DraftOpinião

OS CARAS DO DRAFT | CB Trevon Diggs, Alabama

Informações do Jogador

Trevon Diggs, de 22 anos de idade, 1,88m e 94kg, é natural do estado de Maryland, na cidade de Gaithersburg. Ele é irmão do wide receiver Stefon Diggs. Frequentou a escola Avalon, em Wheaton, próximo de sua cidade natal. Escolheu seguir a carreira universitária em Alabama, jogando pelo Crimson Tide com Nick Saban.

Como calouro em Alabama em 2016, o jogador atuou como wide receiver e retornador entre os especialistas. Somente em 2017 Diggs passou para a defesa, também mantendo sua atividade como retornador. Ele terminou aquela temporada com seis tackles e 228 jardas de retorno. Diggs tornou-se titular em 2018 como junior, mas, após seis jogos, fraturou o pé e não jogou mais naquele ano.  Em 2019 estabeleceu-se como cornerback, com muito bons números, sendo 37 tackles, 11 passes desviados e 4 interceptações, recordes na sua carreira.

 Números

  • 4 temporadas
  • 46 jogos
  • 68 tackles
  • 0,5 tackle para perda de jardas
  • 4 Interceptações
  • 21 passes desviados
  • 2 fumbles forçados

 

Projeção para o Draft

  • 1ª/2ª Rodadas

 


Pontos Positivos

Diggs é um cornerback alto e com grande envegadura, além de exibir a força física de um safety. Muitos inclusive acreditam que ele poderia jogar como free safety também, embora nunca tenha sido testado de forma contínua nesta posição.

Durante o seu tempo em Alabama, Diggs aguçou seu sentido para interceptações, talvez se valendo do tempo que jogou como wide receiver. 

Os GIFs podem demorar um pouco para rodarem na velocidade normal.

É um jogador que às vezes parece estar no lugar certo e na hora certa, sabendo aproveitar suas oportunidades.

 

Tem como características positivas a boa leitura do jogo e habilidade em reagir aos seus instintos. O  próximo vídeo demonstra como sua leitura é interessante, com adequada resposta corporal.

É um verdadeiro gigante, um atleta que se aproveita muito da sua envergadura para realizar jogadas. Com isso, pode encarar wide receivers de grande porte sem grande dificuldade, podendo ser algo importante para sua transição ao nível profissional. Logo abaixo isso por ser visto numa jogada em profundidade.

Por vezes, a sua habilidade na cobertura faz lembrar os traços de um verdadeiro wide receiver.


 

Pontos Negativos

O grande problema para Trevon Diggs diz respeito com as mudanças de posição de campo durante seu período como jogador na escola e na universidade.

Não há dúvida que isso trouxe a ele alguma imaturidade esportiva. Como alguns podem dizer, embora tenha quatro anos de experiência universitária, ainda é muito cru.

De igual forma, ele é um atleta que não consegue manter o foco o tempo todo, tendo uma tendência de ficar relaxado no seu jogo de pés e postura, dificultando suas reações. Inclusive pode ser visto em alguns jogos uma abertura prematura dos quadris, postando o seu corpo e dificultando a marcação individual.

Ele também possui uma limitação no que diz respeito ao posicionamento em campo, já que se posta quase que exclusivamente como um outside cornerback. Além disso, precisa melhorar sua conscientização sobre os marcos de campo (first down, linha lateral, etc.), sendo por vezes enganado.


Como se encaixaria no Dallas Cowboys

Embora os pontos negativos, muito ligados à juventude, Trevon Diggs é muito talentoso. O calouro chegaria para brigar pela posição de titular na posição de outside cornerback. Chidobe Awuzie e Jourdan Lewis são os atuais titulares, mas não são jogadores que gozem de uma unanimidade entre os treinadores e analistas esportivos. Além disso, neste momento, não podem ser classificados como atletas de elite.

Ademais, esses corners citados estão no seu último ano de contrato, sendo que dificilmente ambos permanecerão, tornando-se uma tremenda oportunidade para um jovem como Diggs.

Diggs transita nos mocks drafts entre a segunda metade da primeira rodada até o inicio da segunda. Alguns acreditam que ele esteja superestimado. Outros o classificam como o terceiro melhor cornerback da classe.

O seu grande desafio: sair da sombra familiar e deixar de ser apenas o irmão de Stefon.


Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.

Diego Barros

Torcedor do Dallas escondido no velho oeste do Rio Grande do Sul. Veterano na torcida desde a década de 90, louco para recuperar o Lombardi.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo