O resultado do jogo de três anos atrás não vai mudar, mas o comitê de competição da NFL está nos estágios iniciais de alterar a tão famosa e tão polêmica “regra de recepção”, então recepções como a de Dez Bryant em 2014, que voltou atrás por não ser considerada uma recepção pelas regras atuais, serão consideradas recepções.
O vice-presidente executivo Stephen Jones, um dos oito membros do comitê, disse na terça-feira que os aprimoramentos da regra estão a caminho.
“Eu acho que vai simplificar, pessoalmente,” disse Jones. “É claro, nós ainda não temos a solução. É difícil saber com certeza até escrevermos e conferir se passa em todos os testes. Mas eu me sinto bem sobre a mudança.”
O dono do New York Giants, John Mara, outro membro do comitê, mencionou especificamente a recepção de Dez Bryant contra o Green Bay Packers, que voltou atrás devido a regra em vigência, quando discutia as mudanças propostas na terça-feira.
“Eu acho que onde concordamos de forma unânima,” disse Mara à ESPN. “(são) jogadas como a de Dez Bryant em Green Bay, a jogada de Calvin Johnson de alguns anos atrás. Eu acho que todos nós concordamos que aquilo são passes completos. Então vamos escrever a regra de forma que elas sejam consideradas recepções.”
A recepção de 31 jardas em uma quarta descida para 2 jardas de Dez Bryant nos minutos finais do jogo foi invalidada após o técnico dos Packers Mike McCarthy desafiar a decisão de campo. Bryant aparentou ter o controle da bola após pular e fazer a recepção com as duas mãos. Ele então esticou a bola em direção à end zone enquanto caía no chão. A bola saiu de sua mão após o contato com o chão.
Após revisar a jogada, os árbitros determinaram que Bryant não completou o processo de recepção. Os Packers tomaram a posse de bola e gastaram o relógio, vencendo o confronto divisional por 26-21 no Lambeau Field.
A regra de recepção tem sido uma das mais discutidas e analisadas em todos os esportes desde que a recepção para touchdown de Calvin Johnson contra o Chicago Bears foi invalidada.
Mesmo que nada sobre a regra mude nesse fim de semana em Indianapolis, mudanças podem se tornar oficiais após uma votação nas reuniões anuais da liga no próximo mês em Orlando.
O comissário da NFL, Roger Goodel disse no mês passado que ele gostaria de “começar de novo” em relação ao que a liga considera uma recepção.
Parece que pelo menos a parte de ir ao chão da recepção mudará.