As honrarias estão começando a empilhar para o running back novato do Dallas Cowboys Ezekiel Elliott.
A PFWA (Associação de Escritores Profissionais de Futebol Americano dos Estados Unidos) anunciou que Elliott foi nomeado o novato do ano de 2016 e o novato ofensivo do ano de 2016 nessa terça-feira.
Vale a pena esclarecer que esses não são os prêmios “oficiais” dado pela NFL na pós-temporada. Esses serão anunciados na noite anterior ao Super Bowl, no dia 3 de fevereiro em Houston.
Mas é um forte indicativo de que Elliott deve receber algum prêmio nesta noite também.
Elliott, 21 anos, liderou a liga em corridas, com 1.631 jardas e 15 touchdowns (terceiro na NFL). Ele atingiu essas marcas em somente 15 jogos, já que os Cowboys o descansaram no último jogo da temporada regular, pois tinha o mando de campo nos playoffs assegurado.
Elliott é o quinto novato a liderar a NFL em corridas desde a fusão entre as ligas AFL-NFL em 1970.
Os destaques de Elliott na temporada incluem setes jogos em que teve 100 jardas corridas, o prêmio de jogador ofensivo da semana da NFC, na semana 10 após o jogo em Pittsburgh, e o prêmio de novato ofensivo do mês da NFC no mês de outubro, um mês no qual ele correu para 525 jardas e conseguiu três touchdowns em quatro jogos.
Elliott é o quarto jogador a ser nomeado novato ofensivo do ano na história da franquia pela associação, juntando-se a outros running backs Emmitt Smith (1990), Tony Dorsett (1977) e Calvin Hill (1969).
Dorsett é o único outro Cowboy a ganhar também o prêmio de novato do ano pela PFWA.
O defensive end dos Chargers, Joey Bosa, foi nomeado o novato defensivo de 2016 pela associação.