O grande dia chegou! Foram inúmeros textos tentando entender e também falar sobre como o Dallas Cowboys pode e deve se comportar no Draft. E hoje a verdade será escrita.
Antes de ler o texto, recomendamos ver nossa página especial sobre o Draft. Ela está ótima e completa com toda a cobertura do Blue Star Brasil. Acesse-a clicando aqui. Se você não sabe o que é ou como funciona o Draft, recomendamos ler esse post.
A escolha do Dallas Cowboys no primeiro dia do Draft de 2020
1ª Escolha
- Número da escolha: 17ª da primeira rodada (17ª geral do Draft)
- Como conseguiu a escolha?
Ao terminar a temporada com um recorde de 8-8, o Dallas Cowboys garantiu a 17ª escolha geral do Draft, ficando à frente do Chicago Bears e Pittsburgh Steelers (que também tiveram um recorde de 8-8) por conta dos critérios de desempate.
Jogadores favoritos para a escolha
K’Lavon Chaisson
- Posição: Defensive End
- Universidade: LSU
- Altura: 6’3” (1,90m)
- Peso: 254 lbs (114,3kg)
Análise Técnica:
K’Lavon Chaisson é uma ameaça dinâmica possuindo uma versatilidade apenas vista em jogadores de elite, com explosividade e características típicas de um edge rusher híbrido, alinhando em pé e também com a(s) mão(s) no chão. Possui velocidade e explosão excelentes, capazes de vencer os tackles nas extremidades da linha, mostrando muita potência.
Atleta alto e longilíneo, tem braços com envergadura e potência para bloqueios, conseguindo manter-se equilibrado em aproximações tanto em linha reta quanto laterais. Tem bons controle corporal e jogo de pés, sendo capaz de redirecionar o corpo após as pancadas.
Além disso, é um jogador intenso que vai até o fim das jogadas, sendo um alvo muito difícil de ser marcado ou mesmo parado.
Entre seus pontos fracos, o fantasma das lesões. Fosse qualquer atleta, o rompimento do ligamento cruzado anterior faria surgir algumas indagações. Essa lesão lhe custou uma temporada inteira, no seu primeiro ano como redshirt. Mas o seu histórico infelizmente não termina por aí. Chaisson já fraturou a clavícula no ensino médio e perdeu jogos por conta de problemas no tornozelo. Essas informações ligam o sinal amarelo imediatamente.
Aliado à esses fatos, ele é um atleta muito jovem, e, embora musculoso e alto, ainda é magro demais para uma liga exigente como a NFL. Certamente precisará desenvolver o seu corpo para crescer no futebol profissional.
Análise Geral:
K’Lavon Chaisson chegaria imediatamente para ocupar a posição de defensive end titular no lado oposto ao de DeMarcus Lawrence. Não é improvável que o jogador pudesse começar a temporada na rotação ou até mesmo como reserva, mas a tendência natural era a de assumir o setor no médio a longo prazo.
Leia Mais: OS CARAS DO DRAFT | EDGE K’Lavon Chaisson
C.J. Henderson
- Posição: Cornerback
- Universidade: Florida
- Altura: 6’1” (1,85m)
- Peso: 204 lbs (92kg)
Análise Técnica:
C.J Henderson é o segundo melhor cornerback da classe de 2020, atrás apenas de Jeff Okudah. Ainda assim, tem alta chance de cair até a 17ª escolha geral, o que possibilitaria aos Cowboys adicionar o jogador a seu elenco.
O jogador sabe utilizar seus braços e sua força a seu favor, fazendo questão de pressionar o recebedor logo após o snap, o que torna seus duelos contra jogadores de menor porte mais fáceis e vantajosos. Outro ponto muito positivo de Henderson é a fluidez de sua cintura com os pés, combinados com seu tamanho e velocidade. Pode-se dizer que ele sabe utilizar seus traços a favor de seu jogo, o que dificulta a vida dos recebedores que se alinham contra ele em marcações homem a homem.
Em marcações de zona, o prospecto coloca sua mentalidade agressiva e seu ótimo ball hawk a fim de buscar a interceptação. Vale dizer que em marcações desse tipo, talvez Henderson precise de tempo, já que algumas vezes sai de sua zona para buscar uma jogada mais agressiva que ‘’previu’’.
Ao analisar os jogos do Gators, nota-se diferença de interesse entre jogadas aéreas e jogadas corridas. Com a bola no ar, o C.J Henderson que vemos é um verdadeiro ball hawk, agressivo e muito rápido em suas decisões, ainda que em algumas, demore para olhar para trás. Porém, quando se trata de corridas, o jogador parece desinteressado e até displicente em suas marcações, o que faz com que seus tackles em jogadas terrestres se tornem inconsistentes. Esse é de longe o ponto que mais precisa ser lapidado no prospecto.
Análise Geral:
O cornerback do Florida Gators seria uma ótima escolha para o Dallas Cowboys no primeiro dia de draft. Isso se dá por diferentes aspectos que vão desde a união de seu modus operandi com o de Al Woods na maneira de coordenar sua defesa até a ótima combinação de talentos que Henderson possui. Esses por sua vez, fazem com que seu teto de produção seja alto e, após a perda de Byron Jones, o Time da América precisa de um jogador que dificulte a vida dos recebedores oponentes.
Leia Mais: OS CARAS DO DRAFT | CB C.J. Henderson
Xavier McKinney
- Posição: Safety
- Universidade: Alabama
- Altura: 6’0” (1,83m)
- Peso: 201 lbs (91kg)
Análise Técnica:
Xavier McKinney é um dos melhores safeties da classe de 2020. Isso se não for o melhor, é claro. Com grande destaque em Alabama, McKinney se destacou pela sua versatilidade: obteve sucesso jogando como free safety, no box e até como slot. É um jogador com alto potencial de crescimento na NFL, algo que deve certamente agradar ao Dallas Cowboys.
McKinney se destaca pela sua inteligência dentro de campo, sempre lendo os olhos do quarterback adversário e antecipando suas jogadas, o colocando em ótima situação para impedir a jogada adversária. Além disso, McKinney tem qualidades também em situações de blitz, tendo terminado sua carreira universitária com seis sacks em três anos, número alto para um jogador de sua posição.
Por fim, o jogador conta com alguns problemas que devem ser corrigidos no nível profissional. Entre seus maiores problemas estão em ser mais agressivo ao buscar a interceptação. Foram várias oportunidades desperdiçadas no college e o jogador poderia chegar ao Draft com muito mais INTs na bagagem. Além disso, o jogador teve problemas enfrentando os melhores recebedores do futebol americano universitário na última temporada.
Análise Geral:
Com uma lacuna grande na posição de safety, McKinney chegaria em Dallas, no mínimo, brigando pela posição de titular. Pela sua versatilidade, poderia tanto jogar na função do Xavier Woods quanto a do recém-contratado HaHa Clinton-Dix. Pelo contrato desse último ser somente de uma temporada, a tendência natural seria ver a dupla de Xavier dominando o setor em Dallas num futuro próximo.
Zack Baun
- Posição: Edge Rusher
- Universidade: Wisconsin
- Altura: 6’2′ (1,87m)
- Peso: 238 lbs (108kg)
Análise Técnica:
Pouco cotado no começo do processo do Draft, Zack Baun viu ser nome ganhar força entre os membros do Dallas Cowboys nas últimas semanas. Ao ver suas características, é fácil entender o motivo para isso.
Baun, um ex-quarterback, acabou se encontrando na defesa. O jogador atuou como outside linebacker, algo que pode ser visto com bons olhos para a híbrida defesa de Mike Nolan. Terminou o ano de 2019 como um dos melhores pass rushers do futebol americano universitário, com 12,5 sacks e 19,5 tackles para perda de jardas.
