile High Stadium está a 1.610 metros de altitude onde a bola viaja mais. O chute de Maher, mesmo no nível do mar tinha força para quebrar o recorde. 

Na segunda etapa, os Eagles voltaram um pouco melhor e novamente na terceira etapa dos jogos o time dos Cowboys cai de rendimento. Não sei  o que pode causar tamanho efeito no time, afinal de contas, está acontecendo com bastante frequência durante esta temporada o time cair de rendimento na volta do intervalo dos jogos. Muito se fala que Jason Garrett não consegue fazer os ajustes necessários durante os jogos, o que eu concordo um pouco. É estranho os times jogarem tão bem contra os Cowboys e o time texano não consegue impor o seu jogo novamente na segunda etapa. Não acontece isso durante todos os jogos, o time só cai um pouco de rendimento quando volta para jogar a segunda etapa, e ontem não foi diferente. 

O jogo ganhou realmente uma carga dramática gigantesca foi na quarta e última etapa. É difícil até descrever o sentimento, acredito que os torcedores das duas equipes sentiram tudo que um torcedor de qualquer esporte coletivo pode sentir. Raiva, êxtase, decepção, felicidade…enfim, vários dos sentimentos que todo apaixonado por qualquer esporte se passa ao torcer. No final das contas, a felicidade ficou em Dallas e o time conquistou uma vitória muito importante que pode garantir o título da divisão na temporada de 2018. 

Com a vitória, os Cowboys agora estão com a melhor sequência atual da NFL com cinco vitórias seguidas. Durante esta sequência o time melhorou drasticamente as suas atuações nos jogos, tanto do lado defensivo (principalmente), quanto do lado ofensivo. Dak vem demonstrado bons números também durante estas vitórias, mas o principal fator do ataque ter melhorado tanto é a chegada de Amari Cooper. É impressionante o impacto do jogador no ataque dos Cowboys. 

Chega de delongas, afinal de contas esta pequena introdução do texto já ficou longa demais, mas darei mais informações durante a lista. E vamos a ela!

01 – Amari Cooper (+6)
O melhor jogo da carreira de Cooper aconteceu ontem. O jogador teve 10 recepções em 13 jogadas em que ele foi o alvo. Das 10 recepções, o wide receiver converteu 9 em primeiras descidas para a equipe. Ele é o jogador que mudou a cara do ataque dos Cowboys, exatamente por isso, ele consegue vários first downs durante os jogos. Foi o jogo com mais jardas da carreira do jogador e marcou três touchdowns, todos a partir do último quarto da partida. Foi dele também o lance decisivo que selou a vitória do time texano. 

02 – Ezekiell Elliott (+2)

Foram 40 toques que Elliott deu durante a partida para 192 jardas totais. Foram 113 terrestres em 28 tentativas e 12 recepções para 79 jardas. Liderou a equipe em recepções na partida. Elliott é o melhor jogador do ataque dos Cowboys, é impressionante a capacidade que o jogador tem em criar jardas para o ataque dos lanceis mais difíceis de conquistar jardas. Muito físico e um competidor nato, o jogador simplesmente não desiste de conquistar jardas e mover as correntes para o ataque. Apesar de não marcar nenhum touchdown na partida, foi um dos principais jogadores do ataque no jogo.

03 – DeMarcus Lawrence (-2)

Lawrence junto com Gregory fizeram muita pressão em Carson Wentz durante quase toda a partida. Foi através das pressões dos dois principais pass-rushers do time que fizeram o quarterback do time adversário errar passes para seus alvos na linha de scrimmage. Não fez nenhum sack na partida, mas novamente foi líder e foi um dos melhores jogadores defensivos da equipe.

04 –  Jaylon Smith (-1)

Muito tem se falado na ótima temporada de estréia de Vander Esch e a mesma atenção deveria também ser dada a este excelente jogador. Jaylon, apesar de não ter os números estrondosos do companheiro, está tendo também a sua melhor temporada na carreira. É impressionante a capacidade de líder que este jogador possui. E o quanto ele é explosivo, joga com muita energia e é capaz de incendiar os companheiros de equipe. Jaylon é um dos melhores linebackers da liga quando ele vai para cima dos quarterbacks em formações de blitz. Na partida contra o Eagles, Jaylon foi o líder do time em tackles e conseguiu parar algumas jogadas atrás da linha de scrimmage. 

05 – Leighton Vander Esch (-3)

Talvez tenha sido uma das piores partidas do jogador na temporada cobrindo passes. Os Eagles conseguiram achar vários jogadores trabalhando o meio da defesa dos Cowboys. Mas mesmo assim Esch foi bem na partida, foi uma das peças fundamentais em parar o ataque terrestre do time adversário. Novamente, a defesa limitou o ataque terrestre a 40 jardas na partida. 

