Agora é oficial: Byron Jones foi oficialmente colocado como free safety durante os treinos da offseason, providenciando esperanças para o futuro. A escolha de primeira rodada do Cowboys em 2015 jogou em todas as posições da secundária no ano passado, mas agora deve mesmo se firmar como free safety.
“(Jogar de corner e safety é) como aprender a lançar com a mão esquerda e com a mão direita”, disse o coordenador defensivo Rod Marinelli para Jon Machota do jornal Dallas Morning News. “Essas duas posições — corner e safety — são completamente diferentes. Então você espera que ele consiga se manter em uma posição e apenas melhorar. Ele nos dá uma versatilidade incrível e como safety ele pode ajudar a cobrir o slot, pode cobrir um tight end. Ele tem essa habilidade. É isso o que você quer de um jogador na posição de safety.”
Jones conseguiu se destacar jogando em múltiplas posições em sua temporada de calouro. Ele teve 66 tackles em 12 jogos. No entanto, Jones não conseguiu uma interceptação e o calouro sentiu que seu primeiro ano na liga foi uma “chacoalhada”.
“Eu acho que (2015) foi um ano que me deu uma chacoalhada”, disse Jones em fevereiro. “Apenas estar lá e entender o atleticismo não vai te carregar. Você precisa ser bom no esporte. Você precisa ter habilidades no esporte. A melhor coisa no ano para mim foi me ver melhorar e entender melhor com o passar da temporada.”
Jones foi originalmente selecionado pelo Cowboys para ser um cornerback, mas o time sabia que ele seria capaz de providenciar versatilidade e eventualmente seria colocado para jogar como safety. Com impacto na secundária, Jones agora terá mais chances de usar seu atleticismo para conseguir turnovers, algo que o Cowboys foi um dos piores da liga em 2015.