Jerry Jones é um empreendedor há muito tempo.
Quando o mundo pensa que não há possibilidade dele não achar outra maneira de colocar o Dallas Cowboys em evidência, ele vai e prova que eles estão errados mais uma vez. Sua última ideia é um empreendimento que nenhum outro time da NFL jamais sonhou a respeito, e que está se tornando um sucesso em todo planeta:
E-sports.
Então o que é exatamente um time de e-sports, você pergunta?
É mundo de jogos competitivos que tem equipes de jogadores lutando pelo direito de se gabar, mas também, o mais importante, grandes pagamentos. Essa industria é, atualmente, avaliada em mais de US$890 milhões em receitas. São por esses números, é que Jones gostaria de juntar os Cowboys a essa gigantesca onda e fazer a marca do time enraizar ainda mais nas mentes de uma audiência globalizada.
Particularmente, a audiência que não gosta muito de futebol americano.
“Quando se trata de algo como e-sports, faz muito sentido para nós porque nós somos uma organização orientada a vendas,” disse Matt O’Neil, vice-presidente sênior de marketing de marcas para o Dallas Cowboys, para o site Advertising Age. “Se pensássemos que poderíamos comprar uma equipe para, falando em números, US$2 milhões, US$3 milhões, US$5 milhões ou qualquer outro valor, mas consegue US$7 milhões em acordos de patrocínios ao longo dos próximos anos, isso se torna algo certo a se fazer.”
“Não importa se e-sports serão bem sucedidos a longo prazo, se nós sentimos que poderíamos fazer esse dinheiro hoje, então vamos lá,” ele acrescentou.
Os Cowboys fecharam um acordo a agência de marketing Epsilon, que está sediada no Texas, para cavar através da logística do movimento em potencial, e acabou criando uma abordagem especifica do zero para Jones e companhia.
Para os Cowboys, Epsilon disse que desenvolveu um modelo de jogadores altamente engajados e entusiasmados. Depois, eles determinaram quem seria o público-alvo, concluindo que seriam quatro tipos distintos: introvertidos, neuróticos, conscientes e mentes abertas. Posteriormente, eles usaram os dados da Amazon para identificar quais marcas têm maior apelo com cada grupo. Aparentemente, Nutella é menos atraente para os neuróticos, disse a Epsilon.
Se os Cowboys receberem o evento de e-sports, eles podem usar essas informações para patrocinadores em potencial e fazer um estudo de caso para atingir públicos muitos específicos em escala, de acordo com a Epsilon.
Genial.
Parece ser uma ideia que foi semeada por Scott O’Neil, o irmão de Matt e dono do Philadelphia Sixers. Os Sixers, recentemente, compraram dois times de e-sports, tornando-os a primeira franquia da NBA a fazer isso.
“(Scott pensa que) é incrível,” disse Matt O’Neil. “Os Cowboys ainda não entraram de cabeça no mundo dos e-sports. Nós ainda estamos no modo de pesquisa.
“Mas nós realmente gostamos dessa oportunidade.”
Enquanto se mantém incerto se os Cowboys irão fazer essa compra, é um movimento de negócios atraente e inovador, e que se encaixa facilmente nos moldes de Jerry Jones.
E que certamente é uma grande opção para fazer os Cowboys se tornarem muito mais do que simplesmente o “America’s Team”.