O calouro dos Cowboys, Leighton Vander Esch, liderou o time com 11 tackles totais contra Jacksonville em apenas 48 snaps defensivos. Ele também é o jogador de Dallas com mais tackles na temporada, 51 em seis jogos.
Mas o que mais impressionou o técnico Jason Garrett foi a forma como o jogador se adaptou após um erro contra os Jaguars.
O único touchdown dos Jaguars veio em um passe de 34 jardas de Blake Bortles para Dede Westbrook. Vander Esch correu junto com o recebedor através do campo, mas deixou o jogador ficar atrás dele e completar a recepção para chegar à end zone.
“Esse TD está na conta do Leighton,” disse Tony Romo, analista da CBS.
Mas quando os Jaguars tentaram executar a mesma jogada do outro lado do campo, Vander Esch cobriu perfeitamente, junto com o cornerback Byron Jones e o safety Jeff Heath. Heath conseguiu ainda uma interceptação após o passe ser defletido.
“Um jogador inteligente aprendendo com as experiências,” disse Garret sobre Vander Esch.
O tempo de jogo de Vander Esch aumentou após o veterano Sean Lee ficar de fora com uma lesão na coxa. Lee já estava impressionado antes do jogo de domingo.
“Para um calouro conseguir lidar com todas as leituras que ele tem e jogar tão bem quanto ele tem jogado…não é fácil,” disse Lee. “Ele faz parecer fácil.”
Vander Esch e o linebacker Jaylon Smith tem superado as expectativas enquanto Lee está fora.
“Ele me chama de ‘Lil’ Bro’ e tem sido praticamente um irmão mais velho para mim,” disse Vander Esch sobre Smith. “Eu tenho aprendido coisas novas todos os dias, e durante os jogos nós estamos sempre conversando e ele sempre me corrige e me ajuda a acertar no campo.”
Jaylon disse que ele e Leighton estão criando química tanto dentro quanto fora de campo.
“Nós estamos clicando,” disse ele. “É encorajador, por que nós dois vamos estar aqui por bastante tempo.”