Contexto é importante, mesmo quando é o padrinho do scouting da NFL, Gil Brandt, falando.
O artigo de Brandt para a NFL.com intitula-se “Projetando um futuro Pro Bowler pela primeira vez para cada equipe da NFC”. E, portanto, há o risco de alimentar uma ideia com força nesse texto porque ele se encaixa no formato.
Mas talvez o conceito de Chidobe Awuzie ir ao Pro Bowl transcenda o contexto e transcenda o formato.
Escolha de Brandt para Dallas:
DALLAS COWBOYS: “Chidobe Awuzie, CB, segunda temporada na NFL. Awuzie tem excepcional rapidez e explosão em curto espaço de tempo e pode jogar no slot, no outside ou como safety. Ele é muito inteligente e tem habilidades de cobertura acima da média. Contanto que ele continue saudável, ele vai melhorar seriamente a defesa de Dallas como titular este ano.”
Awuzie faz parte de uma onda de mudanças na secundária, sendo o movimento mais recente a contratação do melhor assistente de defesa Kris Richard. Awuzie, produto do Colorado escolhido na segunda rodada do draft da NFL do ano passado, tem a altura que Richard prefere em seus cornerbacks … e tem o tamanho de jogar como safety também, como Brandt disse acima.
“Estou começando a entender como todo mundo joga comigo e entendendo o trabalho deles”, disse Chido, que este ano trocou os números de camisa de 33 para 24. “Está vindo um novo treinador e ele está tentando levar o que me ensina para o campo e ficar confortável com meus irmãos.”
As recentes secundárias de Dallas não permitiram muito “conforto” na área de caça às bolas. Isso é parte da razão que, após a temporada de 2016, a secundária dos Cowboys passou por uma completa reformulação. Brandon Carr, Barry Church, JJ Wilcox e Mo Claiborne estavam fora, Dallas contratou Awuzie e três outros defensive backs na primavera, incluindo Jourdan Lewis de Michigan, que se tornou forte com Awuzie e que ele próprio pode ter talento de elite – e ainda figuras por trás de Byron Jones, que foi transferido de safety para cornerback e é escrito para ser titular junto com Awuzie. Para essa questão, a reforma tem Anthony Brown jogando à frente de Lewis, e um trio de safeties (Jeff Heath, Xavier Woods e Kavon Frazier) disputando posição e tem um olho, sempre , no holdout do All-Pro Earl Thomas.
Mas é Awuzie quem Brandt vê como o mais impressionante de todos depois de uma temporada de rookie durante o qual ele lutou com lesões para finalmente jogar em 10 jogos e iniciar seis, totalizando uma interceptação, sete desvios de passe e um fumble forçado.
“Todo mundo sabe sobre a minha lesão, disse Awuzie sobre sua lesão que o deixou limitado em sua temporada de estreia. “Isso meio que me atrasou e eu tive que fazer muitos repetições mentais. Mas esse ano eu estarei completamente saudável e eu poderei fazer as coisas que eu sei que posso fazer. Isso vai continuar melhorando daqui em diante.”