Um novo estudo da Universidade de Emory, em Atlanta, confirmou o que muita gente já imaginava: os torcedores do Dallas Cowboys são os melhores da NFL.
O professor responsável pela pesquisa, Mike Lewis, usou três critérios determinar o título de “melhor” torcida da liga.
Critério torcedor: mede a vontade (e possibilidade) de gastar, focando nas receitas da equipe a partir do torcedor.
Critério mídia social: mede a vontade do torcedor de querer fazer parte das comunidades dos times nas redes sociais. Aqui, a questão poderia ser resolvida através da lotação dos estádios, mas times com capacidade menor em suas arquibancadas sairiam em desvantagem.
Critério desempenho: mede o apelo nacional tendo como base a forma como os times de desenham durante a temporada.
E eis o veredito:
Os Cowboys são excelentes em todos os critérios. Eles ganham no critério torcedor, confirmando a força da marca, e no critério desempenho. No critério mídia social, eles ficaram em segundo lugar.
A média de público dos Cowboys abre uma margem de vantagem de 10.000 torcedores por jogo para o segundo colocado na lista. O preço dos ingressos também está acima da média da liga e eles são o segundo mais seguido no Twitter dentre as franquias, perdendo apenas para os Patriots.
Um ponto a ressaltar é que o time permanece no topo dos critérios mesmo em temporadas em que a equipe não vai tão bem dentro de campo.
O resultado do estudo não é nenhuma novidade para o fã dos Cowboys, Mas pode ajudar o torcedor como um bom argumento nas discussões com outros discussões, além de sustentar ainda mais o apelido de Time da América.