O running back Ezekiel Elliott registrou oficialmente seu aviso de apelação para a suspensão de seis jogos que ele recebeu na semana passada por violar a política de conduta pessoal da liga, anunciou a Associação de Jogadores da NFL (NFLPA) nesta terça-feira.
O Comissário da NFL, Roger Goodell, nomeou Harold Henderson para ouvir o apelo à suspensão de Elliott, anunciou a NFL nesta quarta-feira. Henderson, que atua como o servidor que julga esses recursos desde 2008, ouviu o apelo do processo de violência doméstica de Greg Hardy em 2015, quando a suspensão final da NFL foi reduzida de 10 para 4 jogos.
A audiência de apelação de Elliott foi agendada para 29 de agosto, informou os insiders da NFL Network Ian Rapoport e Tom Pelissero.
O pedido de apelação foi protocolado quatro dias após Goodell, suspender Elliott depois de uma investigação de violência doméstica que durou um ano e a liga determinou que há provas “substanciais” de que ele atacou uma mulher se identificando como sua antiga namorada.
Uma parte do argumento de apelação de Elliott irá girar em torno da credibilidade de sua ex-namorada, Tiffany Thompson. A equipe jurídica de Elliott tentará mostrar que a suspensão da NFL não pesou com precisão esse fator no julgamento.
Repórteres perguntaram ao proprietário do Cowboys, Jerry Jones, sobre o apelo de Elliott após o treino de terça-feira, mas Jones não falou sobre o assunto.
“Eu não tenho nada a dizer sobre qualquer recurso ou qualquer coisa sobre essa questão hoje”, disse Jones ao James Palmer repórter da NFL Network. “Mas certamente vou conversar com vocês sobre isso no futuro. Mas agora, mesmo hoje, não é o momento para eu falar sobre isso”.
A proibição de seis jogos de Elliott decorre exclusivamente da investigação da liga sobre as alegações de violência doméstica feitas por Thompson em julho de 2016, disse uma fonte da liga a Tom Pelissero. Em um comunicado divulgado pela liga, Todd Jones, do Conselho Especial de Conduta da NFL, disse que conselheiros independentes que analisaram as evidências reunidas pela liga “opinaram que há evidências substanciais e persuasivas que sustentam a descoberta de que [Elliott] se envolveu em violência física contra a Sra. Thompson em várias ocasiões durante a semana de 16 de julho de 2016. “
Elliott, de 22 anos, negou as acusações. Ele nunca foi preso ou acusado nesse assunto.
Na segunda-feira, Rapoport e Pelissero relataram que Elliott acusou Thompson de assédio em um depósito da polícia do Texas em setembro. O Sargento da polícia de Frisco, Jeff Inmon disse a Pelissero que o caso de assédio não está mais sob investigação.
Goodell estava ciente dessa declaração de assédio ao formar a sua decisão pela suspensão, mas a equipe jurídica de Elliott espera destacar este fato em seu recurso, de acordo com Rapoport.
Se o recurso de Elliott for negado ele será impedido de participar das atividades da equipe a partir de 2 de setembro. Ele ficará inelegível para jogar até a semana 7 e só poderá jogar na semana 8 contra o Washington Redskins em 29 de outubro.