Dez Bryant informa ao Cowboys que não participará de jogos da temporada sem ter seu contrato renovado
O Cowboys tem até às 16h de quarta-feira para fechar com Dez Bryant uma renovação de contrato. Se os dois lados não chegarem a um acordo até a data, o All-Pro wide receiver jogará a temporada de 2015 sob a franchise tag, garantindo ao jogador 12,8 milhões de dólares.
Bryant continua tentando colocar pressão no Cowboys ao ameaçar não participar do training camp e de jogos da temporada regular. De acordo com Ed Werder, da ESPN americana, Bryant informou pessoalmente à Stephen Jones, vice-presidente executivo do Dallas Cowboys, sobre sua possível decisão.
Embora o Cowboys não possa fechar um acordo de renovação depois do prazo, Bryant pode não jogar até o time concordar em não aplicar a franchise ou a transition tag no ano que vem, caso um acordo não seja feito depois da temporada de 2015.
A decisão de Dez Bryant também impactaria em seu próprio bolso: o wide receiver perderá cerca de 754 mil dólares para cada jogo que ele “boicote”.
Acreditar em Bryant, no entanto, não parece ser fácil. Afinal, Dez não conseguiu estar completamente ausente dos treinos voluntários e obrigatórios da offseason até o momento.
Bryant estava na torcida durante a última sessão de treinos do minicamp no AT&T Stadium no último mês, gastando por volta de 15 minutos na sideline conversando com Jerry Jones. Os dois terminaram a conversa com um abraço.
Mas o que está travando o acordo? A definição do valor de mercado de um wide receiver de elite.
Bryant, Demaryius Thomas (Denver Broncos), A.J. Green (Cincinnati Bengals) e Julio Jones (Atlanta Falcons) estão em situações similares. Bryant e Thomas estão sob a franchise tag e Green e Jones estão no último ano de seus contratos de calouro. Um acordo longo assinado por qualquer um dos quatro definirá o valor de mercado para a posição.
A tentativa de definir o mercado levou a Associação de Jogadores da NFL (NFLPA) investigar um possível conluio entre o Cowboys e o Broncos sobre a situação contratual de Bryant e Thomas.
Uma fonte confirmou que a NFLPA acredita que Denver e Dallas tiveram contato em relação aos contratos de Bryant e Thomas, mesmo com isso sendo proibido pelo acordo coletivo entre as franquias e a associação. A NFLPA está tentando determinar se o conluio ocorreu e quando, para assim poder fazer uma reclamação oficial para a NFL.
Nas últimas cinco temporadas com o Cowboys, Bryant teve 381 recepções para 5.424 jardas e 56 touchdowns. Nenhum outro jogador da NFL teve mais recepções para touchdown nesse período. Na última temporada, Bryant liderou a NFL com 16 recepções para TD. Ele terminou em oitavo entre os recebedores em jardas recebidas, com 1.320.
Agora com dois dias restantes, todos estão esperando para ver se a data limite pode fazer um acordo ser fechado.