Após Ronald Leary deixar a equipe durante o período de free agency, La’el Collins tem uma ótima oportunidade de garantir a titularidade absoluta de left guard na linha ofensiva dos Cowboys. Este foi o comentário do treinador Jason Garrett, para o treinador é melhor o jogador se firmar na posição de guard do que uma possível mudança para right tackle.
Collins sofreu uma grave lesão no terceiro jogo da temporada de 2016, que exigiu cirurgia e deixou o jogador de fora da equipe pelo resto do ano. Leary, um ex titular da linha ofensiva dos Cowboys, assumiu a vaga de Collins pro restante da temporada jogando muito bem todas as suas partidas. Em final de contrato, Leary assinou um novo contrato com o Denver Broncos no valor de $36 milhões durante quatro anos.
“Nós desejamos nada além do melhor para Leary”, disse Garrett na terça feira no NFL Annual Meeting em Phoenix. “Ele foi um excelente jogador para a nossa equipe durante a sua estadia em Dallas. Mas é uma grande oportunidade para La’el voltar e ganhar a vaga de titular absoluto na posição. Nós assinamos com Jonathan Cooper, que estava conosco no final do ano, então já podemos criar alguma competição pela vaga de titular da posição.”
Embora nenhum anúncio oficial não tenha sido feito, há indícios de que é quase certa a aposentadoria de Doug Free. Se caso isso vier a acontecer, é outra posição que precisará de substituto na linha ofensiva dos Cowboys. Free tem sido um jogador dos Cowboys desde que foi selecionado na quarta rodada do draft de 2007. O jogador lidou com lesões nos últimos anos e teve cirurgias nas duas últimas pré-temporadas.
Leia também: Como ficará a linha ofensiva sem Doug Free?
“Doug Free é um grande jogador de futebol”, disse Garrett. “Ele jogaria tranquilamente mais dez anos se ele conseguísse se manter saudável. mas ele tem lidado com várias lesões em seu corpo nos últimos anos e em sua mente era hora de pensar no futuro.”
Chaz Green, selecionado da terceira rodada de 2015, foi titular em duas partidas após a lesão de Tyron Smith na temporada passada e é um dos melhores candidatos a assumir a vaga de right tackle da linha ofensiva da equipe, se ele conseguir manter-se saudável. Na semana passada, os Cowboys assinaram com Byron Bell, jogador com cinco anos de experiência na liga para também criar competição interna na posição.
Collins e o All-Pro right guard Zack Martin jogaram como ofensive tackle em LSU e Notre Dame, respectivamente. Os jogadores podem dar flexibilidade para a linha ofensiva dos Cowboys, se ela um dia vier a ser necessária.
“Martin é um daqueles jogadores que tem ótimos instintos e compreensão do jogo e tem ótima forma física para fazer várias funções dentro da linha ofensiva do time. Em um mundo ideal, porém, gostaríamos de manter o jogador como guard,” disse Garrett.
A visão é a mesma e bem semelhante a situação de Collins.
“Eu acho que isso seria o melhor para ambos os jogadores”, disse Garrett. “Mas novamente, eles conseguem exercer e jogar nas duas posições. Ambos os jogadores já jogaram de tackle na faculdade, então eles já possuem experiência em jogos de um nível elevado jogando na posição. Mas vamos dar a ele a chance de jogar como left guard primeiro.”