Dak Prescott não pode refinar em apenas um momento quando ele se tornou, em todos os sentidos, o quarterback titular dos Cowboys.
A declaração do dono do time Jerry Jones, depois da última vitória dos Cowboys, tornou oficial o retorno do veterano Tony Romo no domingo contra o Baltimore Ravens como reserva de Prescott.
O discurso emocional de Romo na terça-feira, na qual ele aceitava a reserva, para muitos, soou como uma possível despedida.
Mas para o novato, a passagem do bastão não aconteceu no pronunciamento a imprensa. Ela aconteceu durante o caminho em que ele liderou os Cowboys para 8 vitórias e 1 derrota e a melhor campanha na NFL.
“Nós conversamos, nós conversamos constantemente,” disse Prescott nessa quarta sobre Romo. “Eu não sei precisar se houve um algo momento exato que nós sentamos e conversamos sobre o que tem acontecido . Mas é consistente, todos os dias [conversa]; simplesmente nós sabemos como o cada um se sente.
“Nós conversamos um pouco sobre isso hoje; nós já conversamos sobre isso no passado. Quero dizer, não é novidade para mim.”
Prescott disse que, inicialmente, ele ficou sem acompanhar o Twitter quando Romo, agora curado de fratura por compressão em suas costas, começou sua declaração falando de Prescott. Mas Prescott leu sobre a declaração de Romo e assistiu partes dela.
“Ele tem sido um grande líder, um grande modelo para me inspirar e observar todos os dias,” disse Prescott. “Para ele vir a público dizer isso, foi uma declaração muito emocional. Mas eu não estou surpreso. Eu sei o quanto se importa com esse jogo … o quanto significa para ele, o quanto ele se dedica todos os dias e o que esse time significa para ele.”
Prescott insistiu que ele não tem sentido a pressão, que a transferência de poder não tem sido algo estranho e ele tem sido muito consumido por tudo o que o trabalho envolve.
“Eu não,” falou ele, “me sinto estranho em qualquer situação.”
Mas a parte delicada disso tudo ainda permanece. Os Cowboys não estão interessados em dar como encerrada a era Romo ou fazer qualquer tipo de reflexão nesse momento. O técnico Jason Garrett quer que o foco se volte para os Ravens, contra quem Dallas pode estabelecer o recorde da franquia em vitórias consecutivas em uma temporada, com nove.
E se qualquer coisa acontecer ao Prescott, Romo poderia ser chamado novamente. Enquanto que as repetições de treino de Prescott se mantém inalteradas, os Cowboys tenta achar maneiras para Romo de ter snaps com o ataque titular.
“Eu penso que ele fez muito bem de dividir com todos como ele se sente,” disse Garrett sobre Romo nessa quarta-feira. “Mas eu e ele tivemos uma boa reunião [Quarta] sobre o foco que ele precisa ter hoje na preparação do papel que ele terá no domingo, se tudo correr bem nessa semana.”
Garrett teve uma conversa direta com Romo sobre ele ser reserva. Enquanto o técnico quer o melhor para Romo, ele tem que fazer o que é melhor para os Cowboys.
O tight end Jason Witten, um dos melhores amigos de Romo, disse que está orgulhoso da maneira como Romo se expressou.
“Foi autêntico, foi real,” falou Witten. “Ele foi humilde, ele foi honesto e eu penso que ele foi muito bem. Você não poderia ter dito algo melhor. As palavras que ele disse sobre Dak e a maneira como ele falou sobre isso, eu acho que foi ótimo para todos que estão nesse time.”
Já não está mais claro se Romo vai continuar em Dallas na próxima temporada, mas Witten não descarta seu amigo estar jogando em um futuro próximo.
“Eu não acho que ele está planejando em se aposentar em breve,” disse Witten. “Eu não apostaria contra ele”
Já Prescott, agora ele já ganhou e manteve a titularidade depois do antigo titular se lesionar no colegial, na faculdade e na NFL. Ele é o quarterback titular pelo time no qual ele cresceu torcendo. Quando ele era criança, ele fingia que era o quarterback titular dos Cowboys. “É legal,” Prescott admitia.
Ele afirma que não sente mais responsabilidade do que já vem sentindo. Prescott disse desde o início que os Cowboys são o time de Romo, agora ele refez essa declaração e reafirmou ela nessa quarta-feira.
“Ninguém nunca vai me dizer que esse time é meu,” disse ele. “Como eu disse há algumas semanas atrás, nós somos um time e essa é a razão pela qual estamos vencendo. Quando o quarterback titular no começo do ano diz o que ele disse ontem, isso mostra que esse time é de todos. Não se trata somente sobre a posição de quarterback … É sobre todos, o quanto de esforço todos colocam.”