Os números indicam uma produção alta, mas ainda há espaço para seu desenvolvimento no nível profissional. Baun é um jogador agressivo e que também consegue ter qualidades no apoio contra o jogo terrestre, além de poder ficar em coverage em certas situações de jogo.
Entre seu lado negativo, podemos dizer que seu tamanho não é adequado para sua posição e isso pode atrapalhá-lo no nível profissional. Além disso, o jogador tem tendências de usar mais sua força física do que técnica para ganhar confrontos na linha ofensiva. Considerando que ele vai enfrentar jogadores muito mais fortes e preparados na NFL, essa vantagem não será usada.
Análise Geral:
Zack Baun chegaria não só para ser uma substituição ao Robert Quinn, mas também como um coringa para mudar o esquema tático da defesa. Pela sua capacidade de jogar como OLB, ele poderia ser uma peça chave de Mike Nolan para atacar o quarterback adversário sem precisar deslocar Jaylon Smith de sua função original.
Jogadores que correm por fora
Jerry Jeudy
- Posição: Wide Receiver
- Universidade: Alabama
Jeudy é um dos melhores recebedores do Draft, mas um rumor de um problema crônico no joelho pode fazer o jogador cair até a posição do Dallas Cowboys. Não é improvável que o time vá atrás dele caso esteja disponível.
Grant Delpit
- Posição: Safety
- Universidade: LSU
Um dos grandes nomes da posição, mas que perdeu força nas últimas semanas. Pode ser a escolha do time em caso de trade down.
Leia Mais: OS CARAS DO DRAFT | S Grant Delpit
Javon Kinlaw
- Posição: Defensive Tackle
- Universidade: South Carolina
Já foi um dos grandes cotados para a escolha do Dallas Cowboys. É um dos melhores da posição na classe e só deixou de ser favorito para Dallas por possivelmente não estar disponível no momento da escolha e também pelas chegadas de Dontari Poe e Gerald McCoy ao elenco.
Jeff Gladney
- Posição: Cornerback
- Universidade: TCU
Um dos bons jogadores da posição no Draft. Gladney vem ganhando força nos últimos mock drafts da imprensa americana e pode aparecer em Dallas em caso de trade down. Vindo na escolha original, certamente seria uma surpresa.
Kristian Fulton
- Posição: Cornerback
- Universidade: LSU
Mais um nome na posição de CB que pode aparecer em Dallas. Fulton teve ótima carreira em LSU e pode aparecer na escolha do time mesmo caso não haja nenhum tipo de troca.
A.J. Terrell
- Posição: Cornerback
- Universidade: Clemson
Até pouco tempo, Terrell não via seu nome cotado na primeira rodada. Hoje, o jogador já começa a aparecer no fim do round e pode aparecer como surpresa na escolha do Cowboys.
Chances de troca?
Não descartem uma troca. Não mesmo.
É difícil crer que alguns nomes favoritos pro Dallas Cowboys não estejam disponíveis na escolha 17, muito por conta da situação de outras posições para esse Draft, como a de quarterback, offensive tackle e wide receiver. Dessa forma, o time pode muito bem imaginar uma troca para baixo e acumular escolhas no segundo dia. Isso daria capital para o time suprir grandes necessidades do elenco com os melhores jogadores da classe.
Pelas mesmas circunstâncias, é difícil crer que o Cowboys suba no Draft. A menos que um apocalipse aconteça e nomes como Jeff Okudah caiam até o fim do Top 10, é difícil acreditar que Dallas vá escolher mais cedo nesse primeiro dia de recrutamento.
Transmissão
O primeiro dia do Draft acontece HOJE (23/04) e terá transmissão no Brasil pelos canais ESPN. O horário será as 21h no horário de Brasília. No Twitter, faremos o tempo real completo do jeito que vocês estão acostumados.
Gostou do post? Então não deixe de acessar a parte exclusiva do nosso site sobre o Draft clicando aqui!