Se você chegou até aqui, você muito provavelmente já viu algum jogo da NFL. Ao ver um jogo, você provavelmente viu um quarterback fazer um passe perfeito, um wide receiver fazer uma recepção incrível, um running back quebrar tackles e correr para o touchdown ou um jogador de linha defensiva atropelando a linha ofensiva e conseguindo o sack. Mas e se eu contar para você que tudo isso só existe por causa do Draft?
Você pode não acreditar ou achar que estamos exagerando — o que pode até ser verdade –, mas não pode dizer que é mentira. Em 2013, cerca de 70% dos jogadores que faziam parte do elenco de algum time na NFL foram selecionados no draft. Os outros 30% também passaram pelo recrutamento, mas acabaram não sendo selecionados por ninguém.
E é com essa informação que começamos a te explicar o que é o Draft da NFL.
O que é?
O Draft da NFL, também podendo ser chamado de encontro para seleção dos jogadores, é uma forma de recrutamento dos jogadores que deixam o futebol americano universitário para o futebol americano profissional. Como já dito, ele é a maior fonte de recrutamento de jogadores da NFL.
O evento dá a oportunidade dos 32 times escolherem jogadores para compor o seu elenco e reforçá-lo da melhor maneira. As decisões realizadas durante o Draft decidem o futuro de todas as franquias da liga, seja para o bem ou para o mal.
Como as escolhas são organizadas?
Antes de entrar em detalhes específicos, é preciso mencionar o básico. Todos os 32 times escolhem os jogadores em uma ordem pré-determinada, decidida ao fim da temporada anterior. Quando a sequência de escolhas de todos os times se encerra, começa-se uma nova rodada onde todos os times escolhem quase na mesma ordem. Hoje o Draft da NFL possui um total de sete rodadas, o que obviamente garante aos times um total de sete escolhas por Draft.
A ordem no qual as escolhas são feitas é inversamente proporcionais a classificação geral dos times na temporada anterior. Isto é: o pior time da última temporada é o primeiro a escolher, enquanto o campeão é o último. Isso ajuda a NFL a manter o equilíbrio entre as equipes e manter a competitividade entre elas. A ordem das escolhas de cada rodada fica desta forma:
- As escolhas de 1 a 20 ficam entre os times que não se classificaram aos playoffs. A ordem é determinada pelo número de vitórias na última temporada. O time com menos vitórias tem a 1ª escolha, enquanto o time com mais vitórias escolhe em 20º;
- As escolhas de 21 a 24 ficam entre os times eliminados na primeira fase da pós-temporada, a rodada de wild card. A ordem é do time eliminado com menos vitórias na temporada regular até o time eliminado com mais vitórias na temporada regular;
- As escolhas de 25 a 28 ficam entre os times eliminados na segunda fase da pós-temporada, a rodada divisional. A ordem é do time eliminado com menos vitórias na temporada regular até o time eliminado com mais vitórias na temporada regular;
- As escolhas 29 a 30 ficam entre os times eliminados na final de conferência. A ordem é do time eliminado com menos vitórias na temporada regular até o time eliminado com mais vitórias na temporada regular;
- O time que perdeu o Super Bowl fica com a escolha de número 31, enquanto o campeão tem a 32ª escolha.
Em casos de times terem o mesmo número de vitórias, entram os critérios de desempate. O primeiro deles é decidido pela força do calendário, isto é, a porcentagem de vitórias dos times enfrentados.
Explicando melhor: se dois times terminam a temporada regular com o mesmo número de vitórias, é visto a força do calendário dos dois times. O time que enfrentou adversários mais fracos (ou seja, que venceram menos jogos) escolhe antes.
O segundo critério de desempate é o recorde dos times contra adversários que os dois tiveram em comum. O time que tiver perdido mais entre os adversários em comum escolhe primeiro, enquanto o outro time escolhe depois. Caso não haja adversário em comum, a ordem é decidida por cara-ou-coroa. Sim, você não leu errado.
Para equilibrar ainda mais o draft, há uma inversão de escolhas ao longo das rodadas.
Exemplo: dois times terminaram a temporada com o mesmo número de vitórias na temporada anterior e terão respectivamente a escolha de número 1 e 2 no draft. Por equilíbrio, o time que escolheu em segundo na primeira rodada será o primeiro a escolher na 2ª rodada, enquanto o time que escolheu primeiro será o segundo a escolha na 2ª rodada. Na 3ª rodada a ordem volta para como estava na 1ª rodada, enquanto na 4ª rodada a ordem será a mesma da 2ª rodada. Esse “rodízio” também acontece caso três ou mais times terminem com o mesmo número de vitórias na temporada passada.
As escolhas compensatórias
Devido ao acordo entre a NFL e a NFLPA, a associação de jogadores da liga, 32 escolhas extras podem ser dadas além das originais que os times já possuem. Apesar de não divulgar o método que usam, as escolhas são dadas aos times que mais perderam do que ganharam jogadores durante o período da free agency do ano anterior. As escolhas acontecem sempre ao fim de cada rodada, começando pela terceira, logo após terminar a ordem original dos 32 times.
