BSB EnsinaFeatured

BSB ENSINA | Como são montadas as tabelas dos times na NFL?

Você já deve ter visto a tabela do Dallas Cowboys para a temporada de 2016. Caso não tenha visto, não tem problemas, já que é só clicar aqui para poder vê-la. Como você pode perceber, a tabela da NFL é diferente das tabelas de campeonatos do futebol da bola redonda, onde todos os times se enfrentam duas vezes, uma em casa e outra fora de casa. Se todos não se enfrentam, como é determinado quem enfrenta quem? Por que alguns times enfrentam outros duas vezes, enquanto outros eles nem sequer chegam a jogar?

Como somos um site de e para torcedores do Dallas Cowboys em geral, nada mais justo que usar o Time da América como exemplo. Mas antes de falar da tabela, precisamos fazer uma explicação rápida sobre outra coisa: os “grupos” no qual os times da NFL são divididos.

 

Divisão dos Times da NFL

NFL Divisions

Se você já conhece a NFL e está familiarizado com a forma em como os times da NFL estão divididos, você pode pular essa parte do texto. Se você ainda é novo no esporte, essa leitura é obrigatória.

Na NFL, há dois tipos de subdivisões diferentes: as conferências e as divisões.

Conferências: As conferências dividem a NFL em duas. Na década de 1960, os Estados Unidos se dividiam em duas grandes ligas de futebol americano: a National Football League (NFL) e a American Football League (AFL). Em 1967, depois de muitas tratativas, as duas ligam se juntaram, formando a atual NFL como todos conhecemos. Com essa fusão, as antigas ligas se tornaram as duas conferências da nova NFL: a conferência Nacional (NFC) e a conferência Americana (AFL). Os times de cada conferência, é claro, são os times das antigas ligas de futebol americano. O Dallas Cowboys, fundado em 1960, jogou pela antiga NFL e até hoje faz parte dos times da NFC.

Divisões: Dentro de cada conferência, os times se dividem em quatro grupos diferentes, as divisões. Nela, o que determina basicamente qual time estará em cada grupo é a posição geográfica da cidade. Dessa forma, as divisões se dividem em East (Leste)South (Sul)West (Oeste)North (Norte), totalizando oito divisões se contarmos as duas conferências. Apesar de não estar na costa leste dos Estados Unidos, o Dallas Cowboys participa da NFC East justamente por sua grande rivalidade com os outros três times da divisão: Giants, Eagles e Redskins.


 

Como são montadas as tabelas dos times da NFL?


NFL schedule

Agora que você já sabe o que são as conferências e as divisões da NFL, podemos explicar como são montadas as tabelas da NFL. A temporada regular da NFL tem uma duração de 17 semanas, geralmente começando na primeira semana de setembro e terminando na última semana de dezembro. Para facilitar o entendimento, vamos dividir a explicação novamente.

 

Jogos dentro da própria divisão

Aqui, os times enfrentam duas vezes cada time de dentro de sua divisão. Como cada divisão possui quatro times, cada time da NFL joga seis partidas dentro da divisão, sendo três em casa e três fora. Podemos facilmente dizer que é nessa categoria onde acontecem os melhores jogos da temporada da NFL, já que é se concentra a maior parte das rivalidades da NFL. Se você já viu jogos do Cowboys contra o Giants, Eagles ou Redskins, você sabe do que estamos falando.

Exemplo: Assim como em 2015 e todos os anos anteriores, o Dallas Cowboys enfrenta cada um de seus rivais duas vezes: uma em Dallas e outra na casa do rival. Ou seja, o time enfrenta Eagles, Giants e Redskins em Dallas e enfrenta os três em Philadelphia, New York e Washington respectivamente em todas as temporadas.

Total de jogos: 6


 

Jogos dentro da própria conferência

nfl_g_cowboys_packers_580

Como padrão da NFL, cada divisão da liga precisa enfrentar uma outra divisão da mesma conferência. A ordem que cada divisão enfrenta a outra foi determinada pela NFL após a mudança que ocorreu em 2002. Cada time da divisão joga contra dois desses times em casa e duas vezes fora e a ordem que determina quem jogará em casa e quem jogará fora se dá por conta da partida anterior entre os dois times.

Exemplo: Em 2013, o Dallas Cowboys e os outros três times da NFC East enfrentaram os times da NFC North. Após enfrentar a NFC West em 2014 e a NFC South em 2015, a NFC East volta a enfrentar a NFC North em 2016. Como em 2013 o Cowboys jogou em casa contra o Minnesota Vikings e o Green Bay Packers, em 2016 o time jogará fora de casa contra esses dois times. Analogamente, o time enfrentará em casa os dois times que jogou fora de casa em 2013: o Detroit Lions e o Chicago Bears.

Total de jogos: 4


 

Jogos fora da conferência

Dallas Cowboys v New York Jets

Aqui a situação se assemelha em muito com a do tópico acima. Os times de uma divisão precisam enfrentar uma divisão da outra conferência, seguindo as mesmas regras de ordem que foram dadas para os jogos entre divisões da mesma conferência.

Exemplo: Em 2012, o Dallas Cowboys e os outros três times da NFC East enfrentaram os times da AFC North. Depois de enfrentar todas as outras divisões da conferência americana nos anos seguintes (AFC West em 2013, AFC South em 2014 e AFC East em 2015), a NFC East volta a enfrentar a AFC North em 2016. Seguindo a mesma regra, o time enfrentará em casa os adversários que jogou fora de casa em 2012: o Baltimore Ravens e o Cincinnati Bengals. Já os times que jogaram no AT&T Stadium em 2012 enfrentarão o Cowboys em seus respectivos estádios, como o Pittsburgh Steelers e o Cleveland Browns.

