Notícias

Cinco anos após deixar Dallas, Terence Newman prova que ainda tem vínculo com o time

Foi há muito tempo.

Mas Terence Newman ainda se lembra de chegar em Dallas depois de ter sido escolhido pelos Cowboys em 2003.

“Estou a caminho”, disse Newman, hoje um cornerback veterano de 14 anos de experiência e é um dos jogadores titulares da defesa dos Vikings que serão os próximos adversários dos Cowboys na próxima quinta feira. “Na época que joguei em Dallas, cheguei a conhecer vários jogadores e eu percebi que meu sonho de infância havia sido realizado. Todo mundo sonha em encontrar seus ídolos da época de infância. Encontrei Larry Allen (ex guard dos Cowboys na década de 90) e Darren Woodson (ex safety dos Cowboys na década de 90) e mais vários jogadores desta época, eu assisti eles jogando quando criança, então isso é algo muito especial para mim.”

A maneira como Ezekiel Elliott quebrou as grandes expectativas que vêm dos jogadores que são escolhidos no top five da primeira rodada do draft, é fácil esquecer a grande pressão que um jogador desse calibre sofre. Quando os Cowboys selecionaram Newman da Faculdade de Kansas como a quinta escolha geral do draft de 2003, ele foi o primeiro jogador selecionado pelo treinador Bill Parcells. Todos os olhos estavam certamente no calouro cornerback.

Ao contrário de Eliiott, Newman joga em uma posição onde você atrai mais atenção pelos seus erros cometidos do que a realização de grandes jogadas e, sendo assim, muitos torcedores dos Cowboys têm uma percepção complicada de Newman em suas nove temporadas em Dallas. Para muitos fãs da NFL, um top five é simplesmente um “bust” até que se prova o contrário. Isso nunca foi uma caracterização remotamente justa para Newman, que já foi Pro Bowl duas vezes e gravou 32 interceptações como um jogador dos Cowboys.

Dos dez primeiros jogadores selecionados no primeiro round do draft de 2003, apenas Newman, Carson Palmer (a primeira escolha geral) e Terrell Suggs (décima escolha) ainda estão jogando na NFL.

Newman tinha 25 anos, no início de sua primeira temporada, fazendo dele um calouro mais velho. Treze anos mais tarde ele é o cornerback titular mais velho da NFL e tem se mantido em boa forma e evitando que jogadores mais novos conquistem sua vaga de titular nas equipes em que joga.

Cornerbacks não jogam muito além dos seus 37, 38 anos de idade,” disse o treinador dos Cowboys, Jason Garrett. “Muitas vezes os jogadores são movidos para safety em cinco anos de liga. Mas ele ainda vai lá e joga nas laterias dos campos, marca o slot receiver adversário, e ele parece o mesmo grande jogador para mim. Ele ainda faz grandes jogadas. Ele é um jogador muito bom na cobertura.”

Os créditos devem ser dados a Newman devido a sua grande habilidade de marcar adversários em profundidade nos seus 14 anos de liga.

“Eu não sou tão rápido como eu costumava ser, mas onde me falta velocidade eu tento compensar com experiência e mentalidade”, disse Newman. “Chega um momento na carreira de todo mundo onde você não vai ter o que possuía quando entrou na liga, e a única maneira de evoluir é estudando o jogo.

No entanto, a pura velocidade e rapidez de Newman já é conhecida dos Cowboys, que na época que jogava em Dallas era um All-Pro na pista de atletismo de Kansas, e que seu nível de atleticismo foi percebido logo que entrou na NFL. Newman conseguiu quatro intercepetações na sua temporada de estréia, três delas veio em um jogo contra os Redskins. Em duas nove temporadas com os Cowboys, ele conseguiu pelo menos quatro interceptações em seis temporadas. Em 2005, ele não cedeu nenhum touchdown durante toda a temporada ao ser titular nos dezesseis jogos da equipe.

Mas em 2010 as lesões começaram a irritar e afetar seu desempenho nos Cowboys. Costelas e lesões na virilha afastaram o jogador de atuar, e estas contusões afetaram sua rapidez por um tempo. Em 2011, especificamente, ele não conseguiu render o alto padrão que ele tinha estabelecido para si mesmo. O resultado final foi a decisão de Dallas de liberar o jogador para assinar um novo contrato com qualquer equipe da NFL.

“Eu não joguei muito bem meu último ano em Dallas,” disse Newman durante a semana. É por isso que eu não sou um membro da equipe dos Cowboys mais. Eu sei como são as coisas.”

Mas a cabeça do técnico dos Vikings, Mike Zimmer, que era coordenador defensivo dos Cowboys na época que Newman foi selecionado pelo time de Dallas, e quando o treinador mudou-se para Cincinnati para ser coordenador defensivo ele, aparentemente, não comprou a ideia de que os melhores dias de Newman havia passado. Newman assinou um contrato de três anos com os Bengals e passou todo o seu contrato jogando em uma ótima defesa dos Bengals. Quando Zimmer foi contrato como técnico principal dos Vikings, Newman veio junto com ele para Minnesota.

“Eu adoro ir a reuniões e assistir a filmes e ouvir Zimmer,” disse Newman, que assiste a todos os filmes um dia antes para estar preparado nas reuniões do treinador. “É como se eu fosse um novato outra vez. Porque ele é o único que eu estava em reuniões como um novato. É definitivamente muito divertido para mim.”

A longa carreira de Newman não é nenhuma surpresa para Garrett, que treinou Newman no final do seu contrato em Dallas.

“Isso tem muito a ver com quem ele é como pessoa”, disse Garrett. “Ele realmente se manteve em ótima forma durante todos esses anos de sua carreira.”

Para Newman, que ainda chama Dallas de casa, ele continua a percorrer os rigores de uma temporada da NFL por razões específicas.

“Eu ainda tenho algumas temporadas para ser jogada na minha carreira”, disse ele. “Eu não jogo por dinheiro. Eu quero um Super Bowl. Para mim, o Super Bowl é como correr atrás de uma menina linda que você realmente gosta, você tenta conversar, e ela não te responde. Ela realmente não quer nada com você naquele momento e eu continuo correndo atrás dela.”

Fonte
DallasCowboys.com

Marcus Vinicius Tavares

Torce para os Cowboys desde 1995 e acompanha fielmente o time desde 2005. Curte o bom e velho rock and roll e tem como a comida favorita: Hamburger! Trocar idéia e beber uma gelada são seus passatempos prediletos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo