Opinião

OPINIÃO | Prevendo o Roster de 2020

Meus caros amigos, chegamos ao momento decisivo da pré-temporada. No próximo dia 5 de setembro, todas as equipes da NFL precisam realizar seus cortes e apresentar suas listas definitivas de 53 jogadores, o famoso roster.

No ano passado escrevi (e errei feio) três versões, antes e durante os jogos da pré-temporada de 2019.

Esse ano, visando mais acertos, resolvi ser mais objetivo e não tão audacioso nas surpresas.

Por não termos grande acesso aos treinos e em razão do cancelamento dos jogos de pré-temporada o exercício de futurologia ficou um pouco prejudicado este ano.

Mas, vamos lá. Essa é a a primeira tentativa de encontrar os 53 que terão uma estrela no seu capacete no início da temporada e que nos levarão ao SuperBowl.

ATAQUE – 24 JOGADORES
Quarterback (2)

A novela renovação de Dak Prescott ganhou mais capítulos, infelizmente na minha opinião. De qualquer sorte, ele já assinou sua franchise tag e é o nosso líder maior. Eu confio nele.

Andy Dalton foi adicionado como uma grande contratação para o grupo, após anos com o Cincinatti Bengals. Em ano de pandemia, com muitos riscos para a saúde, ter um reserva de bom nível é essencial.

Por fim, em razão das grande mudanças na defesa, dos poucos treinos e testes (não houve jogos de pré-temporada) e da pretensa fragilidade da secundária, os Cowboys arriscarão levando apenas dois quarterbacks e Ben DiNucci vai para o practice squad.

Running Back (3)

Ezekiel Elliott foi o protagonista no vai e vem da offseason de 2019, inclusive com uma greve. Essa atitude trouxe consequências físicas e reflexos em toda a sua performance na temporada. Acho que está com sangue nos olhos para 2020.

Tony Pollard vem com tudo, indo para o seu segundo ano e pronto para formar uma das mais temíveis dupla de running backs da liga.

O terceiro nome é uma aposta. Fiquei entre Rico Dowdle e o fullback Sewo Olonilua até o último instante. Apenas lendo as limitadas notícias do training camp de 2020, aposto em Dowdle e no fim da presença de um fullback na lista final, muito em razão da sua utilização híbrida também entre os especialistas.

Linha Ofensiva (10)

A aposentadoria de Travis Frederick impactaria qualquer elenco da NFL. Com os Cowboys não será diferente. Acredito que teremos uma linha ofensiva que precisa se provar em 2020, já que é das mais comentadas da liga, mas, ao mesmo tempo, está em franca reformulação.

Por conta disso, a minha lista tem dez nomes, fazendo parte os offensive tackles Tyron Smith, La´el Collins, Cameron Erving e Brandon Knight; os guards Zach Martin, Connor Williams, Connor McGovern e Adam Redmond; e os centers Joe Looney e Tyler Biadasz.

Wide Receiver (6)

Uma unidade que segue em crescimento e que promete muito para 2020. Se alguém duvida desse fato, dê uma olhada no quadro inicial de wide receivers em 2018. Aposto em um grande susto.

Além do natural crescimento em 2019, foi adicionado CeeDee Lamb, tornando o já bom grupo num composto de ótima profundidade e grande talento.

Minha lista final tem Amari Cooper, Michael Gallup, CeeDee Lamb, Cedrick Wilson, Devin Smith e Ventel Bryant. Este ano Noah Brown se despedirá de Dallas, já que sua função de bloqueador não se faz mais tão necessária, uma vez que a nossa lista de tight ends supre essa carência.

Aposto muito em Wilson como o número 4 e fator surpresa para jogos truncados.

Tight End (3)

Jason Witten é passado e Blake Jarwin o nosso futuro. Gostei da mudança (já estava na hora). Dalton Schultz será o segundo tight end, suprindo a maior necessidade de auxílio ao jogo corrido como bloqueador. Blake Bell será o terceiro com função semelhante.

Vamos combinar, não é o melhor setor, mas acredito que dará conta do serviço. Somente se Jarwin provar seu contrato teremos algum destaque na unidade. Todavia, somados ao grupo de wide receivers, entendo suficiente, embora sem grande vulto.

 

DEFESA – 26 JOGADORES

Linha Defensiva (10)

Provavelmente este foi o setor que teve as adições mais importantes na free agency, mas perdeu Gerald McCoy (minha contratação preferida). Foi uma sacudida grande com novos nomes (mercado e draft), estilo e filosofia. Com os jogadores que já possui, provavelmente contará com dez bons jogadores.

Os defensive ends serão DeMarcus Lawrence, Everson Griffen, Dorance Armstrong,  Aldon Smith e Bradlee Anae. Os nomes garantem uma unidade sólida e com possibilidade de transitar entre o 3-4 e o 4-3 pensados por Mike Nolan e Jim Tomsula. Tyrone Crawford será um híbrido na linha. Dontari Poe, Antwaun Woods, Trysten Hill e Neville Gallimore fecham o grupo de nose e defensive tackles.

Chama a atenção o atleta Hill, que é mais novo em idade que o recém draftado Gallimore e vem recebendo elogios da comissão técnica. Quem sabe sua inexperiência pesou muito nas imaturidades do ano passado. Ele receberá uma nova chande de provar o motivo pelo qual foi escolhido em 2019 na segunda rodada do draft. Trata-se de uma das últimas heranças de Rod Marinelli.

Linebacker (6)

O grupo de linebackers é bem talentoso. Não há dúvida que os maiores desafios dizem respeito à parte física dos jogadores (em especial Sean Lee e Leighton Vander Esch) e se conseguirão ter uma folga no trabalho contra o jogo corrido. Se a linha defensiva não ajudar, o setor dos linebackers ficará novamente sobrecarregado e não conseguirá prestar socorro na cobertura.

Leighton Vander Esch, Jaylon Smith, Sean Lee, Joe Thomas, Luke Gifford e Francis Bernard formarão a lista de linebackers.

As escolhas contemplam nomes para todos os gostos, desde os veteranos, os híbridos que atuam também no time de especialistas e a surpresa Bernard (dica do Vinicius Iori!).

Cornerback (6)

Ano passado acreditava-se que o grupo seria de grande destaque. Ficou longe disso, mas vamos combinar que muitos problemas dos demais setores da defesa estouraram nos cornerbacks.

Para esse anos, temos atletas no seu último de contrato, um renovado que foi oferecido à troca no ano passado, contratados para uma temporada e calouros do draft. Ou seja, todo mundo precisa se provar.

Apesar de não encher os olhos de ninguém, bem como ter poucos treinos em uma comissão toda nova, Chidobe Awuzie, Anthony Brown, Jourdan Lewis, Trevon Diggs, Daryl Worley e CJ Goodwin provavelmente serão os escolhidos.

O número poderá ser elevado com Reggie Robinson se a comissão técnica e front office estiverem com receio de perder o atleta por não passar pelos waivers para chegar no practice squad. Outro fator importante serão os testes com alguns jogadores e como eles responderão como safeties. O próprio Robinson tem sido experimentado ali, podendo, quem sabe, fazer duas funções. Se ele ficar alguém do grupo de safeties dançará. Por enquanto fico com essas apostas, com Robinson no practice squad.

O que se espera é uma unidade mais agressiva, com mais fome de turnovers.

Acredito que o maior destaque será o calouro Diggs.

Safety (4)

O grupo de safeties é fraco, com todo o respeito. Temos de tudo, menos um nome incontestável.

Xavier Woods está no último ano de seu contrato. Tem que jogar e provar seu valor. Até agora foi o nota 5,5-6. Nunca baixou de 5 e nunca chegou nem perto de 7.

Para terem uma ideia da qualidade do grupo, Darian Thompson tomou o lugar de Ha-Ha Clinton Dix no time titular nos treinos e o quarto nome deve ser a eterna promessa Donovan Wilson.

Não é a unidade ideal e, para mim, não inspira confiança.

Por conta disso, a comissão técnica tem treinado cornerbacks na função, tamanha é a incerteza.

Eu ainda sonho diariamente com a contratação de alguém. Quem sabe Earl Thomas? Seria muito bom. Outros nomes para a titularidade só enxergo mediante trocas com outras equipes. A free agency não oferece mais grandes nomes. E, se alguém for contratado, minha bold é que Ha-Ha seria cortado, apesar do seu contrato todo garantido. Na minha opinião ele é muito fraco, apesar da experiência e da confiança do treinador.

Portanto, contando apenas com os nomes que hoje já estão no elenco, a unidade terá Ha-Ha Clinton Dix, Xavier Woods, Donovan Wilson e Darian Thompson.

SPECIAL TEAMS 
Kicker, Punter, Long Snapper (3).

Este ano, nenhuma surpresa. Greg the leg Zurlein veio para acabar com o problema do kicker, que desde a saída de Dan Bailey tem sido um pesadelo. Chris Jones e L.P. Ladouceur seguem.

Espero muito que Chris Jones tenha treinado e não sofra com qualquer lesão. A verdade é uma só: ou Dallas começa a ganhar pelos especialistas ou as temporadas seguirão curtas. Tenho esperanças nessa nova comissão encabeçada por John Fassel.

Lista final:

  • Quarterbacks: Dak Prescott e And Dalton.
  • Linha Ofensiva: Tyron Smith, Zach Martin, Joe Looney, La’el Collins, Connor Williams, Connor McGovern, Cameron Erving, Tyler Biadasz, Adam Redmond e Brandon Knight;
  • Wide Receivers: Amari Cooper, Michael Gallup, CeeDee Lamb, Cedrick Wilson, Devin Smith e Ventel Bryant;
  • Tight Ends: Blake Jarwin, Dalton Schultz e Blake Bell;
  • Running Backs: Ezekiel Elliott, Tony Pollard e Rico Dowdle;
  • Linha Defensiva: DeMarcus Lawrence, Everson Griffen, Dorance Armstrong,  Aldon Smith e Bradlee Anae; Dontari Poe, Tyrone Crowford,  Antwaun Woods, Trysten Hill e Neville Gallimore;
  • Linebackers: Leighton Vander Esch, Jaylon Smith, Sean Lee, Joe Thomas, Francis Bernard e Luke Gifford;
  • Cornerbacks: Chidobe Awuzie, Anthony Brown, Jourdan Lewis, Trevon Diggs, Daryl Worley e CJ Goodwin;
  • Safeties: Ha-Ha Clinton Dix, Xavier Woods, Donovan Wilson e Darian Thompson;
  • Time de Especialistas: Greg Zurlein, Chris Jones e L.P. Ladouceur.

E aí, concordam?

Será que o Mike McCarthy vai aprontar mais alguma?

Veremos.

Saudações e Go Cowboys.

 


Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.

Diego Barros

Torcedor do Dallas escondido no velho oeste do Rio Grande do Sul. Veterano na torcida desde a década de 90, louco para recuperar o Lombardi.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo