Jogar na NFL é para poucos. Muitos tentam atuar na maior liga de futebol americano do mundo, mas apenas uma pequena porção consegue. Após chegar lá, é preciso mostrar capacidade em cada oportunidade recebida.
Foi exatamente isto que David Irving fez no confronto contra o Green Bay Packers. Em apenas 19 snaps o defensor conseguiu um sack em Aaron Rodgers, três fumbles forçados – um deles recuperado por ele mesmo -, quatro tackles e um passe desviado. Com este desempenho, o defensive lineman foi escolhido o jogador defensivo da semana pela NFC, um feito inesperado por todos.
O head coach Jason Garrett chegou a falar que esta produção de boas jogadas em apenas 19 repetições foi uma “quebra de recorde”. O time agora espera que o seu desempenho seja mais que um evento isolado. O time tem necessidade de encontrar jogadores de linha defensiva que ajudem a defesa contra jogadas de passe, e Irving pode ser uma peça produtiva no setor.
Pode ser muito cedo para afirmar que ele tem este potencial, mas o seu impacto contra Green Bay encheu cada olhar de esperança. Forçar três fumbles numa única partida não é uma tarefa simples de realizar. O treinador de linha defensiva da equipe, Leon Lett, tem experiência no assunto e comentou sobre o feito.
“Você tem que pegar a bola”, disse Lett. “Trabalhamos nisto diariamente. E isto está aparecendo agora. David está fazendo isto muito bem.”
Apesar da habilidade aparente do jogador, o seu começo na NFL não foi exatamente tão inspirador. O jogador passou por problemas extra-campo e acabou se tornando um Undrafted Free Agent. Assinou com o Kansas City na temporada passada. No mesmo ano, em 29 de setembro, o Dallas Cowboys o retirou do practice squad dos Chiefs para ser um defensive tackle reserva.
“David percorreu um longo caminho desde quando o trouxemos”, disse Jason Garrett. “Ele é um cara talentoso. Ele é grande. Ele é ágil. Ele é rápido. Ele é explosivo.”
Agora duas questões pairam no ar. A primeira é se Irving terá mais snaps em campo. No ano passado, ele superou o número de 19 repetições em apenas 5 das 12 partidas em que jogou. A segunda dúvida é sobre a sua capacidade em manter uma consistência no mesmo nível da última partida.
Jason Garrett citou parte da conversa que teve com Irving após o confronto contra os Packers.
“Dissemos para ele o seguinte: ‘A boa notícia é que você apareceu no jogo. A má notícia é que você apareceu no jogo. Agora você estabeleceu um padrão para si mesmo e sabemos o que podemos esperar de você em termos de produção.'”
Ele ainda acrescentou outra fala que foi dita ao atleta:
“O que você precisa é manter o profissionalismo, intensidade e disciplina a cada dia. Isto te permitirá jogar no seu melhor.”
Sendo ele capaz ou não de repetir o mesmo desempenho da Semana 6, o sinal positivo é que vale a pena investir nele. Desenvolver um jogador consome energia, dinheiro e tempo que poderiam ser gastos com outros jogadores. Apesar do seu espaço no time ainda ser pequeno, parece que e viável continuar lapidando o atleta.
“Ele está dando o seu melhor em seus snaps”, disse Lett. “Ele provavelmente vai ganhar mais por este motivo.”