Em 2016, o Dallas Cowboys usou uma escolha compensatória de quarta rodada que foi dada para selecionar o quarterback Dak Prescott. Nada mal, não é mesmo?
A partir do Draft de 2017, a NFL permitiu que os times pudessem fazer trocas com as escolhas compensatórias. Até então era proibido negociá-las.
Como é o processo do Draft?
O evento ocorre uma vez por ano, geralmente entre o fim de abril e o começo de maio. Sua duração é de três dias, começando em uma quinta-feira e encerrando no sábado. O primeiro dia é reservado somente para as escolhas da primeira rodada, enquanto o segundo dia são selecionadas as escolhas de segunda e terceira rodadas. O terceiro e último dia decidem as escolhas da quarta até a sétima rodada, além das contratações dos jogadores que não foram selecionados (os famosos undrafted free agents).
No primeiro dia, o mais importante, cada time tem 10 minutos para decidir qual jogador irá selecionar com a sua escolha. No segundo dia, o tempo diminui para 7 minutos para o time tomar a sua decisão na segunda rodada e cinco minutos para a terceira rodada. No terceiro dia, o tempo se mantém em cinco minutos até o fim da sexta rodada. O tempo da sétima rodada é ainda menor, com apenas quatro minutos para cada time decidir o jogador escolhido. Não é comum, mas há casos de times que não fizeram suas escolhas no tempo estipulado. Quando isso acontece, o time “perde a vez” e só poderá escolher depois que o próximo time da lista escolher o seu jogador.
Para fazer a escolha, há um processo até longo. Os representantes dos times não ficam presentes no evento, e sim em uma sala nas instalações da equipe chamada de war room. De lá, um representante do time comunica uma pessoa presente no evento o nome do jogador. Essa pessoa, então, preenche um cartão com o nome, posição e universidade do jogador e entrega para um membro da NFL que é chamado de runner.
No momento que o runner recebe o cartão, o relógio é zerado e começa a contagem para o time seguinte. No momento que o cartão está sendo entregue para a pessoa que anunciará a escolha, outro representante da NFL comunica aos representantes do time da escolha seguinte o jogador que foi selecionado. Ufa!
Como são feitas as trocas no Draft?
Se você leu esse texto, você sabe que na NFL é proibido comprar jogadores ou escolhas de draft de outros times. Dessa forma, as escolhas de draft se tornam o meio de troca mais importante de toda a liga. Com sete escolhas garantidas por draft, os times podem usá-las da forma como bem entender. Abaixo estão algumas das formas mais comuns de trocas:
- Trade Up: Para conseguir uma escolha acima da que foi originalmente dada ao time, ele realiza uma troca. Para que outro time esteja disposto a dar sua escolha, é preciso uma compensação, como outras escolhas ou até um jogador. Em 2012, o Dallas Cowboys deu suas escolhas de 1ª e 2ª rodada para subir oito posições e escolher o CB Morris Claiborne na 1ª rodada.
- Trade Down: Essa troca é exatamente o contrário da troca acima. O trade down consiste em um time aceitar escolher depois em troca de mais escolhas no draft. Em 2013, o Dallas Cowboys trocou sua escolha de primeira rodada pelas escolhas de primeira e terceira rodada do San Francisco 49ers. Com as novas escolhas, o Cowboys escolheu o C Travis Frederick e o WR Terrance Williams. Nada mal, não?
A partir dessas movimentações, os times acabam montando estratégias para escolherem os jogadores que consideram necessários para estruturar seus elencos. Vale mencionar que é possível trocar escolhas futuras, isto é, escolhas de drafts que ainda não aconteceram em troco de escolhas do draft atual. Não precisamos mencionar que comprometer o futuro é algo bem arriscado, não é mesmo?
Quem está elegível para o Draft?
Para um jogador se declarar elegível para o recrutamento, ele precisa ter saído do high school, o equivalente ao ensino médio, por pelo menos três anos. Não é obrigatório que o jogador se forme na universidade ou jogue todos os quatro anos de eligibilidade no futebol americano universitário para entrar para a NFL, no entanto. Há inclusive casos de jogadores que entraram para a NFL antes de se formar e voltaram aos estudos durante uma temporada e outra para poder receber o diploma de graduação.
Junto com a NCAA, a NFL trabalha para aprovar a elegibilidade dos jogadores que estarão no draft do ano vigente. Ao ganharem a permissão para serem selecionados no draft, os jogadores podem realizar entrevistas, visitas e treinos com os times da NFL para que ele possa ser avaliado da melhor forma possível para o draft.
Como vocês podem ver, o evento é tão importante quanto o resultado de um jogo durante a temporada regular. As decisões feitas durante o draft impactarão o destino do time ao longo dos anos seguintes e podem dar não só glórias como também frustração para torcedores de todas as franquias da liga. Se você é torcedor do Dallas Cowboys por algum tempo, você já sentiu na pele um pouco de cada sensação.
Restar montar uma estratégia ideal e avaliar os jogadores da melhor forma para minimizar qualquer chance de erro.
Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.