06 – Tyrone Crawford (+4)

Crawford talvez seja o jogador da defesa que deveria ter um destaque maior nesta temporada, principalmente depois das duas últimas partidas. Crawford é um dos jogadores mais criticados dentro do elenco atual dos Cowboys, muito pelo fato dos torcedores acharem que ele ganha bem mais do que produz dentro de campo. Nesta temporada Crawford é um dos principais jogadores da linha defensiva dos Cowboys e certamente Rod Marinelli (coordenador defensivo e treinador da linha defensiva) deve te-lo como um dos jogadores mais querido nesta defesa. Crawford faz de tudo nessa linha. Joga de defensive end, one tech, tree tech e é um dos melhores jogadores da unidade parando o jogo terrestre. Na partida contra o Eagles forçou um fumble em Wentz e foi muito bem pressionando também. Ótima partida!

07 – Chidobe Awuzie (+)

Junto com Anthony Brown, que também desviou um passe em um grande e importante momento dentro da partida, Awuzie foi um dos maiores destaques da secundária dos Cowboys na partida. Nenhum jogador dos Eagles passaram das 50 jardas na partida e muito disso é devido ao ótimo trabalho dos jogadores da secundária. Um dos sacks realizados pelo Cowboys na partida deveria também ser creditado a secundária que marcou os alvos de Wentz durante boa parte da jogada, e, depois de um tempo bastante considerável, os Cowboys conseguiram realizar o sack. Boa partida!

08 – Byron Jones (-3)

Pela primeira vez irei criticar o camisa 31 esta temporada. Longe de ter tido uma péssima atuação. Só irei destacar um passe longo que foi nas costas do jogador. No lance, Byron ficou de costas para Nelson Agholor e o wide receiver, usando da sua velocidade, conseguiu uma boa separação do marcador e fez a recepção para 42 jardas e parando na linha de duas jardas da endzone. Mas tirando este lance em específico, Byron continua sendo um dos melhores da posição na temporada. Vários treinadores de defesas da NFL, incluindo famosos comentaristas, falam da importância de ter um ótimo primeiro cornerback na defesa. É uma posição muito importante dentro de qualquer esquema defensivo, afinal de contas, quando você consegue shutdown corner, a cobertura para o resto da defesa contra passes fica muito mais fácil. Por isso tanto se fala em Byron Jones esta temporada, seu trabalho pode influenciar quase toda o desempenho defensivo.

09 – Dak Prescott (-3)

Aqui acredito que será a maior polemica da lista. Dak foi muito bem no último período e no overtime. Mas a verdade é que a carga dramática que o jogo adquiriu no final só aconteceu devido aos péssimos passes do jogador. O primeiro passe interceptado na partida, eu considero OK. É um típico lance de falta de leitura da defesa, ele lança uma bola que fica muito tempo pendurada no ar e também tem o mérito da defesa. Mas aquela segunda interceptação é algo inaceitável um franchise quarterback  fazer na NFL. Gallup que era o WR na jogada estava com umas 4, 5 jardas de separação totalmente livre. Ali não tem desculpa, foi erro total do camisa quatro. Gallup também foi um dos personagens nos passes que Dak errou durante a partida. São passes que quarterbacks de elite não costumam errar, afinal de contas Gallup conseguiu umas 3,4 jardas de separação. Além das interceptações, o fumble também teve um pouco de culpa do jogador, ficou muito tempo com a bola no pocket, e na hora do contato estava com apenas uma mão na bola. Estes são pequenos detalhes que um jogador em terceiro ano de liga já deveria ter mostrado evolução em seu jogo e, até o momento, Dak não demonstrou essa evolução. São os mesmos erros cometidos desde a sua chegada na NFL. Mas vamos deixar de falar apenas mal do jogador e vamos falar das coisas boas que o camisa quatro alcançou na partida. Foi o seu primeiro jogo com mais de 400 jardas na carreira, lançou três touchdowns no último período e overtime, mostrando o quão decisivo ele consegue ser nestes momentos cruciais. Desde que entrou na liga, em 2016, Dak é o segundo quarterback com mais vitórias na liga, ficando atrás somente de Brady. São dados importantes que podem ser considerados na hora da renovação. Eu só espero que na próxima temporada ele tenha um staff que favoreça mais as qualidades dentro do seu jogo. Aí sim poderíamos avaliar melhor a evolução do jogador na sua jovem carreira.

10 – Brett Maher (+)

Errou um field goal e 45 jardas, é verdade! Mas acertou o field goal mais longo da história da franquia de 62 jardas. Em um estádio que está no nível do mar. E foi uma senhora patada do jogador no lance. A bola teria forças para acertar um field goal de 65 jardas. É o tipo de jogada que dá aquela moral pro kicker e muito importante também se analisarmos que este tipo de confiança pode ser decisiva em momentos importantes nos playoffs. 

 

Marcus Vinicius Tavares

Torce para os Cowboys desde 1995 e acompanha fielmente o time desde 2005. Curte o bom e velho rock and roll e tem como a comida favorita: Hamburger! Trocar idéia e beber uma gelada são seus passatempos prediletos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo