O Dallas Cowboys nomeou Lionel Vital como diretor de olheiros em jogadores universitários nesta quarta-feira. Vital chega a Dallas depois de passar as últimas três temporadas como diretor de jogadores no Atlanta Falcons.
Vital chegou a Atlanta em 2007 como assistente-diretor de personnel – cargo que manteve até 2011. Durante esse tempo em Atlanta, Vital trabalhou intimamente com o GM Thomas Dimitroff na maioria dos scouts dos jogadores universitários, incluindo a avaliação dos 150 melhores jogadores como olheiro em nível nacional. Ele também conseguiu os melhores free agents irrestritos da NFL em todas as posições, somando alguns projetos com o general manager.
Vital teve dois trabalhos com o Baltimore Ravens, o mais recente entre 2005 e 2007 onde ele observou universidades por todo o país como olheiro nacional, concentrando-se em jogadores de linha defensiva. Durante seu tempo em Baltimore, Vital foi condecorado no primeito Fritz Pollard Alliance Scouting Award, que é dado ao melhor olheiro afro-descendente em cada conferência.
De 2001 a 2004, Vital foi o assistente-diretor de olheiros de jogadores universitários pelo New England Patriots depois de trabalhar como olheiro nacional pelo time em 2000.
Antes de se tornar um olheiro na NFL, vitar foi diretor de pessoal pelo Montreal Machina da World League of American Football por 2 anos (1990 e 91).
Um nativo de Loreauville, Louisiana, Vital se formou na universidade de Nicholls State como running back, e foi selecionado na sétima rodada (185º geral) do draft de 1985 pelo Washington Redskins. Ele também jogou na Canadian Football League, primeiro pelo Calgary Stampeders (1986) depois pelo Saskatchewan Roughriders (1989).