Byron Jones foi um bom safety para o Dallas Cowboys, mas ele é um ótimo cornerback. Kris Richard fez a troca quando foi contratado nesta offseason, e os resultados foram incríveis. Os Cowboys têm a defesa nº 8 na NFL. Ele deverá ir ao Pro Bowl e ganhar um novo contrato nesta offseason, e se ele continuar assim, ele pode facilmente se tornar um dos melhores defensive backs na história da equipe.
Um jogador que já detém essa distinção, Darren Woodson, sabe um pouco sobre versatilidade na secundária. Embora ele nunca tenha jogado no outside como Jones agora faz, os Cowboys o mexeram constantemente. Ele jogou em ambas as posições de safety e como cornerback no slot em um nível de elite, e como ele disse a Kristi Scales do 5PointsBlue, ele tem uma tremenda quantidade de respeito por Jones ao fazer a troca.
“Eu tenho muita admiração por ele, porque eu sei como é jogar de safety, o que ele fez nos últimos dois anos em tempo integral. Ele jogou um pouco como corner no seu ano de estreia. Mas, para voltar a cornerback em tempo integral, é ótimo ver sua transição e ele fala muito sobre seu QI de futebol e atletismo. Ele é um tremendo atleta, um dos melhores atletas da NFL.”
Woodson, em seguida, aprofundou-se sobre quais são exatamente as diferenças de jogar nas duas posições, e o que permitiu que Jones prosperasse tanto quanto em seu novo emprego.
“Jogar como cornerback é muito diferente de jogar como safety porque as exigências físicas são diferentes. Na posição de safety, você está observando o quarterback e, na maioria das vezes na cobertura, você é solicitado a cobrir um tight end maior. Os safeties também fazem mais tackles no jogo de corrida e desempenham um grande papel no suporte de corrida.”
“Na posição de cornerback, você está alinhado contra os melhores atletas em campo, um cara como Julio Jones. Você está alinhado contra os gostos de Odell Beckham. Então, você tem que ser um tremendo atleta apenas para combinar. Você tem que ter ótimos pés, ótimas mãos e grandes habilidades com a bola, porque você está em situações um contra um.”
Pode não haver nada mais valioso defensivo do que um verdadeiro cornerback de nº 1. Esse tipo de jogador muda toda a aparência de uma defesa em como eles escolhem colocar os outros 10 jogadores, particularmente na cobertura. Isso torna a vida mais fácil dos safeties jovens de Dallas, que melhoraram significativamente à medida que a temporada foi passando. Jones foi muito valioso quando ele foi um dos melhores safety da NFL. Mas ele levou seu jogo para outro nível como um cornerback nesta temporada. Qualquer defesa que tenha conquistado o respeito de Woodson está no caminho certo.