É quase que uma obrigação falar de Jaylon Smith, dado o investimento feito pelo os Cowboys sobre o jogador. Mas, por enquanto, o dono do time e General Maneger Jerry Jones disse que não há muito o que falar sobre a lesão que Smith sofreu, o que lhe tornou um jogador de segunda rodada, em vez de um top 10 no último draft.
“O seu progresso é realmente indeterminado – mas isso já era de se esperar. Ele não está totalmente fora dos planos,” disse Jones durante uma entrevista a rádio 105,3 FM, The Fan.
Os Cowboys escolheram Smith na 34ª escolha geral do último Draft, no dia 29 de abril, apenas alguns meses depois de uma grave lesão sofrida pelo jogador no joelho esquerdo. O linebacker de 21 anos está melhorando desta lesão no joelho, mas ele também enfrenta um grande desafio de recuperar o nervo atingido pela lesão em sua perna.
Com a expectativa de que o nervo possa crescer cerca de uma polegada por mês, é um processo longo que Jones reiterou que ainda está em andamento.
“O rejuvenescimento do nervo que o ajudaria a entrar numa posição de realmente atuar em campo de jogo não está completo, mas não está muito atrasado — era de se esperar,” disse ele. “Nossos médicos não estão nada desanimados — eu não estou.”
A confiança dos Cowboys decorre do fato de que a chefe do departamento médico da equipe, Dr. Dan Cooper, também tem sido o cirurgião de Smith durante todo o processo. Isso deu-lhes um nível de conforto ao selecioná-lo no Draft, e lhes dá a confiança de que Smith está no caminho da recuperação.
Sempre otimista, Jones permaneceu esperançoso de que o novato poderia ser disponibilizado em algum momento durante a temporada de 2016. E mesmo que este não for o caso, ele acrescentou que ele está encorajado pelo que Smith tem feito até o momento.
“É o tipo de situação que poderia realmente surgir, e se surgir, então vamos tirar proveito dela. Ele é um jogador de muito impacto que nós vamos tentar colocá-lo no campo,” disse ele. “Enquanto isso, ele está fazendo muitas coisas que nos permite usar a palavra progresso. E é claro que ele tem uma ética de trabalho e determinação para ajudar a equipe.”