Ezekiel Elliott, tornou-se o primeiro jogador ofensivo a ser penalizado sob o novo regulamento do uso do capacete da NFL no domingo.
A regra, aprovada na última primavera, proíbe os jogadores de abaixarem seus capacetes para iniciar o contato com um adversário. Autoridades da liga disseram na época que se aplicariam a todos os jogadores em todas as posições, e disseram especificamente que os running backs que baixarem a cabeça para atacar os defensores seriam penalizados. Mas nas primeiras 13 semanas da temporada, apenas jogadores defensivos ou de times especiais foram penalizados.
A jogada ocorreu com 11 minutos e 32 segundos restantes no tempo normal da vitória dos Cowboys na prorrogação, domingo contra o Philadelphia Eagles. Elliott abaixou a cabeça e bateu no safety dos Eagles, Corey Graham, ao final de uma recepção de 12 jardas.
Proprietários dos times da NFL aprovaram a regra porque pesquisas internas mostraram que o contato entre jogadores com capacetes baixos e com as costas lineares aumenta a possibilidade de lesões na cabeça e no pescoço.
“Isso se aplica tanto ao ataque quanto à defesa”, disse o árbitro Clete Blakeman em um boletim depois do jogo. “A decisão foi basicamente que ele abaixou a cabeça e iniciou o contato contra o defensor com o capacete, conforme definido no livro de regras.”
Questionado sobre quão difícil foi aplicar a regra por Elliott fazer a falta no defensor, considerando a velocidade da jogada, Blakeman disse: “É difícil. É uma jogada difícil e o que fazemos é difícil, mas nos sentimos bem com a chamada. Alguns de nós, na verdade, dois de nós, teve a mesma impressão de falta por ângulos diferentes”.
Após a penalidade, Elliott foi avaliado pelo pessoal médico e perdeu cinco snaps antes de retornar.
Elliott disse que sofreu uma pontada na região após a jogada, não uma concussão, mas conseguiu retornar depois de perder cinco snaps.
“Quero dizer, quando você está nessa linha lateral, eu tenho que me proteger”, disse Elliott. “Se o cara está indo baixo, eu tenho que ir baixo também. As regras são para o melhoramento do jogo, as regras são para a nossa segurança. Se houvesse um contato ilegal capacete-a-capacete, isso é algo que eu preciso ver e trabalhar nisso. E não está tudo bem. Quero dizer, é apenas uma jogada difícil”.
Durante as primeiras 13 semanas da temporada, houve um total de 10 faltas por uso ilegal do capacete.