Como as coisas estão agora, o proprietário Jerry Jones disse que quer o wide receiver Dez Bryant de volta ao Dallas Cowboys no próximo ano.
Jones ainda vê Bryant como o melhor recebedor, apesar dos números em declínio de Bryant nos últimos três anos.
Mas Jones reconhece que uma conversa será realizada em breve com Bryant sobre seu contrato.
E, embora ele se recusasse a ser específico sobre perguntar a Bryant por um corte do seu salário de US$ 12,5 milhões para a próxima temporada, incluindo um impacto de US $ 16,5 milhões no salary cap, ele diz que ele e o vice-presidente Stephen Jones, que reconheceu abertamente que uma decisão deve ser tomada sobre o contrato de Bryant, estão na mesma página.
“Nós não estamos de maneira alguma fora de página dentro da organização”, disse Jones domingo no NFL Scouting Combine. “A razão pela qual não discutimos o contrato é que isso implica que há um problema com o contrato. Isso não é justo para implicar que há algo até nos sentarmos e anunciarmos que fizemos algo de uma forma ou de outra”.
“É preciso dos dois para isso. Isso leva a ele e nós a fazer qualquer coisa com o contrato. Você me perguntou enquanto eu estou sentado aqui, você o quer na equipe no próximo ano e minha resposta é sim.”
Jones disse que a reunião ocorrerá num futuro imediato, provavelmente antes do início da free agency em 14 de março.
Ele não diz que a reunião com Bryant será acrimoniosa, por causa do forte relacionamento que desenvolveram ao longo dos anos, profissionalmente e pessoalmente.
“Eu tenho tido muitos negócios com Dez ao longo dos anos”, disse Jones. “E eu estive envolvido com a negociação de contrato, mas em muitos casos, com seus outros negócios pessoais. Não é estranho o visitar. Nós planejamos o visitar e falar sobre seus negócios. Ambos estamos muito confortáveis, sendo muito sincero”.
“Quando você tem esse tipo de relacionamento, que eu tenho com ele, fico otimista, quando estou sentado aqui nesta época do ano que vem, vamos ter feito um bom trabalho em seus negócios”.
Mas o declínio de Bryant em números desde a assinatura de uma extensão de contrato de cinco anos e US$ 75 milhões deve dar uma razão para a pausa dos Cowboys.
Antes da temporada de 2015, Bryant apresentou três temporadas consecutivas com pelo menos 1.200 jardas recebendo e 12 touchdowns.
Desde então, Bryant não atingiu a marca de 1.000 jardas em recepção e não teve touchdowns de dois dígitos.
Na temporada passada, Bryant liderou os Cowboys em recepções (69), jardas recebidas (838) e recepções para touchdown (6), mas também ficou entre os líderes da liga com 12 passes que viraram drops, maior marca da carreira.
As lesões fazem parte da história de Bryant, já que ele sofreu com um pé fraturado em 2015, fazendo com que ele terminasse a temporada na reserva dos lesionados e fosse submetido a uma cirurgia na off-season. Em 2016, ele perdeu três jogos com um osso fraturado no joelho.
E enquanto ele não perdeu nenhum jogo em 2017, ele lutou contra uma lesão no tornozelo e tendinite no joelho.
Jones disse que as lesões e um ataque menos eficiente em 2017 foram os maiores motivos para a queda de Bryant.
“Você credita algo disso para as lesões”, disse Jones. “Você pode creditar também em não termos sido tão eficientes este ano quanto fomos o ano anterior, não tendo posse, não tendo tempo de posse de bola ofensiva que tivemos. Posso começar por aí. Tudo isso tem uma causa e efeito, o frango e o ovo”.
“O que vem primeiro, o desempenho de um jogador individual em uma posição ou o tempo lá. Penso que se você tiver uma situação de lesão, e também penso que certamente, no ano passado, não tivemos o saldo que tivemos no ano anterior que deu a todos uma melhor oportunidade de ter melhores números”.
Perguntado se ele ainda é o melhor recebedor, e por que a conversa precisa ser sobre o contrato dele, Jones desviou.
Se ele ainda é o Número 1, por que há uma pergunta ou necessidade de falar sobre ele?
“Eu posso dizer motivos. Não vou falar dele. Mas eu posso dar-lhe razões. Nós já falamos com caras no auge de suas carreiras e sobre seus contratos antes. Realizamos ajustes em seus contratos. Continuamos procurando maneiras de melhorar seu valor no elenco”.
“Nós vamos sempre trabalhar continuamente a economia do nosso elenco para que possamos obter mais espaço no cap. Nós sempre estaremos tentando fazer isso. Indivíduos como Dez trabalharam conosco. E em seu caso particular, eu repito, tenho mais história trabalhando com Dez e suas economias do que a maioria dos jogadores que tivemos histórias durante esses tempos econômicos”.