Jason Witten merece ir em sua primeira chance para o Hall of Fame, não importa o que digam.
Jason Witten se aposentou da NFL nesta quinta-feira e com o fim da discutivelmente maior carreira que qualquer tight end já teve na história da NFL, os analistas não podem se impedir de avaliar sua carreira como um todo. Embora a maioria das retrospectivas sobre Witten tenha sido completamente positiva, houve algum desacordo sobre o lugar de Witten na história da NFL. Especificamente, vários escritores da ESPN sugeriram que Witten não será indicado em seu primeiro ano para o Hall of Fame daqui a cinco anos quando se torne elegível.
Jeff Legwold, por exemplo, citou outros tight ends no Hall of Fame que tiveram que esperar, dizendo “Na posição de Jason Witten, Shannon Sharpe foi finalista três vezes antes de ser selecionado, assim como Ozzie Newsome, Dave Casper e Kellen Winslow. E John Mackey, que muitos consideram um dos melhores ou melhor tight end na história da liga, foi finalista cinco vezes antes de ser escolhido para a consagração, então o trabalho de Witten, como ele jogou e sua presença no vestiário certamente o torna digno de Canton, mas ser escolhido em seu primeiro ano de elegibilidade, dependerá dos outros finalistas e de quanto tempo alguns deles esperaram pela mesma honra”.
Aaron Schatz foi muito mais severo, dizendo o mero fato de que Witten não é Tony Gonzalez irá tirá-lo de chance de ser escolhido rapidamente, argumentando: “Isso é muito simples. Jason Witten será um membro do Hall of Fame. Ele não irá na primeira oportunidade. Há simplesmente muitos jogadores que merecem um lugar no Hall of Fame do futebol americano profissional e limitar a eleição a cinco jogadores a cada ano cria um backlog. Você entra na primeira votação apenas se você for claramente o melhor jogador na sua posição durante a maior parte da sua carreira. Para tight ends, isso significa Tony Gonzalez, não Witten.”
Vamos rever alguns desses casos. Para contestar as alegações de Legwold, basta consultar os livros de registros da NFL. Witten tem mais recepções, jardas recebidas, touchdowns, jogos disputados e aparições no Pro Bowl do que qualquer um dos tight ends que ele menciona. Sua carreira era maior que a deles, portanto ele não deveria ser colocado na mesma categoria que eles. O caso de Schatz é ainda mais fácil de separar. Houve três membros do Hall of Fame escolhidos na primeira rodada nesta temporada: Randy Moss, Brian Urlacher e Ray Lewis. Nenhum deles é o melhor jogador de todos os tempos, a menos que você pense que Moss é melhor que Jerry Rice ou Urlacher e/ou Lewis são melhores que Lawrence Taylor ou Dick Butkus.
Não há razão para que Witten seja mantido fora do Hall of Fame na sua primeira votação. Suas estatísticas não se compara ao de Gonzalez, mas ninguém na história fez isso. A única razão que seria capaz de mantê-lo afastado seria se o próprio Gonzalez não fosse eleito na primeira votação. Mas Gonzalez parece ser uma escolha certeira na próxima temporada, quando for seu primeiro ano elegível. Witten merece o mesmo tratamento.
E para você leitor do Blue Star Brasil, Witten merece ou não ser escolhido para o Hall of Fame em seu primeiro ano?