Notícias

O que acontecerá com Ezekiel Elliott a partir de agora

As reviravoltas da batalha legal de Elliott para acabar com sua suspensão de seis jogos continuou na quarta-feira mesmo com o running back voltando a treinar com o time.

Enquanto o juiz Amos Mazzant decide se vai permitir que Elliott continue jogando após a abertura da temporada contra os Giants no domingo – Mazzant disse que divulgará sua decisão na sexta-feira – os representantes de Elliott e da NFL apresentaram mais documentos, contra e a favor da moção. A NFL também argumentou que o caso deve ser transferido da corte federal do distrito do Texas para Nova Iorque, o que tem sido tradicionalmente favorável para a liga.

Os novos documentos apresentados à corte na quarta-feira incluíam o motivo do mediador Harold Henderson ter mantido a suspensão de Elliott pela NFL. A negação de Henderson ao apelo de Elliott foi anunciada na terça-feira e será considerada por Mazzant.

O comissário da NFL, Roger Goodell emitiu sua punição à Elliott no dia 11 de agosto, onde a liga considerou três incidentes onde o jogador supostamente causou lesões corporais em sua ex-namorada Tiffany Thompson em julho de 2016 em Columbus, Ohio, Elliott negou e tem lutado contra essas alegações.

Algumas perguntas e respostas sobre o que acontecerá em seguida:

Qual é a próxima decisão importante a ser tomada?

Na sexta-feira, Mazzant anunciará se vai garantir a Elliott uma ordem de restrição ou uma liminar preliminar.

Os representantes de Elliott acreditam que Mazzant vai garantir uma ordem de restrição temporária, o que daria a Elliott uma pausa de sua suspensão por mais algumas semanas até que aconteça uma audiência para determinar se ele receberá uma liminar, o que provavelmente faria com que o caso fosse julgado apenas no ano que vem. Daniel Wallach, um especialista em justiça desportiva, acredita que Mazzant dará uma liminar na sexta-feira, visto que as duas partes já participaram de uma audiência grande na semana passada.

A NFL já concordou em permitir que Elliott jogue no domingo contra o Giants, mas se ele poderá jogar após isso está nas mãos de Mazzant.

Quais são as chances de Elliott receber a ordem de restrição?

As cortes geralmente garantem discrição à decisão do juiz. No entanto, Mazzant continuou a questionar a NFL sobre uma série de eventos que ele disse que vão contra a equidade-fundamental de Elliott. Kia Roberts, a diretora de investigações da NFL, conduziu todas as entrevistas com a acusadora de Elliott, Tiffany Thompson, e duvidou da sua credibilidade. Roberts não participou da reunião com Goodell quando a punição foi discutida. Henderson não exigiu que Thompson, as anotações de Roberts sobre suas entrevistas com Thompson ou que Goodell fossem analisados na audiência da semana passada em Nova Iorque.

A NFL diz que as preocupações de Roberts foram incluídas no relatório de 160 páginas que ela co-escreveu.

Na terça-feira, Mazzant disse que o efeito cumulativo do caso era algo que ele não poderia ignorar.

O caso será transferido para Nova Iorque?

Wallach não acha que isso vai acontecer pois Elliott e a NFLPA podem argumentar que eles entraram primeiro no caso, e Mazzant já investiu bastante tempo no caso. A NFL está argumentando que foi a própria liga que apresentou o processo em Nova Iorque após a decisão de Henderson na terça-feira e que o requerimento da NFLPA foi prematuro pois ocorreu antes da decisão de Henderson. A NFLPA ainda não havia respondido ao processo da NFL em Nova Iorque até quarta-feira.

Quais são as alternativas para o perdedor do caso?

Qualquer um dos lados pode apelar no Quinto Circuito e exigir permanência até que o caso seja resolvido. Os critérios são similares aos que Mazzant já está considerando.

O que aconteceu na quarta-feira?

O motivo de Henderson para manter a suspensão de Elliott através do processo de apelo da NFL se tornou parte dos relatos que Mazzant vai considerar. Henderson notou que as investigadoras da NFL Kia Roberts e Lisa Friel expressaram surpresa por não terem sido requeridas a recomendar uma punição nos seus relatos, mas ele disse que seus papéis encaixaram perfeitamente no processo descrito na política de conduta pessoal da NFL.

Elliott e a NFLPA discutem que a decisão de Henderson não muda nada sobre a evidência de inequidade fundamental, danos irreparáveis ou dos transtornos causados pela decisão da ordem de restrição ou da liminar. Simplesmente reflete o resultado inevitável dos procedimentos arbitrais em que o mediador já havia dado sua decisão final negando o acesso do requerente à testemunha e es evidências necessárias para alcançar seu dever de desafiar se haviam evidências críveis para justificar a decisão do comissário.

Henderson escreveu que já foi decidido há muito tempo que o comissário possui larga discrição. Ele incluiu ainda que o caso de Elliott pode ser a primeira vez em que o novo processo disciplinar foi totalmente implantado sem que haja acusações criminais.

Mas o que importa agora para Elliott é se Mazzant concorda com isso.

 

Fonte
Dallas Morning News

Rafael Loureiro

Calouro, vindo de Santa Maria-RS, 18 anos, 6' 157 lbs e escolheu não correr o 40 yard dash. Viciado em NFL e apaixonado pelo Dallas Cowboys, agora compõe a equipe do Blue Star Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo