Opinião

OPINIÃO| A Integridade do Esporte

Todos vocês já devem saber que Tom Brady não jogará, a princípio, contra os Cowboys por causa da suspensão de quatro jogos. Ótimo para nós.

Além da suspensão de Brady, o New England Patriots perderam a escolha da primeira rodada do draft de 2016 e o de quarta rodada de 2017. Para não dizer que eu não falei, os Patriots também terão que pagar um milhão de dólares de multa – o que, no momento, é o menor dos problemas para Robert Kraft, dono do time mais sujo da NFL.

Ah, sujeira. Sujeira que não começou de hoje.

Para quem não lembra, os Patriots foram pegos gravando os sinais de defesa do New York Jets, rivais de divisão, em 2007. Durante investigações, a NFL descobriu que Bill Bellichick fazia isso desde, pelo menos, 2000. Como punição, New England perdeu a escolha de primeira rodada e tomaram uma multa de 250 mil dólares. Bill “Belicheat” ainda teve de pagar 500 mil dólares.

Se voltarmos um pouco mais no tempo, em 1982, num jogo contra o Miami Dolphins, uma grande tempestade de neve caia em Foxborough. Até os últimos instantes do jogo, o placar marcava 0 a 0. Mas os Patriots tiveram a chance de marcar um field goal da vitória. Como o campo estava coberto de neve, o então head coach dos Patriots Ron Meyer mandou que o campo fosse limpado para que o chute fosse mais fácil. Patriots ganharam a partida por 3 a 0. No final do jogo, Don Shula, uma lenda da NFL, afirmou que o que aconteceu foi o “ato mais desleal” já visto na liga.

Ainda na AFL, em 1961, um torcedor do na época Boston Patriots entrou no campo para impedir o touchdown que daria a vitoria para o Dallas Texans.

As trapaças dos Patriots não são de hoje e nem esporádicas. E, não, eu não estou tentando inocentar nenhum outro time que tente ganhar vantagem sobre outros.

Os Patriots são sujos. Eles são uma vergonha para a NFL.

O Deflategate mancha, sim, o legado de Tom Brady. Não, isso não é pequeno. Não, isso não é irrelevante.

Ou, pelo menos, pode ser tão irrelevante quanto o escândalo de Lance Armstrong. Tão irrelevante quanto o Bounty Scandal. Ou até mesmo tão irrelevante quanto o maratonista Fred Lorz que ganhou medalha de ouro na Olimpíada de 1904, após entrar num carro e percorrer por volta de 20km da prova sentado.

O que me deixa realmente chateado e frustrado é ver que heróis como Tom Brady, Bill Bellichick, Robert Kraft, Lance Armstrong, Sean Payton e Fred Lorz não são heróis. E o pior, crianças querem ser como eles. Entretanto, ao trapacearem para alcançar a glória, eles apenas destroem a imagem de ídolo de milhões de pessoas.

Mas o que realmente me deixa enfurecido é que, no final do dia, os Patriots ainda ganharam o Super Bowl. Os Saints ainda ganharam o Super Bowl em 2009. Lance Armstrong ganhou diversas Tour de France – embora tenham tirado todos os títulos dele. E Fred Lorz foi campeão olímpico.

Tradução: Eles vão devolver o título do Super Bowl? Uh, não. Valeu a pena.

E isso só da exemplo que, apesar dos pesares, trapacear vale a pena. Ou, como diria meu amigo torcedor dos Patriots:

11216410_10203840594921462_870393273_n

O único jeito de mostrar que trapacear não vale a pena é se a suspensão e a perda das escolhas do draft realmente fizerem algum efeito. Se os Patriots continuarem ganhando, os atletas continuarão achando que o fim justifica os meios.

Tradução: Você tem que amar os Patriots. Eles fazem qualquer coisa para ganhar um Super Bowl. #MeuTipoDeTime

Ah, e caso você queira ler (em inglês) o que Tom Wells, o investigador do caso, apurou sobre o Deflategate, clique aqui para ler o relatório.


A minha opinião não reflete necessariamente a opinião do site ou de qualquer um dos colabores do site. Caso discorde, ficarei mais do que feliz em debater com você nos comentários.

Rafa Yamamoto

Dono do posto de editor mais bonito do Blue Star Brasil, Rafa Yamamoto é redator e apresenta o Podcast.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. belas palavras rafael, mas isso seria evitado se a NFL tivesse agido rapido e suspendido o brady por UM jogo. O SUPER BOWL. Mas infelizmente até pra se punir as pessoas pensam no proprio bolso. Será que haveria a mesma audiencia se o brady não jogasse o SB e os seahawks destruissem no jogo mais importante pelo segundo ano seguido? Quando tudo que movimenta as pessoas é o dinheiro e oq fazer ou não para consegui-lo, as punições vão ser sempre assim, meia bomba, visando mais agradar a opinião publica do que qq outra coisa

    1. Salve, JP. Entao, mas a investigação levou tempo. Não teria como punir os Patriots e muito menos suspender o Brady em duas semanas.

      Mas a pergunta que ainda fica é: o Brady nao cooperou com as investigação porque tem coisa muito mais suja por trás?

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo