Notícias

O que Jason Garrett disse sobre a polêmica decisão na prorrogação de domingo

Se você acreditasse que o vôo de volta de Houston daria tempo a Jason Garrett para refletir sobre não arriscar para o first down, admitir o erro de seus métodos e fazer um pedido de desculpas, você estaria errado.

Se você estivesse convencido de que o treinador dos Cowboys se dissolveria em uma poça de dúvidas e inquietações nas horas que se seguiriam à sua decisão de chutar o punt naqueles momentos finais e fatais da prorrogação, bem, você estaria enganado.

Não houve mea culpa na coletiva de imprensa da tarde de segunda-feira após a derrota da equipe por 19 a 16 para os Texans. Garrett não se abalou com o verdadeiro interrogatório da mídia nem mudou sua história. Ele respondeu pacientemente a todas as perguntas sem parecer conflituoso ou defensivo.

Isso não dá conforto para a legião de críticos que condenam a decisão de Garrett de chutar o punt aos 5:40 finais da prorrogação. Muitos não têm interesse em ouvir seu raciocínio. Na opinião deles, o treinador estava errado, especialmente à luz dos dados que mostram que os Cowboys foram bem sucedidos em 18 das 19 tentativas de quarta descida para uma jarda desde a chegada de Ezekiel Elliott.

Os Cowboys perderam e ficaram abaixo de .500 (50%) pela terceira vez neste início de temporada. Os críticos descartam Garrett como passivo e assustado. Eles não têm interesse no que ele tem a dizer, a menos que ele admita esses pontos.

Prepare-se para ficar desapontado.

Novamente.

Uma atualização rápida: os Cowboys enfrentaram uma terceira descida para uma jarda na linha de 42 de Houston na prorrogação. A chamada foi uma zone read. Dak Prescott entregou a bola para Elliott, que terminou sem ganho.

O quarterback dos Cowboys deveria ter segurado a bola em vez de entregá-la a Elliott?

“Ele tomou a decisão certa”, disse Garrett, acrescentando que a jogada não conseguiu a jarda necessária por causa de um colapso na linha ofensiva.

Isso significou uma quarta descida para uma jarda. Os Cowboys tiveram uma quarta descida para uma jarda de um ponto quase idêntico, faltando dois minutos para o final do primeiro tempo. Uma sneak do quarterback alcançou 2 jardas.

Mas, na mente de Garrett, essa quarta para uma jarda na prorrogação foi muito diferente.

“A razão pela qual somos agressivos é porque temos sido bons nessas situações”, disse Garrett sobre a abordagem da equipe nos últimos anos. “Muita confiança nos caras da frente, muita confiança em nosso corredor”.

“Mas, novamente, a situação do jogo, o que estávamos fazendo no ataque, o que estávamos fazendo na defesa, o quão longa era aquela quarta descida…”

“Todos esses fatores contribuíram para isso”.

Garrett tinha acabado de ver a defesa de Houston, que permitiu apenas 54 jardas em 20 carregadas para Elliott, segurar o recordista em jardas corridas da liga na terceira descida. Ele havia sido parado sem ganho ou perda de jardas em nove das suas carregadas da noite.

Isso passou pela mente de Garrett na quarta descida?

“Com certeza”, ele disse.

“Era uma longa. Eu estava de pé ali. Provavelmente era uma jarda e meia. Tivemos uma jogada de terceira descida que gostamos. Infelizmente, eles fizeram um bom trabalho e nos seguraram. Na verdade, nós provavelmente perdemos um pouco na terceira descida”.

O desempenho da defesa de Dallas também estava passando pela mente de Garrett naquele instante.

Os Cowboys forçaram três punts e dois turnovers, e pararam os Texans em uma posição na linha do gol nas oito posses anteriores a Garrett enfrentar sua decisão de quarta para um. Os dois field goals de Houston nessas oportunidades foram de 26 e 27 jardas.

O ataque de Houston ganhou 127 jardas e teve uma média de apenas 3,4 jardas por jogada após o intervalo.

“Apenas fazia sentido para nós, naquele momento, seguir o jogo e ficar numa boa posição de campo”, disse Garrett. “Dar ao punter Chris Jones a chance de prendê-los na linha de 10 jardas. Deixar a defesa jogar”.

“Fisicamente, ao longo do jogo nós estávamos realmente desgastando-os. Nossa linha defensiva estava chegando ao seu corredor, estava chegando no quarterback. Eles não foram realmente eficazes conduzindo a bola ou marcando pontos”.

“Nós nos sentimos que, naquele momento, era como deveríamos jogar”.

Acabou sendo uma jogada perdida. Os Texans conseguiram 72 jardas, graças em grande parte a uma recepção de 49 jardas de DeAndre Hopkins, para definir o field goal vencedor.

Garrett disse que acredita que os jogadores entenderam o que levou à sua decisão e não abordou isso com eles. Jerry Jones esteve com a equipe técnica na melancólica manhã de segunda-feira para ouvir o treinador explicar o porquê de ele tomar essa decisão.

Ele ainda tem o apoio do dono?

“Sim”, disse Garrett.

Nenhum equívoco.

Em seguida: Jacksonville.

Fonte
Dallas Morning News

Diego Barros

Torcedor do Dallas escondido no velho oeste do Rio Grande do Sul. Veterano na torcida desde a década de 90, louco para recuperar o Lombardi.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo