“Deadline make deals“. Em português, “prazos definem acordos”. A frase define exatamente a situação do Dallas Cowboys com o Dez Bryant. No prazo final da NFL para que clube e jogador pudessem entrar em um acordo para renovação de contrato, Cowboys e Dez conseguiram se acertar.
Bryant e o Cowboys finalizaram um acordo de renovação na tarde de quarta-feira, pouco antes do prazo de 15 de julho dado pela NFL para os jogadores que receberam a franchise tag assinem um contrato. Por diversas fontes, o acordo será de 70 milhões de dólares em cinco anos, com 45 milhões garantidos.
Sem o novo contrato, Dez seria forçado a jogar a temporada de 2015 sob a franchise tag que representava a média dos cinco maiores salários de wide receiver da liga, algo próximo de 12,8 milhões de dólares. A assinatura de Dez concluiu uma negociação longa, que se arrastou por meses. Diversas vezes, um acordo pareceu estar próximo de ser fechado, mas não acabou acontecendo.
As conversas diminuiram nos últimos meses, e sem assinar a franchise tag tender, Bryant optou por não participar do programa de treinos voluntários da offseason. Ele periodicamente visitava Valley Ranch para treinar sozinhou ou visitar os jogadores e a comissão técnica, além de ter participado de exercícios individuais em uma parte dos OTAs.
No último dia do minicamp obrigatório, Bryant — que não havia necessidade de participar por não estar sob contrato — assistiu o treino e teve uma longa conversa na sideline com Jerry Jones.
Apesar da aparente boa vontade de ambos os lados, houve diversos problemas no acordo: no meio de junho, fontes indicaram que Dez estaria disposto a perder jogos da temporada regular caso não chegasse a um acordo, o que foi confirmado pelo jogador em seu twitter.
Bryant certamente mereceu seu contrato. Sendo a 24ª escolha geral do draft de 2010, Dez se tornou um líder de um elenco de playoff e um jogador All-Pro em sua posição. Em 2014, Dez Bryant bateu o recorde da franquia conseguindo em apenas uma temporada 16 recepções para touchdown e mais de 1.000 jardas (1.320) pela terceira vez em sua carreira de apenas cinco anos.
Em 75 jogos na carreira, Bryant está em sétimo no ranking da história da franquia, com 381 recepções e 56 touchdowns, podendo se tornar o terceiro de todos os tempos em recepções em 2015, ficando atrás de apenas Jason Witten (943) e Michael Irvin (750). Drew Pearson, atualmente em terceiro lugar, tem 489.
Bryant liderou o Cowboys na última temporada com 88 recepções e quase teve um dos momentos mais memoráveis da história do time na derrota para Green Bay na rodada divisional da pós-temporada. Com o Cowboys perdendo por 26 a 20 nos últimos minutos, os árbitros definiram que Dez Bryant não manteve o total controle da posse de bola durante a recepção em uma quarta descida onde o jogador se esticou para alcançar a goal line.
Mesmo com a jogada tendo sido declarada passe incompleto, a jogada acabou aumentando a reputação de Bryant, com a hashtag #DezCaughtIt sendo ainda comentada nas redes sociais meses após o jogo.
Um dos problemas nas negociações foi a diferença entre os dois recebedores mais bem pagos, Calvin Johnson do Detroit Lions e Larry Fitzgerald do Arizona Cardinals, e o resto da liga. Outros wide receivers top de linha, como Demaryus Thomas, Julio Jones e A.J. Green, também buscavam uma renovação de contrato até certo ponto, mas um deles precisaria definir o valor de mercado para a posição.
“Eu tenho um bom relacionamento com Dez”, disse Jerry Jones durante o minicamp. “Eu sei que ele, assim como o Cowboys, quer que ele seja um Cowboy para o resto de sua carreira profissional”.
“Nós o valorizamos. Além do Dez, ninguém está mais orgulhoso de seus feitos”.
O acordo de Dez foi feito, consolidando Dez Bryant como um dos recebedores de elite da NFL.
Você pode ver seus melhores momentos na NFL clicando aqui e todos seus 16 touchdowns em 2014 clicando aqui.