Greg Hardy é suspenso por 10 jogos pela NFL; jogador pode apelar da decisão
A NFL anunciou hoje sua ação disciplinar para Greg Hardy. A suspensão ao jogador recém-contratado pelo Cowboys será para os primeiros 10 jogos da temporada de 2015.
Em nota, a NFL disse que Hardy será suspenso em um período de 10 jogos “por conduta prejudicial à liga em violação da Constituição da NFL e seu Estatuto Social, o contrato do jogador com a NFL e a Política Pessoal de Conduta da NFL.”
A suspensão de Hardy terá início no dia 5 de setembro, quando os times da NFL serão obrigados a cortar o número de jogadores no roster para 53. Ele será permitido participar de todas as atividades da pré-temporada, incluindo todo o programa da offseason, Organized Team Activities (os OTAs), training camp e todos os quatro jogos da pré-temporada.
Hardy ainda pode recorrer da decisão nos próximos três dias.
Essa notícia vem semanas depois do fim da reunião anual da NFL em Phoenix, onde o comissionário Roger Goodell disse que esperava tomar uma decisão no caso Hardy “em um futuro próximo”.
Hardy recebeu acusações de agressão e de ameaças contra sua ex-namorada, Nicole Holder, em fevereiro do ano passado, mas as acusações foram retiradas quando Holder não pode ser localizada para o julgamento.
Em uma carta para Hardy, Goodell disse que uma extensa investigação de dois meses da liga determinou que, independente do resultado do caso, “teve evidências críveis suficientes que Hardy esteve envolvido em uma conduta que violou a política da NFL e múltiplos pontos com circunstâncias agravantes”.
A carta acrescenteu: “a investigação da NFL concluiu que Hardy violou a Política Pessoal de Conduta por usar força física contra Nicole Holder em ao menos quatro situações. Primeiro, ele usou a força física contra ela que fez com que ela caísse em uma banheira. Segundo, ele usou a força física contra ele que fez com que ela caísse em um sofá que estava coberto com ao menos quatro rifles semi-automáticos. Terceiro, ele usou a força física ao segurar o pescoço de Ms. Holder com pressão suficiente para deixar marcas visíveis. E quarto, ele usou a força física para empurrar Ms. Holder contra uma parede da entrada de seu apartamento.”
Hardy perdeu 15 jogos da última temporada pelo Carolina Panthers por conta do incidente. O Panthers o colocou na commissioner`s exempt list antes da semana três contra Pittsburgh. Mesmo tendo jogado apenas um jogo, Hardy recebeu o salário de 13 milhões de dólares garantidos por conta da franchise tag.
O contrato de um ano e 13 milhões de dólares que Hardy assinou com o Cowboys nessa offseason é baseado praticamente em incentivos e bônus, sem dinheiro garantido. Um dos maiores incentivos é o de cerca 9 milhões de dólares que ele receberia em jogos jogados.
Se a suspensão se manter, Hardy perderia cerca de $5,78 milhões em bônus – que é o dinheiro que o Cowboys economizaria no salary cap.
Jason Garrett, técnico do Cowboys, foi perguntado repetitivamente no encontro dos donos dos times se ele teria alguma ideia da suspensão do Hardy. Garrett disse que não, mas a possibilidade da liga puni-lo era algo que o clube estava preparado quando assinou com Hardy.
“Você pode olhar a precedência de diversas punições que eles cobraram nos últimos anos para te dar alguma noção”, disse Garrett.
Hardy pode e deve recorrer a punição. Se ele perder os 10 jogos, entretanto, sua estreia viria na Semana 12, no Thanksgiving. O adversário seria justamente o Carolina Panthers, sua ex-equipe.