Opinião

Afinal, a quem Dez Bryant fez críticas e culpou por sua saída do Dallas Cowboys?

Se você não esteve em uma caverna nas últimas 24 horas, você já deve saber que Dez Bryant não é mais jogador do Dallas Cowboys. Depois de uma curta reunião entre ele e Jerry Jones, foi oficializado que ele não faria parte do time que disputará a temporada de 2018 pelo Time da América.

Não durou muito tempo o silêncio até Dez Bryant chegar ao Twitter e falar o que pensa.  A primeira delas, é claro, foi agradecer a torcida que sempre o acolheu.

Tradução: “Nação Cowboys, eu quero que vocês saibam que não foi minha decisão. Eu vou sempre amar vocês. Para sempre Dallas no meu coração”

Com o decorrer do tempo, Dez Bryant foi dando indícios de que havia algo além do que um simples corte pelo time considerar que ele ganha mais do que rende. O primeiro deles está aqui:

Dez mencionou um outro tuíte no qual um suposto ex-companheiro de equipe disse que “os técnicos provavelmente tinham um problema com ele porque ele os tratava do mesmo jeito que nós”. Ao mencionar o tuíte com um “….”, Dez Bryant admite que esse foi sim um dos fatores que o levaram a sair do time. Afinal, não faria sentido ele mencionar algo que ele não concorda.

Ao fim do dia, a coisa ficou pior. Em entrevista, Dez Bryant basicamente disse que Jerry Jones o cortou porque havia sido pressionado a fazer isso por outras pessoas, e não necessariamente era algo que ele gostaria de ter feito.

Mas quem seriam essas pessoas?

“Eu vou dizer isso aqui. Eu acredito que (foram) os ‘caras do Garrett’. Eu diria isso”, disse Dez Bryant ao ser perguntado sobre quem seriam os responsáveis por ter feito ele sair da equipe. Isso obviamente recai em três nomes: Jason GarrettScott LinehanRod Marinelli.

Aqui eu já descartaria Rod Marinelli. Por ser o coordenador defensivo, acredito que seja muito improvável que ele tenha força com Jerry Jones e cia. para determinar que Dez seja cortado. Para mim, não faz sentido. Aqui também descartaríamos o nome do técnico de WR Derek Dooley. Dooley deixou o time nessa offseason e não faria sentido Dez Bryant ser pressionado por alguém que nem está mais no time. O atual técnico de WR, Sanjay Lal, também dificilmente teria forças de pedir a saída de Dez tendo acabado de chegar no time.

Por outro lado, Jason Garrett e Scott Linehan fazem total sentido. Nos últimos meses, já chegou a circular que Linehan não estaria satisfeito com Dez e que teria pedido a sua saída. Com o relato do Dez Bryant, isso só se confirmaria. E o Jason Garrett? Bom, o Dez Bryant mencionou ele. Não faria sentido o Linehan ser um dos “caras do Garrett” e o próprio Garrett estar contra a sua dispensa.

Em outra parte da entrevista, Dez Bryant disse que não só foram membros da comissão técnica, e sim jogadores também. Em um momento, Dez mencionou jogadores que usam o C (de capitão). Isso nos restringe a cinco opções: Dak PrescottJason WittenTyrone CrawfordOrlando ScandrickDan Bailey.

Dentre eles, o primeiro a ser descartado é Scandrick por já não fazer mais parte do time. Também acredito que não seja Tyrone Crawford, já que é outro jogador que está rendendo abaixo do que ganha e não tem prestígio entre a torcida. Como ele pressionaria a saída de Dez sendo que o dele também está na reta? Difícil acreditar.

Dan Bailey também é outro nome que podemos descartar aqui. É extremamente improvável, para não dizer impossível, que um jogador do time de especialistas e que terminou o ano em baixa consiga ter voz o suficiente para forçar a saída de um dos astros da equipe. Se fosse uma decisão de quem fica entre os dois, 9 entre 10 pessoas prefeririam manter o WR.

Isso chega em dois nomes: Jason Witten Dak Prescott. Dos dois, acredito que Witten seja o menos provável, apesar de não ser impossível. Witten está no elenco desde que Dez Bryant foi selecionado no Draft, passando por altos e baixos dentro do time com ele. Em 2013, os dois chegaram a discutir feio durante uma derrota para o Detroit Lions, fato que foi minimizado pelos dois após a partida. Se eles tinham um problema desde 2013, por que esperaram cinco anos para que esse problema levasse em sua dispensa? Considerando que Jason Witten está nos últimos anos de carreira, porque preferi-lo ao invés de um wide receiver que tem potencial para jogar por mais cinco anos na liga, no mínimo? Repito: não me parece provável, apesar de não ser impossível.

E enfim chegamos ao nome de Dak Prescott. Dak chegou no time duas temporadas atrás e desde então Dez Bryant vem rendendo menos do que o esperado e, para piorar, o time chegou a jogar muito bem na ausência do 88. Na tentativa de fazer um ataque mais “amigável” ao Dak Prescott, é provável que o time tenha optado por tomar essa decisão e assim focar em jogadores com uma química dentro de campo com o camisa 4 melhor.

Tradução: “Dak Prescott disse que ele precisa lançar boas perfeitas para Dez Bryant depois de outra interceptação causada por um desvio: ‘Eu acho que tenho que lançar bolas melhores. Colocar bem na face mask para ele não ter chance de dropar, eu acho.”

Lembram desse relato? Ou Dak Prescott falou de cabeça quente e isso não representa a opinião dele, ou é um claro indício de que ele é sim um dos que influenciaram a decisão de Jerry Jones.

Marcus Mosher, scout do Bleacher Report, também acredita nisso.

Tradução: “Essa movimentação de cortar Dez Bryant tem as digitais de Dak Prescott tooooooodas nisso. É bom que Dak esteja certo”

Se isso for verdade é um ponto negativo para Dak, visto que dois anos atrás Dez Bryant bancou sua titularidade quando estávamos na polêmica entre ele e Tony Romo. O que poderia ter acontecido de tão grave para Dak virar às costas para quem o apoiou?

Também na entrevista, Dez Bryant mencionou “cinco ou seis caras” que teriam influenciado Jerry Jones a cortá-lo. Entre os citados, há quatro nomes prováveis entre comissão técnica e jogadores. O nome de Stephen Jones, membro da diretoria e filho de Jerry Jones, certamente poderia ser outro a ter bastante peso para a decisão de sua dispensa, mas ainda restaria outro possível nome — isso considerando que Jason Witten é, de fato, um deles.

É possível que a verdade apareça mais cedo ou mais tarde, mas também é possível que ela nunca apareça. Para vocês, quem seriam os culpados indicados por Dez?

 

Gabriel Plat

Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo