DraftOpinião

Dez escolhas no Draft, dez jogadores selecionados?

Na quinta feira desta semana, mais precisamente no dia 26 de Abril, acontecerá o Draft da NFL. Com a campanha da temporada passada de nove vitórias e sete derrotas, a equipe texana estará com a décima nona escolha do Draft desta temporada. O Dallas Cowboys terá 10 escolhas este ano, muitas delas escolhas compensatória, que são escolhas dadas após a saída de alguns jogadores importantes na temporada passada, que é o caso o guard Ronald Leary, que assinou com os Broncos na Free Agency da temporada passada, por exemplo.

Mas, antes de começar a comentar de algumas estratégias que o time poderá fazer este ano, devemos analisar o atual elenco de Dallas, identificar suas principais necessidades de jogadores e, principalmente, estudar e catalogar o maior número possível de jogadores no DraftCatalogar o maior número possível de jogadores talvez seja a principal estratégia e o principal fator de sucesso no Draft de qualquer equipe da NFL.

Ao analisar o atual elenco dos Cowboys, percebemos que há na equipe uma necessidade maior em certas posições. Mas será que é preciso dez escolhas no Draft para suprir as atuais necessidades de elenco? Veremos a seguir!

A seguir uma breve lista das posições mais carentes dentro do atual elenco da equipe:

  • Wide Receiver 01 ou 02Quem será o jogador que jogará ao lado de Hurns?
  • Tight End 02: Quem brigará pela vaga deixada por Hanna? É preciso pensar em escolher um substituto para Witten?
  • Running Back 03: Com a saída de Alfred Morris, o reserva imediato de Elliott provavelmente será Rod Smith. Os Cowboys tem o costume de levar três running backs para a temporada regular, sendo assim, estaria aqui aberta uma vaga.
  • Left Guard: Marcus Martin poderia ser o titular da posição? Segundo fontes ligadas ao time, a comissão técnica está disposta a mudar La’el Collins novamente para guard nesta temporada.
  • Defensive Tackle: Na minha humilde opinião, aqui temos uma das maiores necessidades do time. A linha defensiva de um jogador pesado e ótimo em parar o jogo terrestre do time adversário.
  • Linebacker: Único jogador de alto nível que temos na posição é Sean Lee. E todos sabemos dos problemas com lesões que Lee teve na carreira e infelizmente ele não é um jogador 100 % confiável. Aqui também é outra posição que precisa urgente de reforços.
  • Cornerback: Aqui a vaga seria para ocupar a quinta posição dentro do elenco.
  • Free Safety: Com a mudança de Byron Jones, nosso antigo free safety, para cornerback, está aberta a posição titular na defesa dos Cowboys.

Os Cowboys possuem dez escolhas no draft desta temporada. Muitas dessas escolhas, sete no total, são a partir da quarta rodada. O que significa que é mais difícil de encontrar jogadores que causariam maior impacto imediato para o time. Seria mais útil para os Cowboys se o time conseguisse acumular mais escolhas no segundo dia de draft, escolhas na terceira e quarta rodada respectivamente. Há ainda bons valores encontrados em jogadores selecionados nessa rodada e que poderiam trazer maior profundidade ao elenco do time texano.

A seguir, falaremos da situação de cada posição citada acima no texto e vamos analisar com maiores detalhes cada posição e o que o time poderia fazer em cada rodada.

 

Wide Receiver

Cenário: A saída de Dez Bryant na semana passada pode ter deixado uma grande necessidade na posição dentro do elenco dos Cowboys. Sem ele, o time perdeu um grande alvo dentro da red zone, e por isso, a necessidade de escolher alguém da posição no draft seja tão grande. Os Cowboys contrataram Allen Hurns na Free Agency e provavelmente ele será o alvo número um de Dak na temporada. Terrance Williams pode jogar como slot receiver, deixando assim a vaga de WR2 aberta.

Draft: Aqui é provável que o time escolha algum jogador nas três primeiras rodadas do draftÉ possível que Dallas adote a estratégia de escolher o melhor jogador disponível de acordo com as necessidades do time. Se algumas dessas três primeiras rodadas estiver à disposição um WR que seja o melhor jogador disponívelprovavelmente esta será a escolha de Dallas. O Blue Star Brasil adotou como o guia feito pelos amigos do site On The Clock, e, segundo eles, há bons wide receivers disponíveis na segunda e terceira rodada. Seria interessante se Dallas conseguisse usar suas de quinta e sexta rodada para subir até a terceira, e usar essa troca para selecionar um WR.

 

Left Guard

Cenário: Os Cowboys contrataram o left guard Marcus Martin na Free Agency para ocupar a vaga deixada por Jonathan Cooper que assinou com os 49ers. Segundo algumas notícias que já foram relatadas nesta offseason, La’el Collin está cotado para mudar de posição. Ele deixaria de jogar de right tackle e passaria a jogar novamente de left guard, posição que ele começou como titular em 2016. Se caso isso se confirmar na temporada, os Cowboys já contrataram o substituto de Collins na posição de right tackle, Cameron Fleming, ex-jogador dos Patriots foi contratado na Free Agency e pode ser um dos candidatos a titular da posição.

Draft: É evidente que a linha ofensiva dos Cowboys precisa de reforços para compor o elenco, mas gastar escolhas altas no draft para suprir esta necessidade, acredito eu, na minha humilde opinião, não seja a melhor estratégia que os Cowboys poderiam adotar. Dallas precisa de um jogador reserva que consiga jogar em todas as posições interiores da linha ofensiva e ajudar na rotação do time quando seus titulares estiverem cansados. Além disso, Chaz Green pode ser o swing tackle reserva e poderia ser o jogador que substituiria ambos os tackles na linha ofensiva quando necessário. Ao ler isso, o caro leitor deve se revoltar, ao lembrar dos péssimos jogos que Green fez na temporada passada substituindo Tyron Smith. Em defesa de Green, tentarei ser breve, ele passou toda a sua offseason treinando como left guard na linha ofensiva dos Cowboys e a comissão técnica mudou a posição do jogador no meio da temporada regular. Certamente essa mudança foi um dos fatores cruciais para o péssimo desempenho do atleta na temporada passada. Vale lembrar que em 2016 o jogador substituiu muito bem o mesmo Tyron Smith naquela temporada. Para finalizarmos a posição, um jogador deveria ser selecionado no draft este ano, mas a equipe não deve gastar escolhas nas três primeiras rodadas, visto que ele seria um reserva. Escolher um atleta na quinta rodada adiante pode ser o cenário ideal para a equipe.

 

Tight End

Cenário: Com a recente aposentadoria de James Hanna, a vaga de segundo tight end do time está em aberto. Jason Witten já está em fase final de carreira entrando em sua décima sexta temporada e o mais que experiente tight end já deve passar a sua vasta experiência para os jovens jogadores da posição que já estão no elenco. Rico Gathers fez uma excelente pré temporada no ano passado e deveria receber mais chances de jogar e mostrar serviço. O jovem jogador mostrou ser um excelente alvo, com quase dois metros de altura e 130kg. Muito bom fisicamente, Rico pode até ser uma ótima opção na red zone do time, devido a sua altura ele se sobressai aos seus marcadores. Não há necessidade escolher um tight end neste ano, o elenco estaria fechado com Witten, Gathers e Swain.

Draft: Em minha modesta opinião, o futuro substituto de Witten já se encontra nos Cowboys e ele é Rico Gathers. A jovem promessa deve receber mais chances esta temporada e mostrar serviço se quiser ocupar esta vaga. No momento, acredito que não há necessidade de selecionar um tight end neste draft. Porquê? Por mais que há uma necessidade de substituir Witten, acredito, eu, que Dallas deveria dar uma chance a Gathers e testa-lo esta temporada. Com Witten jogando mais um ano, Dallas poderia pensar em escolher algum jogador da posição na temporada que vem. Mas se caso isto não vier acontecer, acredito que há bons jogadores da posição no draft deste ano. O time poderia vir a escolher um, se em caso alguns outros jogadores de outras posições já não estiverem disponíveis na escolha de Dallas.

 

Running Back

Cenário: O titular da posição é, indiscutivelmente, Elliott. Seu reserva imediato também, Rod Smith. E o terceiro running back? Aí que está a dúvida. Historicamente os Cowboys sempre levaram três jogadores da posição para a temporada regular. Hoje, os Cowboys só possuem os dois jogadores no atual elenco, deixando em aberto a terceira vaga. Alfred Morris não assinou a sua renovação com a equipe, deixando assim, uma pequena necessidade de escolha na posição do draft. No practice squad do time há um running back que poderia ser candidato para ocupar a terceira vaga do elenco, Trey Williams.

Draft: Convenhamos, há realmente uma necessidade de escolher um jogador para ocupar a terceira vaga de uma posição com um elenco precisando reforçar outras posições? A verdade é que, esta posição, são mais para jogadores dinâmicos que são ótimos recebendo passes, são ótimos bloqueando e podem até ganhar jardas em terceiras descidas curtas, de 3 ou 4 jardas. Só para citar um exemplo, Lance Dunbar foi um jogador deste perfil descritivo citado acima.

Se os Cowboys vierem a gastar alguma escolha em algum jogador da posição, acredito que será feita no final do draft, nas escolhas de sexta ou sétima rodada.

 

Defensive Tackle 

Cenário: Em 2016, a defesa dos Cowboys foi a melhor contra o jogo terrestre. Após a saída de Terrell McClain, que em 2016 foi o melhor DT do elenco dos Cowboys, a defesa contra o jogo corrido caiu consideravelmente, sendo a oitava melhor da liga. É claro que apenas a saída de McClain não deve ser considerada como o principal fator da queda de rendimento, afinal de contas, Sean Lee ficou de fora seis jogos na última temporada. Além disso, Maliek Collins jogou um pouca fora de sua posição no ano passado, não rendendo como o esperado em sua segunda temporada na liga. O fato é que a linha defensiva precisa de um jogador mais pesado e que o forte em seu jogo seja parar o ataque terrestre adversário. Os Cowboys adotam a estratégia de revezar jogadores da linha defensiva, e uma adição de um jogador com este perfil seria mais que ideal para voltar a ter o ótimo rendimento defensivo de 2016.

Draft: Há bons nomes que sairão provavelmente na primeira rodada e antes da escolha de Dallas. Maurice Hurst, Vita Vea e Da’Ron Payne são alguns exemplos de nomes da posição que poderão ser escolhidos antes da pick de Dallas. Aqui, a melhor estratégia que poderia ser adotada é, se algum destes jogadores estiverem disponíveis na nossa escolha, seria uma ótima aquisição selecionar qualquer um destes jogadores. Qualquer um deles, seria escolher o melhor jogador disponível na nossa décima nona escolha.

 

Linebacker

Cenário: Com a saída de Anthony Hitchens para os Chiefs no período de Free Agency, o grupo de linebackers dos Cowboys é o setor que mais deixa dúvidas na cabeça dos torcedores. Sem sombra de dúvidas, Sean Lee é um dos melhores da posição na liga, além do fato dele ser o grande líder desta defesa, mas o jogador têm um grande histórico de lesões. Sem Lee, o grupo não é de confiança e é a posição que mais precisa de reforços no time. Jaylon Smith até que jogou bem e surpreendeu em sua temporada de estréia, lembrando que o jogador se recuperou de uma gravíssima lesão de joelho em sua temporada de calouro. Smith está longe de ser titular absoluto, seus melhores jogos no ano passado foi quando ele jogou um número reduzidos de snaps nas partidas, onde seu rendimento foi melhor.

Draft: Segundo o ótimo guia feito pelos nossos amigos do site On The Clock, há apenas um linebacker projetado a sair na primeira rodada do draft. Infelizmente há mais times na NFL que precisão de jogadores da posição, assim como os Cowboys. Nomes como Roquan Smith, Tremaine Edmunds e Rashann Evans são jogadores que podem ser escolhidos antes da escolha de Dallas. Como dito anteriormente na posição de defensive tackle, a melhor estratégia que poderia ser adotada pelos Cowboys é escolher o melhor jogador disponível na décima nona escolha, seja ele linebacker ou defensive takcle. Se algum destes jogadores estiverem disponíveis, cairiam como uma luva na equipe.

