Notícias

Eddie LeBaron, primeiro QB da história do Cowboys, morre aos 85 anos

Eddie LeBaron, o primeiro quarterback da história do Dallas Cowboys, faleceu na última quarta-feira. De acordo com relatórios, as causas da morte de LeBaron foram naturais. O ex-jogador tinha 85 anos.

LeBaron, Hall da Fama do college football, jogou pela universidade de Pacific e fez parte do time que terminou a temporada de 1949 invicto. Mais tarde, o jogador serviu a marinha americana na Guerra da Coreia e foi nomeado com a Purple Heart e a Bronze Star, honrarias dadas pelo seu heroísmo.

Na primeira temporada da franquia, em 1960, LeBaron era o quarterback titular do Dallas Cowboys após voltar da sua aposentadoria dois anos após liderar a liga em jardas aéreas como jogador do Washington Redskins.

Para ter LeBaron, o Cowboys trocou suas escolhas de primeira e sexta rodadas do draft de 1961. Listado como tendo 1,70m e pesando 75kg, as notícias da época diziam que LeBaron era ainda mais baixo e magro. Mesmo nunca sendo um quarterback exepcional, Eddie teve experiência suficiente para ser titular e ajudar Don Meredith, o quarterback que assumiria seu lugar depois.

“Nós começamos do zero”, disse o ex-técnico Tom Landry em 1989. “(…) A pior coisa que eu já fiz para Eddie foi falar com ele para ser um advogado. Eu garanto que o time aguentava apanhar. Eu odeio dizer que esses times eram péssimos, porque isso seria um descrédito para aqueles caras. Mas éramos fracos. Nós não tínhamos um personnel suficiente”.

Na primeira temporada da história do Cowboys, LeBaron não ganhou nenhum dos 10 jogos que começou com titular, terminando a temporada com um recorde de 0-11-1. A situação não foi tão boa em 1961 também, quando Dallas terminou com apenas quatro vitórias, sendo apenas duas delas com LeBaron titular. Já em 1962, Meredith passou a ter mais envolvimento no ataque e LeBaron foi para seu quarto Pro Bowl da carreira, quando teve uma média de 8,7 jardas por passe.

“Ele tinha grandes qualidades de um quarterback“, disse o ex-jogador do Cowboys Lee Roy Jordan, que chegou ao time em 1963, a última temporada de LeBaron por Dallas.

Depois de aposentado, LeBaron saiu do mundo do futebol americano para fundar o “Dandy Don”. Em Dallas, o jogador jogou 52 partidas, lançando para 5.331 jardas e 45 touchdowns.

De volta à NFL, Eddie foi general manager do Atlanta Falcons entre os anos de 1977 e 1982 e foi o Executivo do Ano da NFL em 1980. Mais tarde, LeBaron ainda participou do Comitê de Competição da NFL.

Eddie LeBaron deixa o mundo com três filhos, Edward “Wayne” III, Richard e William e cinco netos.

Fonte
Dallas Morning News

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo