Claramente, Andy Dalton está e deve pensar alto.
Em uma entrevista na noite de terça-feira, essa é facilmente a maior impressão que fica.
Porque, embora Dalton tenha toda a intenção de ajudar o Cowboys a ter sucesso em 2020, é claro que ele assinou com um olho em seu futuro a longo prazo.
“Acredito que sou titular nesta liga e sinto que posso trazer muito para a mesa”, disse Dalton. “Sei que estou em um contrato de um ano, entendo que o mercado será um pouco diferente na próxima offseason. Então, para mim, é apenas, estou tentando me estabelecer e me colocar na melhor posição para a segunda metade da minha carreira.”
É uma estratégia inteligente para um QB com apenas 32 anos de idade. Dalton tem nove anos de experiência na NFL e já participou de três Pro Bowls. Nick Foles e Teddy Bridgewater são apenas dois exemplos recentes de quarterbacks que rejuvenesceram suas carreiras após breves momentos como reserva.
“Este é o ano 10 para mim – então eu acho que, com tudo o que está envolvido e o momento de ser um agente livre quando eu era, essa é a melhor decisão para mim e para a família, sabendo que devo ingressar em uma grande organização, em uma equipe pronta para ganhar muitos jogos” disse Dalton.
Com tudo isso, Dalton entende a situação à sua frente. Apesar de toda a incerteza em torno das negociações de contratos de Dak Prescott, Dalton está bem ciente de onde ele se encaixa no elenco do Cowboys.
“Dak jogou muito bem e eu sabia a situação em que estava entrando”, disse ele.
Isso deve ser um ponto de discussão nessas circunstâncias. Dalton foi titular em 133 jogos na carreira, com 31.594 jardas e 204 touchdowns, liderando o Cincinnati Bengals em cinco jogos nos playoffs. Ele é muito mais experiente do que a maioria dos reservas dentro da liga.
Dalton entende isso, mas ele também não tem ilusões.
“Acho que, porque participei dessa liga, venci muitos jogos e reuni boas temporadas, acho que todos os que estão do lado de fora vê dessa maneira”, disse ele. “Mas Dak é o titular desta equipe, e eu estou aqui se, por alguma razão, alguma coisa acontecer com ele, vou poder intervir e fazer tudo o que puder para ajudar essa equipe a vencer.”
É um elemento que o Cowboys não têm em seu elenco desde 2013, quando Kyle Orton deu profundidade a Tony Romo. É intrigante pensar que Dalton pode ajudar o Cowboys não apenas como jogador, mas como uma voz experiente na posição. Dalton disse que mandou uma mensagem para Prescott depois de assinar seu contrato, e Prescott disse que está ansioso para trabalhar juntos. Ele também acrescentou que está se reunindo com o treinador Doug Nussmeier para discutir sobre o ataque do Cowboys.
“Obviamente, ainda é cedo e ainda há muito tempo para aprender tudo”, disse ele. “Estou tentando entender o mais rápido possível.”
Será um ajuste para Dalton, já que ele passou a última década como o rosto da franquia. Mas, a julgar desde o início, é um ajuste que ele está adotando. E qualquer que seja o futuro a longo prazo para Dalton, torna o curto prazo muito mais brilhante para o Cowboys.
“Vou tentar ser o maior trunfo para esta equipe, tentar ajudar nesse ataque, ajudar Dak, ajudar todo mundo o máximo que puder”, disse Dalton. “É uma perspectiva diferente para mim, já que fui titular nos últimos nove anos, mas entendo a posição em que estou entrando e o papel que vou desempenhar”.
Seja um apoiador do Blue Star Brasil e garanta uma série de benefícios! Veja como participar aqui.