 

Cornerback

Cenário: Ano passado no draft, os Cowboys escolheram dois jogadores da posição, um na segunda rodada e outro na terceira. Aqui, provavelmente não precisaríamos de nenhum jogador para serem titulares nas três posições, CB1, CB2 e nickel. Ainda mais com a mudança de posição de Byron Jones de safety para cornerback. O fato é que a vaga de um reserva está totalmente aberta, com Marquez White e Duke Thomas brigando pela vaga.

Draft: Seria a escolha ideal a se fazer nas rodadas finais do draft. Conseguir achar outro bom valor, assim como foi a escolha de Anthony Brown (sexta rodada) e Xavier Woods (também escolha de sexta rodada), seria o ideal a ser feito aqui nesta posição.

 

Safety

Cenário: Com a mudança de posição de Byron Jones, o dono da posição de free safety hoje em Dallas é Xavier Woods. O jovem e talentoso defensive back foi um achado que Dallas conseguiu encontrar na sexta rodada do draft do ano passado. Foi um dos melhores calouros na temporada passada e poder ter uma grande carreira na NFL se desenvolvido bem. Os Cowboys contrataram o famoso técnico da renomada secundária dos Seahawks, Kris Richard. Ele pode ser o técnico ideal para desenvolver a jovem e talentosa secundária dos Cowboys. O problema aqui, infelizmente, é a juventude do grupo. O mais experiente da secundário é Jeff Heath, que foi titular pela primeira vez no ano passado. O ideal aqui seria contratar um experiente jogador (leia-se Earl Thomas) da posição que funcionaria como mentor para estes jovens jogadores de secundária do time.

Draft: Escolher um safety no draft valeria a pena? Acredito que sim. Na primeira rodada? Acho que não é a principal necessidade do time, e certamente não cairia nenhum jogador que poderia ser considerado um steal na pick dos Cowboys. Há bons nomes no draft e em um cenário ideal, seria maravilhoso o time conseguir uma escolha alta no começo da segunda rodada e selecionar um jogador do calibre de Ronnie Harrison, se caso também ele caísse um pouco na board das equipes.

 

Conclusão

A melhor estratégia que poderia ser adotada pelos Cowboys seria a de escolher o melhor jogador disponível em sua pick, dentro das posições de linebacker, defensive tackle wide receiver. São as principais necessidades do atual elenco e precisam de jogadores que precisam chegar ao time e já serem titulares.

Outro fator que pode ser notado este ano, é que a equipe está cheias de escolhas a serem feitas no final do draft, em escolhas de quinta rodada adiante. Jogadores escolhidos aqui não trazem impacto imediato dentro do elenco. São jogadores bons para a rotação, que não jogam boa parte do tempo e atuam mais no time de especialistas. O ideal para os Cowboys seria conseguir trocar algumas dessas rodadas por escolhas de terceira ou quarta rodada, nestas rodadas ainda é possível encontrar jogadores que podem ser titulares de suas posições, não é tão comum, mas se o time conseguir catalogar bem os jogadores de suas necessidades, é possível estudar o maior número de jogadores que poderiam suprir as carências do elenco.

Na maneira em que o draft caminha, o time deve adaptar sua estratégia e fazer as movimentações necessárias para escolher os melhores jogadores disponíveis, dando trade up ou trade downs de acordo com a necessidade das movimentações. É o perfil da comissão técnica fazer isto? Infezlimente, não! Mas aqui o ideal é catalogar o máximo de jogadores possíveis e moldar sua estratégia, de acordo com cada escolha feita pelas equipes da NFL.


Confira tudo sobre o Draft do Dallas Cowboys em nossa página especial e exclusiva! Clique aqui e veja o melhor conteúdo em português sobre o Time da América!

Marcus Vinicius Tavares

Torce para os Cowboys desde 1995 e acompanha fielmente o time desde 2005. Curte o bom e velho rock and roll e tem como a comida favorita: Hamburger! Trocar idéia e beber uma gelada são seus passatempos prediletos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo