Jerry Jones comenta nova regra de ataque ao QB
O dono e gerente do Dallas Cowboys, Jerry Jones, afirmou que a nova definição na falta de ataque ao passador (roughing the passer, em inglês), que impede um defensor de cair com todo o peso de seu corpo em cima do quarterback alterou o jogo “tanto quanto qualquer outra [regra] tenha provocado mudanças no passado”.
Falando na rádio americana 105.3 The Fan, em Dallas na terça-feira, Jones disse que o futebol americano no nível profissional precisa de regras diferentes daquele jogado nas universidades e no ensino médio.
“O jeito que eu vejo nosso futuro é que há uma ênfase muito grande no futebol americano dos jovens, futebol amador”, disse Jones. “Eu vejo isso refletido no nível do ensino médio. Eu vejo um jogo universitário que, com certeza, tem muita classe, e é um grande jogo e tem esses ajustes de que estamos falando”.
“Mas quando se trata de futebol profissional, para usar um termo do boxe, é aí que você coloca as suas luvas de competição. É quando você não quer lutar com aquelas luvas maiores nem aqueles capacetes. Você é pago muito dinheiro para ir lá e estar nessas situação em que você tem que arriscar mais”.
Na derrota de domingo para o Seattle Seahawks, Tyrone Crawford, defensive lineman do Cowboys, cometeu uma falta de ataque ao passador depois de acertar Russell Wilson. Depois do jogo, Jones disse, “Isso não foi um ataque ao passador de acordo com as regras vigentes” e complementou que Crawford “estava tentando fazer um tackle limpo”.
Crawford disse que a liga “está tentando pegar a gente em coisas pequenas”, e imagina que será multado.
“É muito importante que o futebol profissional se diferencie como um esporte muito físico quando comparado ao esporte amador e do ensino médio”, disse Jones na terça-feira. “Isso é muito importante. Agora, onde encontrar esse equilíbrio, é outra história. Mas chegará um ponto no futuro em que você verá futebol profissional no qual eles colocam as luvas de competição e os caras estarão jogando”.
O linebacker Clay Matthews do Green Bay Packers tem estado no centro das polêmicas a respeito da nova regra nos últimos três jogos, com pancadas que foram penalizadas com faltas. William Hayes, do Miami Dolphins, rompeu o seu ligamento cruzado anterior enquanto tentava evitar cair com seu peso em cima do quarterback Derek Carr, do Oakland Raiders.
Os quarterbacks Ben Roethlisberger e Aaron Rodgers também criticaram a mudança na regra.