Total de jogos: 4


 

Jogos por nivelamento

hi-res-152712186_crop_north

É com essa parte que a NFL consegue se diferenciar de outras ligas e a torna ainda mais equilibrada. Como dissemos antes, cada divisão enfrenta uma outra divisão da mesma conferência. Sendo assim, restam outras duas divisões da mesma conferência no qual uma divisão não irá enfrentar. E é aí que entra o pulo do gato.

Dessas duas divisões da mesma conferência que a divisão não está programada para jogar, um time enfrentará seu “equivalente” dessas outras divisões. Isto é, um time enfrentará os times dessas duas divisões restantes que terminaram na mesma colocação dentro de suas respectivas divisões. Isso coloca o líder de uma divisão no ano anterior para enfrentar os líderes das outras divisões na temporada seguinte, enquanto o último na divisão enfrenta o último das outras duas divisões, facilitando teoricamente sua tabela e favorecendo um equilíbrio e competitividade maior. Os jogos obrigatoriamente serão um em casa e outro fora de casa para todas as equipes, com a ordem determinada novamente pela NFL.

Exemplo: Em 2015, o Dallas Cowboys (infelizmente) terminou em último da divisão. Como a NFC East enfrentará a NFC North em 2016, as divisões que farão parte desse nivelamente serão a NFC West e NFC South. Dessa forma, o Cowboys enfrentará o último colocado da NFC West e da NFC South, respectivamente o San Francisco 49ers e o Tampa Bay Buccaneers. Em 2015, o Cowboys enfrentou o Packers e o Seahawks por conta do mesmo nivelamento. Por ter enfrentado o Seahawks fora de casa em 2012 pelo nivelamento, o Cowboys jogou em casa na partida de 2015, sobrando para jogar contra o Packers fora de casa.

Total de jogos: 2


 

Descanso (Bye Week)

tony12

Se você somar todos os totais de jogos acima, você verá que são 16 jogos para 17 semanas de temporada regular. Mas e o que acontece com a semana que restou? Isso mesmo, um descanso. A chamada bye week é obrigatória para todos os times e ocorre sempre entre a Semana 4 e a Semana 12 da NFL. A ordem em que cada time terá a bye week é praticamente decidida por sorteio, tendo apenas uma condição: os times que jogarem em Londres são obrigados a terem a bye week na semana seguinte, justamente para não haver desgaste no jogo seguinte após a viagem para a Inglaterra.

Exemplo: Em 2014, o Dallas Cowboys foi até Londres enfrentar o Jacksonville Jaguars na Semana 10. Como regulamento, os dois times tiveram sua bye week logo depois, na Semana 11. Como em 2015 o Cowboys não jogou em Londres, a bye week foi determinada de forma aleatória para a Semana 6 da temporada.


 

Como é montado o calendário de jogos da NFL?

CALENDÁRIO

Com todos os jogos determinados pelas regras acima, a NFL agora precisa montar um grande quebra-cabeça para fazer seu calendário. Para isso, a liga possui 136 computadores a sua disposição para selecionar alguns calendários pré-estabelecidos para serem analisados por executivos da NFL, que determinarão os horários e datas para que fiquem agradáveis para as emissoras de televisão, os torcedores e os jogadores.

Confira abaixo alguma das restrições que a NFL precisa lidar para montar seu calendário de jogos:

Horário: No domingo tradicional da NFL, os jogos são divididos em três horários. A maior restrição fica por conta do fuso horário da costa oeste americana. Pela diferença grande de horário entre a costa leste e costa oeste, os times da Califórnia e o Seahawks jogam seus jogos em casa no segundo horário do domingo, que começa às 16h25 no horário oficial americano (o de Nova York) e 13h25 no horário da costa oeste. Caso os times da Califórnia jogassem no primeiro horário, o jogo começaria às 10h da manhã, o que inviabilizaria eventos pré-jogo como o tailgate.

Horário Nobre: Como já conhecido, a NFL possui três jogos em horário nobre, o primetime: o Thursday Night Football (quinta-feira), Sunday Night Football (domingo) e Monday Night Football (segunda). Nesse horário a NFL costuma colocar jogos de times mais populares ou de grandes rivalidades, justamente por ter mais audiência. O Cowboys, claro, é um dos times que mais aparece nesse horário.

A restrição desse horário fica justamente com o Monday Night Football. Os times que jogam o MNF não podem jogar o TNF da semana seguinte, pois isso daria aos times apenas dois dias de preparação entre os jogos, algo completamente inviável na NFL.

Outros: Além do já citado caso de Londres e a bye week, a NFL precisa prestar atenção em outras situações. Em times que compartilham o estacionamento de seu estádio com outros times da região, a NFL precisa evitar de marcar jogos no mesmo dia em que o time da outra liga jogará em casa, para evitar esse conflito com o estacionamento. Além disso, eventos e shows na cidade podem fazer com que a NFL evite agendar jogos do time na sua casa em determinada semana.


E aí, curtiu? Se quiser uma explicação de outra forma, recomendamos esse texto dos amigos do site Liga dos 32. Mas se você quiser conferir os outros textos da nossa série BSB ENSINA, é só clicar aqui.

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo