Dallas Cowboys demite o coordenador defensivo Mike Nolan
O técnico da linha defensiva Jim Tomsula seguiu o mesmo caminho
Os Cowboys optaram por deixar o coordenador defensivo Mike Nolan menos de uma semana após seu primeiro ano no cargo.
Demorou vários dias de deliberação, mas a diretoria dos Cowboys e o head coach Mike McCarthy decidiram na sexta-feira à tarde dispensar o coordenador defensivo de suas obrigações com a franquia. Dallas também anunciou a saída do técnico da linha defensiva Jim Tomsula, fato confirmado em um comunicado do próprio McCarthy.
“Agradeço meu relacionamento com Mike e Jim e sou grato pelas contribuições que ambos fizeram à nossa equipe em circunstâncias difíceis em 2020”, disse McCarthy. “Estas nunca são decisões fáceis de tomar e desejamos a eles e às suas famílias o melhor no futuro.”
A decisão não foi tão difícil de ser prevista. Após uma alteração para o esquema defensivo desejado por Nolan durante a offseason impactada pelo COVID-19, a equipe dos Cowboys claramente teve muita dificuldade para se adaptar à mudança de filosofia e desempenharam algumas de suas performances mais lamentáveis na história recente.
Em declarações à 105.3 FM The Fan na manhã de terça-feira, o proprietário da equipe e general manager Jerry Jones disse que a falta de adaptação foi uma de suas impressões que perdurou em toda temporada de 2020.
“Eu subestimei totalmente o impacto de não estar com a equipe no início da primavera e durante o training camp“, disse Jones. “Com a mudança do treinador, e se você considerar, especialmente no lado defensivo, se analisar, uma mudança na linha técnica, uma mudança em alguma filosofia da defesa.”
Ao todo, os Cowboys cederam 473 pontos na temporada – desempenho bom o suficiente para ser o nº 28 da NFL e a pior marca da história da franquia. Eles também ficaram em 31º lugar na liga em defesa contra o jogo corrido, permitindo uma média de 159 jardas por jogo.
Essas estatísticas, entre outras, levaram a especulações sobre a situação do emprego de Nolan desde outubro – indagações que os executivos dos Cowboys procuraram evitar os comentários, na medida que isso foi possível. Na manhã de sexta-feira, McCarthy foi questionado sobre Nolan e disse que ainda estava avaliando toda a sua equipe.
“É nisso que estamos trabalhando. Francamente, estamos analisando a situação de todos os treinadores. É disso que se trata este processo. Você tem que aceitar a parte emocional, a decepção do que é o recorde de 6-10 – independentemente de COVID e todos os demais desafios que tivemos. Acho que é importante colocar tudo na mesa, e esse é o processo, e é o mesmo que tenho feito todos os anos como treinador principal.”
McCarthy disse que suas entrevistas sobre saídas continuarão na próxima semana, mas claramente uma decisão foi tomada sobre Nolan.
É muito cedo para especular sobre quem os Cowboys irão contratar para substituí-lo, ou que direção a defesa irá seguir a partir daqui. Mas após a saída de Rod Marinelli e Kris Richard em janeiro passado, eles estão prontos para contratar seu terceiro coordenador defensivo em três anos.
Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.